Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Obrigado, Santo Padre!


  Hoje, às 17h, no horário de Brasília, o Santo Padre, o Papa Bento XVI estará saindo do Vaticano para a Residência de Castel Gandolfo. Será um momento impressionante! Estaremos tomados de diversos tipos de sentimentos: tristeza pela sua partida, melancolia pela sua renúncia, oração pelos próximos dias e também louvor pela figura do papa, agradecimento pelo seu empenho e por tudo o que fez e nos ensinou. Ao sair para o recolhimento, o Papa nos ensina o grande valor da oração e da contemplação - o que muitas vezes falta ao homem moderno. Talvez seja essa a última lição de Bento XVI: uma mensagem sem palavras, uma carta sem letras.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Devo acreditar nas profecias de São Malaquias?



  Nos últimos Conclaves para a eleição de João Paulo II e Bento XVI voltaram à baila as “profecias” de São Malaquias (não é o profeta São Malaquias, do Antigo Testamento), que, segundo o monge beneditino Dom Estevão Bettencourt, “carecem de toda e qualquer autoridade, segundo os resultados da boa crítica histórica”. A Igreja nunca se guiou por tais profecias. (cf. Revista “PERGUNTE E RESPONDEREMOS”, n. 227/1978, pg. 451s). Coloco aqui algumas informações do citado artigo:

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O inferno, segundo Santa Faustina



  Hoje, conduzida por um Anjo, fui levada às profundezas do Inferno, um lugar de grande castigo e, como é grande a sua extensão. Tipos de tormentos que vi:
O primeiro tormento que constitui o Inferno é a perda de Deus;
O segundo, o contínuo remorso de consciência;
O terceiro, o de que esse destino já não mudará nunca;
O quarto tormento é o fogo que atravessa a alma, mas não a destrói; é um tormento terrível, é um fogo puramente espiritual, aceso pela ira de Deus;
O quinto é a contínua escuridão terrível cheiro sufocante e, embora haja escuridão, os demônios e as almas condenadas vêem-se mutuamente e vêem todo o mal dos outros e o seu;
O sexto é a continua companhia do demônio;
O sétimo tormento, o terrível desespero, ódio a Deus, maldições, blasfêmias.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pequeno recesso

Olá, queridos leitores!

  Peço a oração de vocês nestes dias: primeiro pela despedida do Santo Padre à frente da nossa Igreja e segundo porque estarei, de hoje até a quinta-feira, pregando o retiro dos seminaristas do Propedêutico, do Seminário São José, de Niterói. Já postei três textos - um para cada dia de minha ausência, que entrarão automaticamente à meia noite. Daqui há pouco estarei indo pra Niterói e conto com suas orações. Até a volta!

Uma bênção do Pe. Helcimar

Mudança aos 45 do segundo tempo?


  O Papa Bento XVI escreveu seu último Motu Proprio, com data de 22 de Fevereiro, Festa da Cátedra de São Pedro. Neste Documento, o Santo Padre faz acertos e dissipa dúvidas quanto aos termos da eleição do próximo Papa. Como era de se esperar, sua renúncia trouxe muitas dúvidas quanto à prática, sobretudo, do início do Conclave. O Papa esclarece, por exemplo, que o Conclave pode começar antes dos 15 dias propostos, se todos os cardeais já estiverem no Vaticano. A não ser por grave causa se cumpra o prazo anterior.

Oração, oração, oração. Cardeal pede orações especiais aos mosteiros para este tempo de transição



  Hoje o Cardeal Bertone escreveu uma mensagem a todos os mosteiros do mundo pedindo orações pelo Papa e pelo futuro da Igreja. Não podemos deixar de tomar este convite também para nós. Não apenas os contemplativos rezam pela Igreja de forma intensa, mas também nós. Convido a você, querido leitor, a se unir a nós neste grande momento de oração pelo Papa Bento, pelo futuro da Igreja e pelo novo Pontífice. Leia, na íntegra, a Carta do Secretário de Estado:

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Último Angelus de Bento XVI



  “Não abandono a Igreja, pelo contrário. Continuarei a servi-la com a mesma dedicação e o mesmo amor”: palavras de Bento XVI pronunciadas em seu último Angelus como Pontífice. Mais de 100 mil pessoas lotaram a Praça S. Pedro para este evento histórico. Faixas e cartazes em várias línguas demonstravam o carinho dos fiéis. Desde as primeiras horas da manhã, a Praça aos poucos foi sendo tomada por religiosas, sacerdotes, turistas, mas principalmente por famílias com crianças e muitos jovens.

