Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 31 de março de 2013

Ressuscitou, aleluia!


  

  O Domingo de Páscoa, ou a Vigília Pascal, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.

sábado, 30 de março de 2013

Sábado Santo



  Como a semente confiada à terra, Cristo “repousa” no sepulcro, à espera da ressurreição. A igreja vela junto ao túmulo do seu Senhor, participando do seu mistério; de fato, ela também espera a ressurreição no último dia, o grande “dia do Senhor”.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Ação Litúrgica da Paixão



a)     O centro da celebração deste dia é a cruz salvadora de Jesus Cristo. Neste dia em que a Igreja não celebra os sacramentos, reunimo-nos numa celebração, carregada de simbolismos, para escutar o relato da Paixão do Senhor, para rezar universalmente abraçados a esta cruz, para venerar a cruz e para participar sacramentalmente na comunhão. O silêncio, cheio de esperança, acompanha-nos em todos os momentos. Quebraremos o silêncio para afirmar que esta “passagem pascal” de Jesus, ou seja, a sua morte, leva-nos para uma vida nova que queremos celebrar. A homilia deve somente realçar a força das leituras bíblicas deste dia, deixando-as penetrar até ao íntimo do nosso coração. “Pelas suas chagas fomos curados”, diremos como o profeta, mas “nas vossas mãos entrego o meu espírito”, dirá Jesus com o salmo. A Carta aos Hebreus recorda-nos que devemos “permanecer firmes na fé”, porque Jesus, doando a sua vida por nós, torna-se a “causa de salvação eterna”. “A quem buscais?”, pergunta Jesus no texto da Paixão segundo São João, o centro da nossa celebração. Coloca-nos perante a nossa “busca existencial”: quem nos poderá salvar? Apercebemo-nos que somos muito parecidos com Pedro a negar Jesus. “Tu és o Rei dos Judeus?”, pergunta Pilatos a Jesus. É esta a pergunta que fazemos tantas vezes: “Tu, quem és?”. Contemplamos Jesus como Aquele que carrega a cruz, como Aquele a quem repartiram tudo, como Aquele em quem se cumpriu tudo, como Aquele que foi colocado num sepulcro novo. Como somos tão parecidos com Ele!

Sexta-feira Santa: o noivo foi-nos tirado



  A Sexta-feira Santa é dia de pesado luto; o Noivo nos foi tirado, o Senhor padeceu por nós. Consequência do pecado, o império da morte sobre todas as nossas vidas humanas, estende-se ao próprio Senhor da humanidade, o Filho de Deus feito Homem.

quinta-feira, 28 de março de 2013

QUINTA-FEIRA SANTA Statio a S. Joannem in Laterano



“Feria-Quinta in Coena Domine”, isto é, Quinta-feira da Ceia do Senhor, eis como a Liturgia designa o dia de hoje. Este nome nos indica o grande acontecimento que a Santa Igreja comemora: a Instituição do Mandamento do Amor, o Sacrifício santo do Sacramento da Eucaristia e o Sacramento da Ordem.

Hoje iniciamos o Tríduo Pascal



  Hoje iniciamos com toda a Igreja o Solene Tríduo Pascal que reúne as principais celebrações litúrgicas do ano (Ceia do Senhor, Paixão do Senhor e Vigília Pascal) ou Tríduo do Senhor Preso, Morto e Ressuscitado. Com o início do Tríduo, termina oficialmente a Quaresma e entramos no coração de toda a Liturgia Católica, o período mais importante para os fiéis.

terça-feira, 26 de março de 2013

Hoje é a Missa do Crisma. O que é?



