Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Hoje é Dia de São João Bosco



  Em 1831, no dia 16 de agosto, na cidade de Becchi, nascia o menino João Melchior Bosco, o querido santo mestre e pai da juventude, Dom Bosco. Nasceu do segundo casamento de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena. A família era ainda composta pelo irmão do primeiro casamento do pai, Antônio, e seu irmão mais velho, José. Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade.

Estudo sobre a discrição (Parte 4)



2.2.: A doutrina

  Para entender a discretio na Santa Regra, devemos primeiramente nos voltar para a figura de seu doutrinador (São Bento) e logo após apresentar sua doutrina a partir de seu tutor (o abade).

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Estudo sobre a discrição (Parte 3)



2. A discrição na Regra de São Bento

2.1.: O texto

  Ainda que a palavra discretio só apareça três vezes na Regra (RB 64,18; 64,19 e 70,6), toda ela está imbuída de seu sentido e compreensão. Vejamos alguns exemplos:

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Estudo sobre a discrição (Parte 2)



1. A discrição nas Colações de João Cassiano
 
 
  Cassiano dedica toda a segunda Conferência à virtude da discrição. Ela é uma graça divina que deve ser procurada e obtida pelo monge, com toda a força de sua vontade, para que evite o tropeço (cf. Colações II, 1).

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Estudo sobre a discrição (Parte 1)



Introdução

  Em sua obra Diálogos, livro II, São Gregório Magno se detêm, exclusivamente, na figura do “homem de Deus”, São Bento. Apresentará a sua “vida” não como as biografias modernas, mas a partir de suas palavras e de seus milagres, delineando o perfil do santo como homem sábio nas coisas de Deus (cf. Diál.II, Prol.) e homem amigo dos homens (cf. Diál.II, 1). São Gregório louvará não apenas a clareza da linguagem de São Bento, mas sobretudo a discrição na sua doutrina (cf. Diál.II, 36).

Hoje é Dia de Santo Tomás de Aquino



  Neste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".

domingo, 27 de janeiro de 2013

Retiro das Pastorais: Familiar e Liturgia

  Ontem aconteceu no Sítio da Comunidade "Anunciadores do Reino", o retiro das pastorais Familiar e Liturgia. Foi um momento especialíssimo de inserção na Palavra de Deus, de oração e adoração ao Senhor. Os participantes tiveram um dia repleto de atividades: louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento, pregações e a Santa Missa.

Homilia do 3° Domingo do Tempo Comum



  O povo de Israel, ora por seu próprio pecado, ora por definição de Deus passou em sua história por muitos exílios. Foi invadido, banido de sua terra, humilhado muitas vezes. A leitura que ouvimos do Antigo Testamento nos mostra exatamente isso: o povo regressa de mais um exílio, o da Babilônia. Está esgotado. O cenário que encontram é desolador: terras devastadas, casas demolidas, Templo destruído, cultura arrasada. Sem esperança, aflitos e sem rumo, o povo parece abandonado a um futuro incerto. No entanto, Deus vem em seu auxílio e põe à frente de Israel um governador, Neemias e um sacerdote, Esdras, que irão restaurar o que foi perdido, em dignidade e em bens.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Santos Timóteo e Tito



Santo Timóteo
(+ Ásia Menor, séc. I)

   São Timóteo foi batizado pelo Apóstolo São Paulo, que lhe escreveu duas epístolas na qual o chama discípulo caríssimo, amado filho e irmão. Acompanhou São Paulo em suas viagens apostólicas. Foi o primeiro bispo de Éfeso e morreu apedrejado e espancado por pagãos. São Tito, também convertido por São Paulo, acompanhou-o em algumas viagens e realizou missões delicadas em Corinto. Feito mais tarde bispo de Creta, ali morreu.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Festa da Conversão de São Paulo



  A festa litúrgica da conversão de são Paulo apareceu no século VI e é própria da Igreja latina. O martírio do apóstolo dos gentios é comemorado no dia 29 de junho. A celebração do dia 25 de janeiro tem por finalidade considerar as várias facetas do Apóstolo por excelência. Ele diz de si mesmo: “Eu trabalhei mais que todos os apóstolos…”, mas também: “Eu sou o menor dos apóstolos… não sou digno de ser chamado apóstolo”.

O que são os apoftegmas?