Homilia do 2° Domingo da Quaresma



  Continuamos nossa caminhada quaresmal. Avançamos para a segunda semana. O Evangelho da Transfiguração nos conduz à meditação sobre o caminho que percorremos com Cristo: é luminoso ou obscuro? É claro ou sinistro? Jesus, ao se revelar como luz, revela não apenas o que Ele é, mas também a nossa profunda vocação, a de sermos “luz do mundo”. O discípulo de Cristo ou será alguém luminoso ou não será nada.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Valorizemos as Mãos do Padre



Mãos do sacerdote, mãos predestinadas,
Mãos de Jesus Cristo, mãos divinizadas,
Feitas lá no céu de essências imortais.
Mãos do sacerdote, feitas sob modelo
Que Jesus traçara cheio de desvelo,
Desde todo sempre, mãos sacerdotais.
*

O Papa e o Big Brother



  O último dia do pontificado do Papa Bento XVI, em 28 de fevereiro, será filmado ao vivo pela televisão. Serão suas últimas horas de permanência no Vaticano antes de partir para Castel Gandolfo. Assim o indicou Monsenhor Edoardo María Viganó, diretor do Centro Televisivo Vaticano (CTV). Mons. Viganó explicou que o embarque do Papa no helicóptero "será um momento histórico". E para transmitir ao vivo os momentos da partida a Rádio e Televisão Italiana (RAI) também estão se preparando.

Cardeal Camerlengo, qual é sua atribuição?



  O Camerlengo, atualmente o cardeal italiano Tarcisio Bertone (nomeado em 4 de abril de 2007), é o Cardeal que preside a Câmara Apostólica e que exerce a função de cuidar e administrar os bens e os direitos temporais da Santa Sé. No período da Sé Vacante ele está entre aqueles que não entregam seu cargo e que” continuam a exercer suas funções ordinárias, submetendo ao Colégio cardinalício aquilo que deveria ser apresentado ao Sumo Pontífice”. Segundo a Constituição ‘Universi Dominici Gregis’, compete a ele:

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Festa da cátedra de São Pedro



  Mas por que é celebrada a “cátedra” de Pedro? A ela a tradição da Igreja atribui um forte significado espiritual e reconhece um sinal privilegiado do amor de Deus, Pastor bom e eterno, que quer reunir toda sua Igreja e guiá-la pelo caminho da salvação.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Da taciturnidade


  Em sua Regra, no Capítulo 6°, São Bento trata da taciturnidade ou do silêncio. A Regra de São Bento, em muito inspirada na "Regra do Mestre", de autor desconhecido, foi escrita não apenas para regular a vida comunitária cenobítica, mas para guiar a qualquer um no caminho do Evangelho. Nesta Regra encontramos uma doutrina perene, de valor universal e para todos os tempos e também uma doutrina contingente, mais restritiva e dirigida mais especificamente aos monges e monjas. Ao falar do silêncio, no entanto, o grande Patriarca nos conduz a uma meditação sempre importante que devemos fazer: sei escutar? Guardo o silêncio? Encontro-me com Deus nele? Abstenho-me de palavras desnecessárias? Falemos um pouco, sem querer ferir o preceito beneditino, sobre o dom do silêncio.

Teólogos ou sociólogos?



  Fico impressionado com a enxurrada, nestes dias, de ditos “teólogos” que dizem que a Igreja deve ser mudada, reestruturada, que deve tratar dos assuntos hodiernos como contraceptivos, homossexualidade, divórcio, “casamentos” homoafetivos, etc com coragem, aceitando os novos rumos da humanidade e ainda “profetizam”: se não fizer isso, a Igreja vai acabar, vai perder cada vez mais seus fieis...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vocação: 6° Ato



Há uma bela frase de Dom Hélder Câmara, que faz tocar no princípio maravilhoso e misterioso da vocação: “Deus, pensando em todos, chama alguns”. Que “todos” são estes? Quem são estes “alguns”?