  A cada ano na Quinta-feira Santa ou, por motivos pastorais, noutro dia, o bispo diocesano se reúne com todos os seus presbíteros para uma Missa muito importante chamada “Missa do Crisma”. Nela, o ordinário local e os padres renovam suas promessas sacerdotais e os óleos usados na pastoral da Igreja são abençoados. Na Arquidiocese de Niterói, desde Dom Alano, esta missa acontece hoje, Terça-feira Santa, no Ginásio Salesianos – Niterói. Quais são os mistérios que celebramos nesta Missa tão importante? Vejamos.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Programação completa da Semana Santa (clique para ampliar)

Começamos a Semana Santa



  Com a Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, iniciamos a “Semana Santa”, durante a qual a Igreja celebra os santos Mistérios de nossa Redenção. É ela a preparação última para a Ressurreição de Nosso Divino Salvador. Correspondendo à sua alta significação, esta Semana distingue-se por emocionantes cerimônias e atos litúrgicos. Cada dia é privilegiado e nenhuma outra celebração ou memória pode tomar seu lugar ou ser celebrada com maior brilho. As orações, os cânticos, as leituras nos Ofícios e nas Santas Missas e as próprias Celebrações do Santo Sacrifício são para nós um bálsamo.

Homilia da Bênção de Ramos



  Com esta celebração, iniciamos com toda a Igreja a Semana Santa, tempo de reflexão e oração bem perto do Coração de Jesus. Ao recordarmos os últimos Passos de Jesus, também lembramo-nos do modo como devemos viver como cristãos.

  Esta Liturgia exprime em duas cerimônias o mistério da Cruz de Cristo e sua entrega, por amor, a nós. A primeira, impregnada de alegria exultação e outra, cheia de dor e pesar; se por um lado pelo Cristo Senhor fomos resgatados e salvos, por outro, nosso Deus amado, para nos redimir, foi cruelmente abandonado e ferido no lenho da Cruz.

sábado, 23 de março de 2013

O que faço com os ramos de "Domingo de Ramos" após a Celebração?


  Como sabemos, no Domingo de Ramos as folhagens e ramos são abençoados num rito próprio, dentro da Celebração. Assim, depois de bentos, eles se transformam em verdadeiros "sacramentais". Os sacramentais são símbolos que nos remetem à nossa fé católica, sinais de consagração a Deus e devoção católica. Por isso não devem ser jogados fora, mas guardados com amor e respeito.

O que é Missa vespertina?



  Vespertino ou vespertina vêm da palavra “véspera”, que pode significar três coisas muito diferentes: a) ou o período de tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia, isto é, aquele em que o planeta Vênus (outrora considerado uma estrela a que se chamava “Vésper”), se avista à tarde, após o pôr do Sol; b) ou o dia imediatamente anterior a outro dia determinado (quinta-feira é a véspera de sexta-feira); c) ou o tempo ou época anterior a um acontecimento (nas vésperas do Concílio Vaticano II). 

sexta-feira, 22 de março de 2013

Se existe uma Semana Santa, existe uma “semana pecadora”?



  A semana que antecede à Páscoa e que se inicia com o Domingo de Ramos, é chamada comumente de “Semana Santa”. Esta semana especial para os cristãos, é chamada também de “Semana Maior”; nela comemoramos os grandes mistérios dos últimos passos de Cristo na Terra: sua entrada triunfal em Jerusalém, as ameaças de morte que sofreu, sua prisão e espancamento, sua morte dolorosa na cruz, seu piedoso sepultamento e sua gloriosa ressurreição.

quinta-feira, 21 de março de 2013

O Documento "Redemptionis Sacramentum", sobre Liturgia, é para todas as dioceses e paróquias?



  A Instrução “Redemptionis Sacramentum” é um Documento da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, datado de 25 de Março do ano 2004, solenidade da Anunciação do Senhor. As suas normas são aplicáveis às Igrejas (Dioceses ou Igrejas particulares) que utilizam o Rito romano em qualquer país do mundo. Assim o afirma explicitamente o seu n. 3: “As normas contidas nesta Instrução aplicam-se à Liturgia no âmbito do Rito romano e, com os devidos ajustamentos, aos outros Ritos da Igreja latina juridicamente reconhecidos”.

Papa celebrará Missa da Ceia do Senhor em Casa de detenção



  A Missa da Ceia do Senhor de Quinta-feira Santa (28 de março) será celebrada pelo Papa Francisco no Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo, em Roma, é o que informa o Vaticano na manhã de hoje.