  Os apoftegmas são, em sua maioria, pequenas histórias ou mesmo, frases de sabedoria dos Padres do Deserto. Também existem histórias mais longas, como que “biografias de santos” para servirem de edificação para os cristãos. O esquema geral de um apoftegma costuma ser “pergunta e resposta” ou só “a palavra do ancião”, do Abba. Muito conhecidos no meio monástico, os Ditos dos Padres do Deserto atravessaram os séculos e as paredes dos mosteiros. Acessível a todos, esta sabedoria é a mais simples “psicologia aplicada” e também a mais pura espiritualidade, isto é, a reflexão de uma vida segundo o Espírito de Deus. Vamos a um apoftegma e tiremos dele uma lição.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Súmula da Jornada Teológica (Última Parte)



O discernimento necessário:

A Igreja e a ciência caminharão sempre juntas; nos casos de infestação, obsessão e possessão, só a partir de um diagnóstico científico se iniciarão os procedimentos espirituais;
Só o Bispo diocesano ou seu delegado tem a autorização para fazer exorcismos maiores; nenhum leigo nem sacerdote possuem tal autorização;
A mente humana é poderosíssima e pode construir situações e encarnar papéis.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Mãe de Justin Bieber produz filme contra aborto



  A mãe do cantor Justin Bieber, Pattie Malette, que deu a luz ao famoso artista quando ela tinha apenas 18 anos de idade, está produzindo um curta metragem pró-vida e contra o aborto com o qual espera arrecadar dez milhões de dólares para diversos centros materno-infantis ao redor do mundo. Pattie Malette é a produtora do filme "Crescendo" cuja estréia será no próximo 28 de fevereiro.

Súmula da Jornada Teológica (Terceira Parte)



Anjos Maus:

Os anjos foram criados perfeitos e sem pecado, e como o homem dotado de livre escolha. Sob a direção de Satanás, muitos pecaram e foram lançados fora do céu
(2 Pd 2,4). O pecado, no qual eles e seu chefe caíram foi o orgulho. Alguns tem pensado que a ocasião de rebelião dos anjos foi a revelação da futura encarnação do Filho de Deus e a obrigação deles o adorarem.
Segundo a Bíblia, os anjos maus passam o tempo no inferno (2 Pd 2,4) e no mundo, especialmente nos ares que nos rodeiam. (Jo 12,31; 14,30; 2 Co 4,4; Ap 12,4,7-9). Enganando os homens por meio do pecado, exercem grande poder sobre eles (2 Co 4,3,4; Ef 2,2; 6,11,12. Segundo a Tradição seu número é menor: a terça parte dos anjos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O Ano da Fé já celebra seus 100 dias



  O Ano da Fé, que a Igreja Católica iniciou há quase 100 dias, chegou à China e está a despertar o interesse de comunidades protestantes, revelou o presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

Súmula da Jornada Teológica (Segunda Parte)



A Natureza dos Anjos:

São seres espirituais e incorpóreos.
Os anjos são descritos espíritos, porque diferentes dos homens, eles não estão limitados às condições naturais e físicas. Aparecem e desaparecem, e movimenta-se com uma rapidez imperceptível sem usar meios naturais. Apesar de serem espíritos, têm o poder de assumir a forma de corpos humanos a fim de tornar visível sua presença aos sentidos do homem (Gn 19,1-3).

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Súmula da Jornada Teológica (Primeira Parte)



Introdução:

Existe na Teologia um grande perigo, que são os extremismos: há os que não acreditam em anjos e Demônios e há os que creem que eles agem em tudo.
A doutrina da Igreja Católica sobre anjos e demônios, é uma doutrina profunda e uma doutrina extremamente equilibrada.
“A existência de seres espirituais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de “anjos “é uma verdade de fé” (Catecismo da Igreja Católica, 328). Negar a presença é abrir espaço para a negação da existência. As pessoas hoje vivem como se Deus não existisse, como se o diabo não existisse, como se os anjos não existissem.

Papa abençoa a cordeiros pela Festa de Santa Inês



  Como é tradição no dia da memória litúrgica de Santa Inês, Bento XVI abençoou hoje dois cordeiros cuja lã servirá para confeccionar os pálios que o Papa entregará aos novos arcebispos metropolitanos no dia 29 de junho.

Hoje é Dia de Santa Inês



  Considerada na Igreja como padroeira da pureza, é uma das mais populares santas cristãs, e seu nome está incluso no cânon da missa. Devido a suas riquezas e beleza, a santa à idade de treze anos foi pretendida por vários jovens das principais famílias romanas; entretanto, a jovem havia consagrado sua virgindade ao Senhor Jesus.