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Homilia do 1° Domingo da Quaresma



  Iniciamos nosso tempo quaresmal com a reflexão sobre a gratidão a Deus pelos frutos recebidos, expressada pela restituição ao Senhor, através de seus pobres, das primícias dos frutos do trabalho. Essa atitude reconhecedora de que tudo o que temos vem de Deus, reafirma nossa absoluta dependência Dele.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Vocação: 5° Ato



Gostaria de compartilhar com vocês, desta vez, o fato da prontidão ao chamado de Deus. Sabemos que Deus nos chama e que "precisará" da nossa resposta. Não que tenha necessidade dela, mas Ele nada fará contra a nossa vontade; o Senhor não nos oprime, não nos ameaça, apenas espera por nossa resposta livre. Essa resposta do homem também não deve tardar. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Via Sacra: o que é? Como fazer?


  É comum em todas as sextas-feiras da Quaresma o povo de Deus fazer o piedoso exercício da Via Sacra, também conhecido como "Via Crucis", isto é, "Caminho da Cruz". É verdade que a podemos fazer em qualquer época do ano, em especial, todas as sextas-feiras, mas é na Quaresma que essa devoção ganha ainda mais força e significado. A Via Sacra compreende, tradicionalmente, quatorze "estações", quatorze paradas, reflexões sobre os últimos momentos de Jesus em sua Paixão, antes da Ressurreição.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Momentos da Procissão Penitencial e da Missa de Cinzas


  Foi uma experiência marcante: no início da Quaresma, nossa Comunidade paroquial fez uma penitência pública, uma caminhada da Capela de São Pedro, no Porto, até à Matriz de São Pedro, no Centro. Pedimos que o Senhor abençoasse nosso primeiros passos na caminhada quaresmal e, literalmente, caminhamos para o encontro com Ele, na Eucaristia que celebramos na chegada da procissão. Apesar do sol intenso, muitos participaram deste ato. Os banhistas que ainda estavam na praia se surpreenderam com o ato público de fé e pareceu que também a esses, aquele momento tocou de alguma forma. Na Matriz, já dezenas de pessoas esperavam. Tomara que no próximo ano tenhamos mais adesões. Confira um pouco do que aconteceu:

Homilia da Quarta-feira de Cinzas



Caríssimos irmãos e irmãs!

  Iniciamos nesta Quarta-feira de Cinzas o tempo da Quaresma. Todos os anos, de modo simbólico mais concreto, a Igreja é convidada a entrar no deserto com Cristo; todos os católicos são chamados a fazer uma “peregrinação interior até Aquele que é a fonte da misericórdia” (Bento XVI). Tal viagem não se empreende se não for o próprio Senhor a nos guiar. E nos guia para onde? Para ver o quê? Guia-nos, sobretudo a Ele mesmo, que é a verdade e nos mostra quem somos e o que devemos ser.

Quaresma: O Mistério do olhar de Cristo



Iniciamos com a Quarta-feira de Cinzas o tempo da Quaresma. É um tempo propício de reflexão e de oração, um itinerário espiritual que todos devemos fazer. É o Senhor mesmo a nos guiar neste caminho de sacrifício e silêncio. E nos guia para onde? Para ver o quê?

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Fiz para o bem da Igreja", diz o Papa



  Nesta manhã de quarta-feira, na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Papa Bento XVI voltou a falar de sua renúncia. Mais uma vez confirmou sua liberdade e consciência e de ter tomado a decisão depois de longa reflexão e oração. Segundo o Papa sua decisão foi “para o bem da Igreja”. O Papa confessou que estes dias não foram fáceis para ele, mas que se sente confortado pela oração dos fiéis. Leia, na íntegra, sua posição.

Perguntas e Respostas Sobre o Belo e Fecundo Tempo da Quaresma



Queridos leitores,

Iniciamos hoje, com toda a Igreja espalhada pelo mundo, neste dia 13 de Fevereiro (Quarta-feira de Cinzas), o período da Quaresma. Com estas perguntas e suas respectivas respostas, quero tentar dirimir algumas curiosidades e dúvidas dos fiéis que desejam participar melhor deste “tempo favorável” de graça e conversão.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sinais na renúncia de Bento XVI



  O que Santa Escolástica, Nossa Senhora de Lourdes e o início da Quaresma tem a ver com a renúncia de Bento XVI? Em princípio, nada. Mas olhando para os fatos, podemos perceber certos sinais que, se não foram apontados conscientemente pelo Santo Padre, ao menos foram forjados pela própria Providência divina. Materialmente, uma foto rodou o mundo: um raio atingiu a cúpula de São Pedro na noite do dia 11 de Fevereiro. Naquela mesma manhã, o Cardeal Angelo Sodano, perplexo com a notícia da renúncia do Papa, havia falado profeticamente que a notícia caiu como “um raio em céu sereno”.