Hoje é Dia do trânsito de São Bento


  No calendário particular da família beneditina, hoje se celebra a Festa do Trânsito de Nosso Pai São Bento. A palavra "trânsito" significa aqui "passagem", "morte". Assim, São Bento acumula duas datas de comemoração: uma do seu nascimento para a Terra (11 de Julho) e do seu nascimento para a vida eterna (hoje, 21 de Março). Apresentamos aos nossos leitores um belo sermão de Santo Elredo para este dia.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Quais as posições do corpo na Missa?



  O melhor documento sobre as posições corporais dos fiéis ao participarem na Missa é a Instrução Geral do Missal Romano, na sua edição mais recente. Em resumo pode dizer-se que os gestos e as atitudes corporais durante a Missa, quer dos ministros quer dos fiéis, têm como objetivo:

1) conseguir que toda a celebração seja bela e simples;

2) ajudar à compreensão das suas diversas partes;

3) facilitar a participação de todos.

terça-feira, 19 de março de 2013

O que é o onomástico?



  Hoje é o onomástico do Santo Padre, o Papa “emérito” Bento XVI (Joseph) e de nosso arcebispo, Dom José Francisco. Mas, o que é o onomástico? A palavra vem do grego e significa “nomear, dar nome”. O onomástico, como tradição cristã, é o dia de um santo do qual tomamos o nome. Portanto, todas as pessoas que têm o mesmo nome deste ou daquele santo festeja, nesse dia, o seu Padroeiro próprio.

Hoje é a Solenidade de São José



  O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março. Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".

Homilia do Papa Francisco pelo início de seu ministério como sucessor de Pedro



Queridos irmãos e irmãs!
  Agradeço ao Senhor por poder celebrar esta Santa Missa de início do ministério petrino na solenidade de São José, esposo da Virgem Maria e patrono da Igreja universal: é uma coincidência densa de significado e é também o onomástico do meu venerado Predecessor: acompanhamo-lo com a oração, cheia de estima e gratidão.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Brasão e lema de Sua Santidade, o Papa Francisco



  A Santa Sé divulgou o brasão do Papa Francisco. O símbolo possui a mensagem “Miserando atque eligendo” que significa “Com misericórdia, o elegeu”. Nos traços, essenciais, o Papa Francisco decidiu manter seu brasão anterior, escolhido desde sua consagração episcopal e caracterizado por uma simples linearidade. O escudo azul é coberto por símbolos da dignidade pontifícia, iguais aqueles de Bento XVI (mitra posicionada entre chaves de ouro e prata entrecruzadas, unidas por um cordão vermelho). No alto, está o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiante e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto.

domingo, 17 de março de 2013

Aniversário de primeiro ano de Paroquiato


  Há exato um ano eu tomava posse na Paróquia de São Pedro, em São Pedro da Aldeia. Cheguei numa Quaresma como essa, no dia 17 de Março, memória do grande evangelizador das Ilhas britânicas, em especial da Irlanda, São Patrício. Interessante porque, apesar de não ser devoto dele, tenho grande apreço por sua obra e ele era beneditino - a espiritualidade que gosto e tento viver. Coisas da Providência divina!

sábado, 16 de março de 2013

Por que na Quaresma não usamos flores?



  As flores, na celebração litúrgica, são sinais expressivos de que apreciamos os mistérios da fé, o espaço em que nos reunimos, a imagem, o sacrário ou o ambão diante dos quais as colocamos. A estética, o bom gosto, a beleza que entra pelos olhos, bem como o perfume que se espalha por todo o ambiente celebrativo, enobrecem e alegram a celebração cristã.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Primeira Homilia do Papa Francisco



  Vejo que estas três Leituras têm algo em comum: é o movimento. Na primeira Leitura, o movimento no caminho; na segunda Leitura, o movimento na edificação da Igreja; na terceira, no Evangelho, o movimento na confissão. Caminhar, edificar, confessar.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Exposição foi tema de reportagem de TV



  A Exposição “Crux” já é um sucesso. Tem recebido muitos visitantes e uma boa divulgação na mídia, inclusive com uma reportagem da InterTV, afiliada da Rede Globo na Região dos Lagos. A mostra conta com diversos objetos sacros, entre paramentos litúrgicos e peças da imaginária católica que versam sobre a Paixão de Cristo.

