Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Hoje é Dia de São Pio V


  O Papa Pio V é venerado por ter unido a Europa, acabando com as guerras internas para que todos se voltassem contra o verdadeiro inimigo, os turcos, vencidos finalmente em 1571. Mas é preciso lembrar que ele implantou reformas essenciais também dentro do cristianismo, acabando com o nepotismo na Igreja, um mal que até hoje afeta as comunidades no âmbito político. Também não se pode esquecer que defendeu o catolicismo com corpo e alma, unhas e dentes, quando preciso, chegando a excomungar a Rainha Elisabete I, da Inglaterra.

terça-feira, 29 de abril de 2014

Hoje é Dia de Santa Catarina de Sena


  Santa Catarina nasceu em Sena, no dia 25 de Março de 1347. Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte. A Igreja sofria por suas divisões internas e pela existência de "antipapas" (chegaram a existir três papas, simultaneamente).

Papa reunido com o Conselho dos Cardeais


  Prossegue nesta terça-feira, no Vaticano, a quarta reunião do chamado “C8”, o Conselho dos oito cardeais dos cinco continentes, que colaboram com o Papa Francisco para a reforma da Cúria romana e no governo da Igreja universal. O encontro teve início segunda-feira de manhã e concluir-se-á quarta à tarde.

domingo, 27 de abril de 2014

Homilia do Santo Padre, o Papa Francisco na Canonização de João XXIII e João Paulo II


  No centro deste domingo, que encerra a Oitava de Páscoa e que João Paulo II quis dedicar à Misericórdia Divina, encontramos as chagas gloriosas de Jesus ressuscitado. Já as mostrara quando apareceu pela primeira vez aos Apóstolos, ao anoitecer do dia depois do sábado, o dia da Ressurreição. Mas, naquela noite, Tomé não estava; e quando os outros lhe disseram que tinham visto o Senhor, respondeu que, se não visse e tocasse aquelas feridas, não acreditaria. Oito dias depois, Jesus apareceu de novo no meio dos discípulos, no Cenáculo, encontrando-se presente também Tomé; dirigindo-Se a ele, convidou-o a tocar as suas chagas. E então aquele homem sincero, aquele homem habituado a verificar tudo pessoalmente, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: “Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20, 28).

Domingo da Misericórdia


  No primeiro domingo após o da Páscoa, a Igreja celebra a Festa da Divina Misericórdia, instituída pelo saudoso papa, Beato João Paulo II, seguindo o pedido que Jesus insistentemente fez a Santa Faustina Kowalska, polonesa, cujo processo de beatificação foi conduzido pelo mesmo Papa. Por que neste domingo é celebrada a Festa da Divina Misericórdia?

Homilia do Domingo da Misericórdia


“Estando fechadas as portas...”

  O primeiro encontro com o Senhor ressuscitado se faz em meio a uma atmosfera de medo, tristeza e desilusão. Não somente as portas do lugar onde os Apóstolos se encontravam estavam fechadas, mas sobretudo seus corações e suas mentes não se tinham abertos para a esperança. Sabendo desta necessidade dos Discípulos e da amargura de suas almas, o Ressuscitado lhes dá aquilo que mais precisavam: o dom da paz! O Senhor sonda o coração do homem e só Ele pode reconhecer as reais necessidades do ser humano.

sábado, 26 de abril de 2014

Os novos Santos da Igreja serão amanhã entronizados


  Dois novos santos em uma única celebração: no segundo domingo da Páscoa, também chamado de “Pascoela”, ou ainda da “Divina Misericórdia”, dois Papas serão canonizados, ou seja, incluídos na lista, ou cânone, dos bem-aventurados aos quais a Igreja, depois de lhes reconhecer virtudes heroicas e o poder de realizar milagres, tributa culto universal.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Hoje é Dia de São Marcos Evangelista


  O Evangelista São Marcos (João Marcos) era hebreu de origem, da tribo de Levi, foi um dos primeiros discípulos de São Pedro, que na festa de Pentecostes receberam o santo Batismo das mãos do Apóstolo, razão talvez, de São Pedro em sua primeira epístola o chamar “seu filho”. (I. Pedro, 5, 13). Os atos dos Apóstolos (12, 12) mencionam a mãe de São Marcos, Maria, proprietária de uma casa em Jerusalém, onde os cristãos realizavam suas reuniões.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Saudação de agradecimento ao Papa Francisco feita ao término da celebração de Ação de Graças pela canonização de José de Anchieta pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis


  Saudação de agradecimento ao Papa Francisco feita ao término da celebração de Ação de Graças pela canonização de José de Anchieta pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Raymundo Damasceno Assis:

Papa preside à grande celebração de Ação de Graças pela canonização de Anchieta


  O Papa Francisco celebrou no final da tarde desta quinta-feira, na Igreja de Santo Inácio de Loyola, centro de Roma, uma Missa de Ação de Graças pela Canonização do Pe. José de Anchieta. O decreto que elevou o Apóstolo do Brasil à glória dos altares foi assinado pelo Pontífice no último dia 3 de abril. Com uma significativa presença de fiéis e religiosos brasileiros residentes em Roma, a celebração teve a participação também de autoridades civis e da Igreja no Brasil. A seguir, a homilia do Santo Padre:

Hoje é Dia de São Fidélis de Sigmaringa


  Ele nasceu numa família de nobres em 1577, na cidade de Sigmaringen (Sigmaringa), na Alemanha, e foi batizado com o nome de Marcos Reyd. Na Universidade de Friburgo, na Suíça, estudou filosofia, direito civil e canônico, onde se formou professor e advogado em 1601.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Batismo: Porta da fé cristã


I. Fé e Batismo no Novo Testamento

  No Novo Testamento não encontramos apenas esta sequência anúncio-fé-batismo, como se estas etapas estivessem rigorosamente delineadas. Os dados do NT são mais complexos que o suposto. Esta relação fé-batismo é tal que São Paulo atribui por vezes o mesmo dom salvífico, tanto à fé como ao batismo. Segundo o NT não há dúvidas quanto à relação íntima e indissolúvel entre fé e batismo. Fé e batismo constituem um único acontecimento total pelo qual o Homem é libertado do pecado e é colocado sob o domínio de Cristo. Um estudo sobre a relação fé-batismo mostra como no NT se apresentam três modelos na relação entre fé-batismo:

Hoje é Dia de São Jorge


  Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de "Grande Mártir". Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não aguentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Palestras e Comemorações na Canonização de João Paulo II e João XXIII


  Roma receberá milhares de peregrinos para uma semana muito especial que vamos viver. Estão previstas várias atividades em preparação a Canonização dos dois beatos João XXIII e João Paulo II. Dos dias 22 a 26, foram preparados "briefing" que terão como tema: a vida dos dois beatos, como por exemplo: “Por que eles são santos?”; “A vida e o ministério petrino de João XXIII e João Paulo II”; “a intercessão dos dois Beatos e seus milagres”; “dois Papas Santos por quem esteve perto deles”; “Os dois Papas e o Concílio Vaticano II”. Todos serão ministrados na sala de imprensa da Santa Sé e na sala Paulo VI.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mensagem Urbi et Orbi 2014


  Cari fratelli e sorelle, buona e santa Pasqua!… Papa Francisco, nesta Páscoa 2014, dirigindo Urbi et Orbi (à Cidade de Roma e ao mundo inteiro), da varanda central da basílica de São Pedro, a sua mensagem pascal, em que tomou como ponto de partida o anúncio do anjo às mulheres, perante o sepulcro aberto: “Ressuscitou! Vinde e vede!”

domingo, 20 de abril de 2014

A Espiritualidade do Domingo de Páscoa


  Passado o Sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram perfumes para irem embalsamar Jesus. Partindo no primeiro dia da semana, de manhã cedo, chegaram ao sepulcro quando o sol já era nascido. Assim começa São Marcos a narração do sucedido naquela madrugada de há dois mil anos, na primeira Páscoa cristã. Jesus tinha sido sepultado. Aos olhos dos homens, a Sua vida e a Sua mensagem tinham terminado com o mais rotundo fracasso. Os Seus discípulos, confusos e atemorizados, tinham-se dispersado. As próprias mulheres que vão fazer um gesto piedoso, perguntam umas às outras: quem nos tirará a pedra da entrada do sepulcro?

sábado, 19 de abril de 2014

Vigília Pascal: símbolos e significado


  Na noite, em que Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos a reunirem-se em vigília e oração. Na verdade, a Vigília pascal foi sempre considerada a mãe de todas as vigílias e o coração do Ano litúrgico. A sensibilidade popular poderia pensar que a grande noite fosse a noite de Natal, mas a teologia e a liturgia da Igreja adverte que é a noite da Páscoa, «na qual a Igreja espera em vigília a Ressurreição de Cristo e a celebra nos sacramentos» (Normas gerais sobre o Ano litúrgico, 20).