Primeiro ano de pastoreio de Dom José Francisco, arcebispo de Niterói


  Hoje completa-se um ano de posse de Dom José Francisco como Arcebispo de Niterói. Foi um ano vibrante, cheio de alegrias no Senhor e de intenso trabalho de nosso Pastor. Segundo suas palavras, Dom José se encantou também por nossa Arquidiocese: "A acolhida e o carinho que aqui me foram ofertados não tem preço. A região, extremamente linda, cheia de paisagens paradisíacas, foi um carinho extra de Deus a esse mineiro longe de casa". É um momento para se comemorar. Rezemos por nosso pastor! Que o Senhor o guarde sempre e que nós o ajudemos, com nossas orações e nossa disponibilidade para o serviço. Vejam algumas fotos daquele dia:

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Obrigado, Santo Padre!



OBRIGADO, SANTO PADRE!

Por suas palavras, sempre certas, profundas e realistas.
Porque, em sua sabedoria, soube reger durante este tempo
a barca da Igreja, no medo de vendavais e tormentas.

OBRIGADO, SANTO PADRE!

Por sua percepção da realidade e por seu grande coração para assumir cargas,
injuriosas e envenenadas, deste hipócrita ocidente.
Por não ter-se dobrado e, com sensatez e habilidade,
ter anunciado Jesus Cristo
e seu reinado dentro da nossa Igreja e para o mundo.

OBRIGADO, SANTO PADRE!

Por sua inteligência, lúcida, desperta e aberta
Por sua proximidade, afabilidade e por sua nobreza
Por ter trabalhado por uma Igreja,
mais santa, transparente, evangélica e cheia de Deus.

Nota do Arcebispo de Niterói sobre a renúncia do Papa



Caros sacerdotes, religiosos, seminaristas e amado povo de Deus,

  Recebemos com surpresa a notícia da renúncia do Papa Bento XVI. Essa atitude, prevista no Código de Direito Canônico (cânon 332, parágrafo 2), é um gesto corajoso, profético e humanitário.

Gesto corajoso: Bento XVI é o quarto Papa a tomar essa atitude na história da Igreja.

Gesto profético de abertura à ação do Espírito. Com muita lucidez ele diz: “No mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, para conduzir a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito”.

Gesto humanitário e lúcido diante das exigências da missão: “Pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o ministério petrino”.

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Lourdes (A Mensagem de Lourdes)



  Chama-se “Mensagem Lourdes” os gestos e as palavras que trocaram a Virgem e Bernadette, à Caverna de Massabielle, durante os 18 aparecimentos, do 11 de Fevereiro de 1858 ao 16 de Julho de 1858. Para efetivamente compreender os acontecimentos que se desenrolaram e melhor aprender “a Mensagem Lourdes”, convem conhecer o contexto dos aparecimentos dos quais Bernadette beneficiou. Lourdes, ao século XIX , é um pequeno lugar onde vivem uns 4000 habitantes, entre os quais conta-se notável, notários, advogados, médicos, oficiais, mas também, cabouqueiros, e os pequenos artesões, como os moleiros.Os moinhos são numerosos, Bernadette Soubirous vai nascer em um deles, o Moinho de Boly, a 7 de Janeiro de 1844.