Apoftegmas para meditação



1. Aconteceu a um irmão do monastério do abade Elias sucumbir à tentação; posto porta afora, partiu em direção à montanha para se encontrar com o abade Antão, e lá ficou um tempo, até Antão o remeter ao monastério donde viera. Mas tão logo o viram os irmãos, expulsaram-no novamente. Retornou o irmão até onde o abade Antão e lhe disse: “Pai, não me quiseram receber”. Transmitiu-lhes este recado o ancião: “Certa vez, naufragou um navio no mar e perdeu a carga. Às duras penas conseguiu aportar, mas vós quereis submergir a nave que chegou sã e salva à margem.” Quando souberam que outro não era senão o abade santo que lhes devolvia o faltoso, receberam-no sem pestanejar. (Antão, 21);

domingo, 20 de janeiro de 2013

Vaticano prepara Manual para ajudar sacerdotes a celebrar melhor a Missa



  A Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos está preparando um pequeno manual destinado a ajudar os sacerdotes a celebrar devidamente a santa missa e também os fiéis a participarem dela com mais proveito. O cardeal Antonio Cañizares adiantou a novidade durante uma conferência na embaixada da Espanha perante a Santa Sé, intitulada “A liturgia católica a partir do Vaticano II: continuidade e evolução”.

sábado, 19 de janeiro de 2013

3° Dia da Jornada Teológica

  Encerramos ontem a nossa Primeira Jornada Teológica. Foi um momento marcante para nossa Comunidade; momento de fé, de estudo e de comunhão. Nossa felicidade foi maior porque acolhemos não apenas paroquianos, mas também visitantes que passavam por nossa Paróquia. E foram muitos: de Iguaba, de Cabo Frio, do Rio, de São Gonçalo. Mais de cem pessoas concluíram o Curso. Agradeço a todos os que participaram e nos ajudaram no bom êxito desse evento. Nossa próxima atividade para celebrar o "Ano da Fé" será dentro da Quaresma. Aguardem!

Oitavo Mandamento: entre mentiras, calúnias e difamações (Segunda parte)



  Poderíamos acrescentar mais três pecados: a malícia, o sussurro e a cooperação:
·      Malícia: quando alguém pensa mal de alguém por algum ato ou palavra que proferiu, sem saber a verdade plena ou quando alguém têm segundas intenções ao dizer a sua primeira intenção;

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Oitavo Mandamento: entre mentiras, calúnias e difamações (Primeira parte)



  Com o advento dos meios de comunicação em massa, a verdade e a mentira tomaram uma proporção avassaladora. Bom para a verdade, mas péssimo para as vítimas da mentira. Há um dizer que ouvi um dia: “uma mentira dita repetidas vezes, tomará em algum tempo, status de ‘verdade’”. Infelizmente, muitos não conseguem filtrar a notícia, a história, a palavra que recebem e passam à frente, com ou sem maldade, o que acharam ser a verdade. Numa palavra: perigoso! Este texto é para todos nós, mas principalmente para os que julgam primeiro e averiguam depois...

  O Catecismo da Igreja Católica em seu número 2464 diz assim: “O oitavo mandamento proíbe falsear a verdade nas relações com os outros. Essa prescrição moral decorre da vocação do povo santo a ser testemunha de seu Deus, que é a Verdade. As ofensas à verdade exprimem, por palavras ou atos, uma recusa de abraçar a retidão moral. São infidelidades fundamentais a Deus e, neste sentido, minam as bases da Aliança”. Comentemos:

2° Dia da Jornada Teológica

  Ontem nos reunimos para mais um dia da Jornada Teológica. O número aumentou e acabamos fazendo na Igreja. O tema, além de curioso, é um dos mais controversos na Igreja e sempre precisa de um esclarecimento. Sempre após a exposição, deixamos 15 minutos para que as pessoas façam suas perguntas. Tem sido muito importante e esclarecedor. Hoje será o último dia.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Hoje é Dia de Santo Antão


  Santo Antão ou "Antônio do deserto" é o monge mais ilustre da Igreja. Chamado de "pai dos monges". Conhecemos sua história contada por outro santo, seu amigo particular, Santo Atanásio, que ficou completamente inebriado pelas palavras e exemplos do homem santo do deserto. Santo Antão nasceu em Coman, no Egito. Aos 20 anos abandonou tudo para seguir de perto os conselhos de Jesus. Sobretudo, deixou-se tocar pela passagem "se queres ser perfeito, vai, vende teus bens e dá aos pobres, depois vem e segue-me". E seguiu, literalmente, o que ouviu quando entrou na Igreja.