Quem é e o que pensa o novo Papa



  O Papa Francisco é conhecido por sua dedicação aos pobres do país, ele abdicou de um palácio por um pequeno apartamento, andava de transporte público em vez de um carro com chofer e cozinhava suas próprias refeições. Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, que foi escolhido como novo papa por um conclave de cardeais católicos, é de alguma forma um pontífice histórico, o primeiro da ordem jesuíta e o primeiro não europeu a assumir o papel em mais de 1.200 anos. Contudo, é também uma escolha convencional, um conservador teológico de ancestrais italianos que defende vigorosamente as posições do Vaticano sobre aborto, casamento gay, ordenação de mulheres e outras questões importantes da hora.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Habemus Papam



  Irmãos e irmãs, boa-noite!

  Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde.

A divisão na Igreja vem de baixo


  Neste período de Sede Vacante, em que estamos sem um Papa, muitos observadores de fora da Igreja falam de divisões, secções, rachas. Falam que a Igreja precisa mudar e se modernizar, abrir mão de certos "dogmas" para arrebanhar mais pessoas, principalmente jovens. Bem, primeiramente, fala quem quer, mas deve escutar também o que não quer. A Igreja não precisa mudar para se modernizar. Ela já está sempre sendo reformada, isto é, a sã inculturação é isso mesmo: ela adapta seu modo de falar e abordar os assuntos nas diversas culturas e meios, mas não irá mudar sua doutrina, seu depósito de fé recebido do próprio Senhor. A Igreja não poderá nunca trair sua vocação de profeta, de dizer a verdade, mesmo quando ela for inconveniente. E até mesmo reconhecer o erro de seus membros, não dela propriamente dito.

terça-feira, 12 de março de 2013

História do Conclave



  Ainda que, em teoria, qualquer homem batizado e em comunhão com a Igreja Católica possa ser eleito Papa, há mais de 600 anos que o escolhido é um cardeal: o último pontífice vindo de fora do Colégio Cardinalício foi Urbano VI em 1378. Apesar de haver referências anteriores ao título, é no século XI que os cardeais passam a ter uma função mais próxima do que são hoje.

domingo, 10 de março de 2013

Fama, drogas e rock



  Nesta semana acabou a vida de um astro de muitos jovens, o cantor Chorão. Sua morte traz, mais uma vez, uma reflexão sobre o que é a vida, a fama e a “brincadeira” das drogas. Chorão tinha dinheiro, reconhecimento nacional, um filho e uma mulher, mas sua escolha por uma “vida louca”, sem limites o levou à morte.

sábado, 9 de março de 2013

Exposição sobre a Cruz


  Ontem tivemos a abertura da Exposição sobre a Cruz. Passamos o dia inteiro, em muito trabalho, para a montagem da Mostra. Foi muito gratificante ver o interesse das pessoas pelo tema e pela exposição. É uma experiência maravilhosa sermos conduzidos da arte à contemplação do sacro; do belo à grande fonte de toda Beleza, que é Deus.

O que a Igreja pensa sobre a doação de órgãos?



  Na moral católica, não basta que os fins sejam bons, é necessário também que os meios aplicados para se alcançar este fim sejam bons, assim toda a ação é boa e não apenas parte dela. Hoje em dia tem se divulgado muito as doações e alguns católicos se perguntam: é possível doar órgãos, sem prejuízo à nossa espiritualidade? É o que veremos neste texto.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Paróquia de São Pedro da Aldeia promove exposição Sobre a cruz de Cristo



A Paróquia de São Pedro, em São Pedro da Aldeia, realiza entre os dias 11 e 25 de Março a exposição “Crux” – Paixão e Glória da Cruz. A mostra contará com diversos objetos sacros, entre paramentos litúrgicos e peças da imaginária católica que versam sobre a Paixão de Cristo. O objetivo é apresentar ao público como a arte se uniu à religião e dispor um acervo que nem sempre é percebido aos moradores da região. A exposição também visa, no dizer do curador e Pároco, Pe. Helcimar Sardinha, “preparar o fiel para as festividades da Semana Santa que se aproximam”. Dentre as peças, a que mais se destaca, é a relíquia da santa cruz de Cristo que possui selo de autenticidade do Vaticano.

quinta-feira, 7 de março de 2013

As "mudanças" de Bento XVI serão abandonadas?