Tristeza na Igreja: renúncia de Bento XVI (Declaração Oficial do Santo Padre)



  Estou ainda perplexo com a notícia da renúncia do Santo Padre, o Papa Bento XVI. Sinais dos tempos... Essa é a quarta vez que isso acontece na História da Igreja, algo totalmente fora do comum. É verdade que existe na Igreja essa possibilidade a partir de sua própria lei. Diz o Código de Direito canônico, cânon 332, parágrafo 2° que “se acontecer que o romano pontífice renuncie a seu múnus, para a validade se requer que a renúncia seja livremente feita e devidamente manifestada, mas não aceita por alguém”.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Vocação: 4° Ato



Caríssimos jovens,

Dirijo-me, hoje, a todos os rapazes que já pensaram, pensam ou pensarão em ser padre.
Proponho-lhes o texto de Gn 22,11-14, no qual vemos Deus falar com Abraão. O Senhor chama o patriarca e lhe dá uma missão: sacrificar seu filho Isaac. Abraão sem titubear, sobe a montanha para cumprir a vontade de Deus, porém um anjo lhe aparece, louva sua fé e diz que Deus providenciaria a verdadeira vítima para o sacrifício e não o seu filho.

Hoje é Dia de Santa Escolástica



  Um dos aspectos mais lamentáveis da profunda crise que se abateu sobre a Igreja em nossos dias é o que ocorre em certos conventos femininos: freiras igualitárias não aceitam superioridades e querem até se tornar sacerdotes. Bem ao contrário dessas freiras progressistas, Santa Escolástica - cuja festa celebra-se a 10 de fevereiro - constitui magnífico exemplo de espírito hierárquico, amando as desigualdades queridas por Deus, voltada para as mais altas cogitações e praticando pureza ilibada.

sábado, 9 de fevereiro de 2013

Crucifixo no meio do altar? Comunhão na mão? Entenda as razões.



  Com relação à celebração voltada para o crucifixo, vemos que por norma o Santo Padre mantém o posicionamento ao altar chamado de “voltado para o povo”. Apenas em poucas ocasiões celebrou voltado para o crucifixo. Como toda celebração da Missa, qualquer que seja a posição física do celebrante, é voltada para o Pai através de Cristo no Espírito Santo e nunca voltada “para o povo”, não admira que quem celebre a Eucaristia possa estar voltado também fisicamente “em direção ao Senhor”.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Podemos usar bandeiras na Igreja?



  O Ritual de Bênçãos trata da bênção de uma bandeira, e diz: “Em muitos lugares, os membros de alguns grupos ou associações religiosas, civis ou militares, pedem a bênção das respectivas bandeiras. Esta prática pode admitir-se e até recomendar-se, contanto que o desejo dessa bênção não esteja em contradição com o espírito do Evangelho. Antes de se proceder à bênção de determinada bandeira, é necessário, portanto, saber qual será o seu uso e finalidade, porque só poderão ser benzidas aquelas que se destinam a associações religiosas ou outras associações que prestam ajuda nas necessidades públicas ou procuram promover o verdadeiro progresso cívico, cultural ou social das populações ou que são próprias de uma nação ou região”.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O Recomeço é uma forma de se encontrar (ainda o carnaval)



O povo brasileiro já se acostumou a ficar mais alegre em Fevereiro. Tudo é festa. Tudo se esquece. Tudo é colorido. É carnaval! Comprometidos com a Verdade eterna, com o Reino e com as disposições da Igreja, não podemos deixar de lado esta vertente de nosso povo; noutras palavras, este valor antropológico (da alegria de uma festa popular) deve ser considerado e até trabalhado por nossa Igreja. Diversas formas já têm sido utilizadas como retiros, acampamentos e “louvores”. Quero me deter não nestas formas práticas, mas na disposição interior das pessoas envolvidas neste evento.

Em busca da verdade



  Segundo Santo Tomás de Aquino, a mente humana busca diferentes tipos de verdade: A verdade científica, a filosófica e a teológica. A verdade científica é também conhecida como “empírica” (da experiência de se observar). A filosófica estará focada no uso da razão apenas e a teológica, a verdade conhecida pela fé e revelação.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Hoje é Dia de São Paulo Miki e Companheiros



  O Japão recebeu a fé cristã por meio de são Francisco Xavier, 1549-51. Após algumas décadas de cristianismo, o número de fiéis atingia 300.000. Essa rápida expansão deveu-se a dois fatores: o respeito que os missionários jesuítas tinham para com os modos de vida dos japoneses e as crenças nipônicas que não eram de todo opostas ao cristianismo. A colaboração dos elementos nativos foi preciosa.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Hoje é Dia de Santa Águeda



  Santa Águeda foi uma das mais veneradas virgens do início da igreja. Ela foi martirizada e executada nas perseguições conduzidas pelo Imperador Trajanus Decius, numa série de campanhas anti cristãs que o mesmo conduziu de 250 a 253. Evangelizada ainda criança, apaixonou-se por Cristo e seu ideal de pureza, dedicando-se a Ele como esposa.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

E o carnaval?