1° Dia da Jornada Teológica


  Iniciamos ontem a "Jornada Teológica" em nossa Paróquia. A Jornada abre os trabalhos deste ano para celebrar o "Ano da Fé" proclamado pelo Papa Bento XVI até à Solenidade de Cristo Rei do Universo, deste Ano. Com previsão de 40 participantes, nosso salão paroquial quase não comportou as mais de 100 pessoas que estiveram presentes no primeiro dia. Um sucesso! Vejam alguns momentos da noite de ontem.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Reforma da Reforma de Bento XVI



  Por que este tema? Porque vemos, gradativamente, as mudanças que Bento XVI tem feito na Liturgia, como comunhão na boca e de joelhos e a “missa orientada” ou “versus Deum”. Tudo isso parece um retrocesso; alguns acusam o Papa de ir contra o Concílio Vaticano II, como se quisesse voltar às práticas do passado. Será realmente este o pensamento do Papa? Não, este não é o querer do Papa. Em reiteradas entrevistas ele já disse que não. Então, o que deseja o Papa Bento XVI? O Papa deseja demonstrar à Igreja, aos bispos, padres, diáconos e leigos que não houve ruptura com o Concílio Vaticano II, mas que há uma continuidade da única tradição da Igreja. Para isso, o Papa está restaurando práticas e atitudes que nunca foram abolidas da Igreja, mas que foram esquecidas e até jogadas fora, como se não dissessem nada mais a nós.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bem vindo Diácono Alex!

  Hoje recebemos, com muita alegria, o Diácono Alessandro Renato, conhecido por "Alex", para trabalhar conosco na Paróquia de São Pedro. Os padres Marcos Alexandre e Marcelo José estiveram presentes, assim como os pais do diácono, seu irmão e seus amigos. Celebramos a Santa Missa às 18h e logo após tivemos uma recepção. Nossas pastorais e membros de nossas Capelas também estiveram presentes para saudar o novo trabalhador de nossa vinha.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Iniciamos o Tempo Comum


  O Ano litúrgico é uma grande riqueza da Igreja e para os cristãos. Vivemos não apenas o dia como "um dia", mas como "uma dádiva". A Palavra de Deus ilumina cada passo que damos diariamente. O próprio Senhor nos acompanha, nos inspira e nos sustenta. Pelo Ano litúrgico, desfilam diante de nós todos os mistérios de nossa fé. Ao celebrar cada liturgia, somos introduzidos no culto trinitário, onde Cristo é o grande Mediador.

A intolerância em verniz de liberdade



  Ontem, na Praça de São Pedro, no Vaticano, houve uma insignificante provocação, chamada de “protesto contra a homofobia”, por parte de 4 ativistas do grupo feminista femen que, seminuas, começaram a gritar palavras ofensivas ao Papa, à religião e à Igreja, causando mal estar, transtorno e confusão. É impressionante como esses grupos que “levantam a bandeira” da democracia e da liberdade de expressão, sejam tão ditatoriais, intolerantes e arruaceiros. “Eles” podem dizer o que pensam, o que acham, o que querem e exigem o respeito; mas basta que haja uma outra ideia, uma outra posição que colida com a deles e a confusão e a falta de respeito são sua única resposta.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Missa da Festa do Batismo do Senhor (noite)


  Nesta Festa do Batismo do Senhor, administrei também à noite, mais dois batismos. Agora de duas irmãs, gêmeas, Clara e Letícia. A Celebração aconteceu imediatamente antes da Missa e o ritual feito na forma extraordinária do Rito romano.

Missa da Festa do Batismo do Senhor (manhã)


  Na celebração deste Domingo, Festa do Batismo do Senhor, tive a alegria de administrar o Santo Batismo a duas crianças de nossa Paróquia, Bernardo e Maria Clara. Propus essa iniciativa para solenizar mais a Celebração e apresentar à Comunidade reunida, o valor e a beleza de nosso Batismo. Ao pedido de um dos pais, realizamos o Batismo na forma extraordinária do Rito Romano. Com algumas peculiaridades, o rito nos ensinou a pertença a Deus e o combate ao maligno.

Homilia da Festa do Batismo do Senhor



  Completamos hoje, com a Festa do Batismo do Senhor, o ciclo litúrgico da Encarnação ou do Natal. Não apenas nos alegramos com a vinda de Cristo, em Belém, mas também recebemos do Senhor a mensagem de vida nova que devemos ter, como batizados. Deus se fez luz e nos iluminou. Agora também nós devemos iluminar o mundo, sendo um reflexo do amor de Deus.