  Como sabemos, o Papa Bento XVI enquanto Romano Pontífice da Igreja fez uma verdadeira "revolução" no modo de entender, celebrar e viver a Liturgia. Ele corrigiu extravagâncias, reformulou certos conceitos, apresentou a sã doutrina sobre a Liturgia e recuperou vários símbolos, vestes e costumes que nunca foram abolidos, mas esquecidos. Além disso tudo, mostrou que não há contradição entre a vivência litúrgica antes do Concílio e depois do Concílio. No seu dizer, "não houve ruptura", "descontinuidade", a chamada "hermenêutica da continuidade", isto é, entender o presente como um curso que tem sua raiz no passado, que não nasceu "do nada", nem é independente no futuro.

O Conclave demora?

Camerlengo lacra os aposentos papais

  A grande mídia começa a fazer "pressão" para o início do Conclave e acha que os cardeais levam muito tempo para anunciar o início da votação e escolha do próximo Papa. Como sabemos, segundo as normas gerais, quando um Papa morre, os cardeais têm 15 dias para começarem seus trabalhos. O Papa bento XVI, em seu último Motu Proprio é que disse que se poderia antecipar o Conclave, caso os cardeais achassem necessário. Ora, o pontificado de Bento XVI acabou no dia 28 de Fevereiro. Temos hoje, exatos sete dias. Por que essa correria em querer anunciar o Conclave?

terça-feira, 5 de março de 2013

Peregrinação aos Santuários da Espanha e da França


Queridos amigos!

  Venho hoje para convidá-los para uma experiência maravilhosa: a peregrinação. Caminhar e conhecer lugares sagrados, marcados pela fé e pela presença de Deus, é algo surpreendente! Peregrinar significa "fazer-se peregrino", isto é, fazer-se caminhante e livre. O peregrino lembra sempre que esta Terra não é sua pátria definitiva, mas apenas um tempo para se esmerar na virtude, para conhecer a Deus e as criaturas e buscar a santidade no meio das coisas ao redor. O peregrino vê e se utiliza das coisas que passam, mas olha firme para aquelas que não passam.

João Paulo II ou Bento XVI?



  João Paulo II ou Bento XVI? (nenhum pontífice consegue satisfazer a esta geração). João Paulo II morreu aos 84 anos em 2 de abril de 2005. Em 2002, o jornalista Mario Prata escrevia criticando a obstinação do pontífice em governar a Igreja com aquela idade e com seu precário estado de saúde:

Ausência


Olá, queridos amigos!

  Estou ausente do blog e das redes sociais nestes dias. Eles foram muito intensos! Preguei retiro aos seminaristas e estou trabalhando bastante para a Exposição sobre a cruz. Faço a arte visual, algumas digitações, a produção, os textos e a própria curadoria da Mostra. É uma iniciativa bem particular. É a primeira, então estou "tendo dor de cabeça" para aprender e depois fazer diferente. Peço a compreensão de todos. Na próxima semana devo regularizar as postagens.

segunda-feira, 4 de março de 2013

A inveja pastoral



  O demônio da inveja não é alheio ao apostolado. Trata-se de um demônio universal. Obviamente, sua ação entre os apóstolos não tem os resultados devastadores que tem na política, na arte ou em outras atividades do “mundo”: as invejas no interior da Igreja são muito menos graves, mas se apresentam de uma forma sutil. 

domingo, 3 de março de 2013

3° Domingo da Quaresma



  Estamos na Quaresma, é tempo de reflexão e mudança de vida. Temos neste tempo as graças derramadas pela Igreja em abundância sobre aqueles que se abrem a Deus na oração, na penitência e na prática da caridade.