  A folia já começou por todo o Brasil. No Rio, os blocos já contam centenas e milhares de pessoas. De todo, o carnaval não é ruim. Ou melhor, não nasceu ruim. E quem vai para a folia, deve sempre lembrar do valor bom deste evento e, principalmente, que você vai dançar e cantar como um cristão, não como um pagão. O convite de Jesus de ser luz é para todo lugar e na companhia de qualquer um. Portanto: roupas indecentes, músicas com palavras chulas e duplo sentido, bebedeiras, uso de entorpecentes, sexo livre e gestos de luxúria não combinam com o católico.

10 Pensamentos de Santo Agostinho



"A caridade é como o andar do espírito. Se tens dois pés, não coxeies. Ama a Deus e ama a teu próximo."

"A castidade da alma é o amor ordenado que submete o inferior ao superior."

"A certeza dada pela luz divina é maior do que a que é dada pela luz da razão natural."

domingo, 3 de fevereiro de 2013

4° Domingo do Tempo Comum


  A Liturgia de hoje nos indica a vocação do profeta. Quem é esta figura enigmática? Quem é este que marcou o Antigo Testamento e o Novo, falando em nome do Senhor? O profeta é um homem de Deus, alguém que está como que num vértice, entre Deus e a realidade humana. De Deus, o profeta toma a palavra da verdade e a anuncia aos homens; da realidade humana, ele toma as aflições, as dores, as lutas, os desejos e apresenta tudo isso a Deus.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Missa da Apresentação do Senhor


  Celebramos com alegria, nesta manhã de 2 de Fevereiro, a Missa da Apresentação do Senhor em nossa Igreja Matriz. Iniciamos a Missa com a bênção e procissão das velas, saindo da Capela do Sagrado Coração, que fica à frente da Matriz. Apesar de poucas pessoas, a celebração foi bela e digna. Nesta Missa também rezamos pela alma de Dom Carlos Alberto, nosso antigo arcebispo, morto há 10 anos.

Dom Carlos Alberto: saudades e homenagens


  Há 10 anos atrás falecia o grande arcebispo de Niterói, Dom Carlos Alberto Navarro. Um homem de Deus e da Igreja, em seu sentido pleno. Amoroso pela obra de Deus, era um apóstolo orante, fiel à Liturgia das Horas, à oração pessoal e ao terço. Obediente à Igreja, seguia em tudo as determinações do Papa e incutia em todos os arquidiocesanos o amor ao Sumo Pontífice e à obediência às leis da Igreja. Fiel devoto de Maria, cumpria em sua vida o ideal de seu lema episcopal: "Cum Maria, Matre Iesu" (Com Maria, a Mãe de Jesus).


  Tradicionalmente conhecida como “Festa da Purificação de Nossa Senhora”, a Festa da Apresentação do Senhor é uma das mais antigas do cristianismo e começou a ser celebrada no século IV. De acordo com a lei judaica (Levítico 12), a mulher após o parto era considerada impura e deveria se apresentar ao templo, 40 dias após, se fosse menino, e 80 dias, se fosse menina, a mãe devia levar junto de si sua criança e apresentá-la ao Senhor, fazendo orações rituais e entregando sua oferta ao sacerdote; animais maiores, se tivessem posses, ou simples rolas.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Estudo sobre a discrição (Última parte)



Conclusão: os valores para nós


  Embora se tenha muitas vezes a impressão de que a Santa Regra fora escrita para o abade, tendo-se em vista as diversas exortações e responsabilidades atribuídas a ele, São Bento quis dirigir sua palavra e seu convite para a vida cenobítica a todos, indistintamente, desde que se preocupassem com a vida em Deus: “A ti, pois, se dirige agora a minha palavra, quem quer que sejas que renunciando às próprias vontades, empunhas as gloriosas e poderosíssimas armas da obediência para militar sob o Cristo Senhor, verdadeiro Rei” (RB Prol.3); “Tu, pois, quem quer que sejas, que te apressas para a pátria celeste, realiza com o auxílio de Cristo esta mínima Regra de iniciação aqui escrita (...)” (RB 73,8).