  Nesta Festa do Batismo do Senhor, também tive a alegria de administrar o Sacramento do Batismo a alguns recém nascidos, que os pais apresentaram à Igreja. Sejam bem-vindos, queridos pais e mães destes pequeninos, e vocês padrinhos e madrinhas, amigos e parentes, que também estão aqui conosco. Demos graças a Deus, que hoje chamou estas crianças a tornarem-se seus filhos e participarem da Comunidade cristã, a Igreja que, a partir de hoje, se torna também a família deles.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Vivência e atualidade de Pentecostes



  A força e o poder de Deus iluminam a face da terra. O Espírito Santo continua assistindo a Igreja de Cristo, para que seja sempre e em tudo, sinal levantado diante das nações, que anuncia à humanidade a benevolência e o amor de Deus.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Jornada Teológica: Anjos e Demônios

  Não percam nossa primeira formação, dentro do "Ano da Fé", sobre "Anjos e Demônios". Vai acontecer no Salão Paroquial (Antigo Convento). A entrada é franca e a idade, a partir dos 12 anos de idade. O tema é um dos mais pertinentes na Doutrina Católica e chama a atenção sobre o como a Igreja entende os Tratados da Angelologia e da Demonologia.

Texto antigo sobre o Matrimônio


Três presentes do Espírito



  Docilidade, em primeiro lugar, porque o Espírito Santo é quem, com suas inspirações, vai dando um tom sobrenatural aos nossos pensamentos, desejos e obras. Da carne, esperamos só fraqueza e indigência; do espírito, unido ao Espírito Santo, teremos força e poder! É ele quem nos impulsiona a aderirmos à doutrina de Cristo e a assimilá-la com profundidade. Quem nos dá luz para tomar consciência de nossa vocação pessoal e força para realizar tudo o que Deus espera; se somos dóceis ao Espírito Santo, a imagem de Cristo irá se formando cada vez mais em nós e iremos assim, nos aproximando cada dia mais de Deus Pai.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Texto antigo sobre a Ordem


A Igreja, vivificada pelo Espírito Santo, é o Corpo Místico de Cristo



  Um dia um homem de bom coração, mas que não tinha fé, mostrou ao seu amigo cristão um mapa do mundo e disse: “Olhe, de norte a sul, de leste a oeste”. O amigo perguntou: “Que é?” Sua resposta foi direta e seca: “O fracasso de Cristo! Tantos séculos procurando pôr sua doutrina no meio dos homens e veja o resultado!”

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Texto antigo sobre a Unção dos Enfermos

Observação: Antigamente este Sacramento chama-se "Extrema Unção"

Sou chamado por Deus?



Diante da possibilidade da vocação sacerdotal ou religiosa, alguns jovens me procuram com duas expressões na boca: “Não é mais fácil e comum casar?” “Sou muito pecador, já fiz muita coisa errada, não dou para isso!” Dois grandes erros que gostaria de dissipar.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Texto antigo sobre a Confissão


Alguns apoftegmas



  O abade Antão, quando residia no deserto, caiu em acédia e em grande obscuridade de pensamentos; disse ele a Deus: “Senhor, quero ser salvo, mas meus pensamentos não me permitem; que farei nesta minha aflição? Como serei salvo?”

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Texto antigo sobre a Eucaristia


O autoconhecimento de Deus e a alteridade das Pessoas



  Deus conhece a si mesmo por Si mesmo, porém não é como o conhecimento humano. Este vai da nesciência (não saber) à inteligência, enquanto em Deus, não havendo potencialidade (Ele é Ato Puro), existirá a perfeita união entre inteligência e conhecimento; Ele não aprende, já sabe.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Texto antigo sobre a Crisma


Homilia da Solenidade da Epifania do Senhor



  Hoje celebramos a Solenidade da Epifania do Senhor. Esta Liturgia é uma liturgia de luz, de alegria. A procura de sonho, a busca de algo maior tocou tão profundamente os corações dos reis magos, que estes se colocaram prontamente para alcançarem o Senhor. A luz da estrela de Belém brilhava sobre eles e bastava isso para manterem a esperança de encontrarem o Senhor. Para nós esta “luz” é a fé, que nos faz ir adiante, mesmo quando tudo parecer escuro e sem sentido.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Começa hoje o "Deus é Grande"



  Começa hoje, dia 4 de janeiro, o evento “Deus é Grande!” que reunirá jovens de diversas paróquias da Arquidiocese de Niterói para viver uma experiência missionária.  O Evento vai até o dia 6 de janeiro, e faz parte do calendário oficial de Arraial do Cabo, cidade do litoral fluminense.