A Espiritualidade do Sábado Santo


  Hoje é dia de silêncio na Igreja: Cristo jaz no sepulcro e a Igreja medita, admirada, o que fez por nós este Senhor nosso. Guarda silêncio para aprender do Mestre, ao contemplar o Seu corpo destroçado. Cada um de nós pode e deve unir-se ao silêncio da Igreja. E ao considerar que somos responsáveis por essa morte, esforçamo-nos para que guardem silêncio as nossas paixões, as nossas rebeldias, tudo o que nos afaste de Deus. Mas sem estarmos meramente passivos; é uma graça que Deus nos concede quando lha pedimos diante do Corpo morto do Seu Filho, quando nos empenhamos em tirar da nossa vida tudo o que nos afaste d’Ele.

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Hoje é Sexta-feira Santa da Paixão


  Hoje e amanhã, segundo uma tradição antiquíssima, a Igreja não celebra a Eucaristia. O altar deve estar totalmente despido: sem cruz, sem candelabros, sem toalhas. Na tarde deste dia, por volta das três horas (a não ser que razões de ordem pastoral aconselhem outra hora mais tardia), faz-se a celebração da Paixão do Senhor, que consta de três partes: liturgia da palavra, adoração da cruz e sagrada comunhão.

A Espiritualidade da Sexta-feira Santa


  Hoje queremos acompanhar Cristo na Cruz. Recordo umas palavras de São Josemaría Escrivá, numa Sexta-feira Santa. Convidava-nos a reviver pessoalmente as horas da Paixão; da agonia de Jesus no Horto das Oliveiras até à flagelação, a coroação de espinhos e a morte na Cruz. Dizia: Ligada a onipotência de Deus por mão humana,levam o meu Jesus de um lado para outro, entre insultos e empurrões da plebe. Cada um de nós há de ver-se no meio daquela multidão, porque foram os nossos pecados a causa da imensa dor que se abate sobre a alma e o corpo do Senhor.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Homilia do Santo Padre, o Papa Francisco, na Missa Crismal


Amados irmãos no sacerdócio!

  No Hoje de Quinta-feira Santa, em que Cristo levou o seu amor por nós até ao extremo (cf. Jo 13, 1), comemoramos o dia feliz da instituição do sacerdócio e o da nossa ordenação sacerdotal. O Senhor ungiu-nos em Cristo com óleo da alegria, e esta unção convida-nos a acolher e cuidar deste grande dom: a alegria, o júbilo sacerdotal. A alegria do sacerdote é um bem precioso tanto para si mesmo como para todo o povo fiel de Deus: do meio deste povo fiel é chamado o sacerdote para ser ungido e ao mesmo povo é enviado para ungir.

Etimologia da Semana Santa


O pão e o vinho

  São os elementos naturais que Jesus toma para que não só simbolizem mas também se convertam em seu Corpo e seu Sangue e o façam presente no sacramento da Eucaristia. Jesus os assume no contexto da ceia pascal, onde o pão ázimo da páscoa judaica que celebravam com seus apóstolos fazia referência a essa noite no Egito em que não havia tempo para que a levedura fizesse seu processo na massa (Ex 12,8).

Hoje é Quinta-feira Santa. Dia da Instituição da Eucaristia, do Sacerdócio ministerial e do Mandato do Amor


  A liturgia da Quinta-feira Santa é um convite a aprofundar concretamente no mistério da Paixão de Cristo, já que quem deseja segui-lo deve sentar-se à sua mesa e, com o máximo recolhimento, ser espectador de tudo o que aconteceu na noite em que iam entregá-lo. E por outro lado, o mesmo Senhor Jesus nos dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que temos todos os fiéis quando decide lavar os pés dos seus discípulos.

A Espiritualidade da Quinta-feira Santa


  A liturgia de Quinta-feira Santa é riquíssima de conteúdo. É o dia grande da instituição da Sagrada Eucaristia, dom do Céu para os homens; o dia da instituição do sacerdócio, nova prenda divina que assegura a presença real e atual do Sacrifício do Calvário em todos os tempos e lugares, tornando possível que nos apropriemos dos seus frutos. Aproximava-se o momento em que Jesus ia oferecer a Sua vida pelos homens. Era tão grande o Seu amor, que na Sua Sabedoria infinita encontrou modo de ir e de ficar, ao mesmo tempo.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Espiritualidade da Quarta-feira Santa


  Na Quarta-feira Santa recordamos a triste história de Judas que foi Apóstolo de Cristo. Assim o relata São Mateus no seu Evangelho: Um dos doze, que se chamava Judas Iscariotes, foi ter com os príncipes dos sacerdotes e disse-lhes: "Que me quereis dar e eu vo-Lo entregarei?". Eles prometeram dar-lhe trinta moedas de prata. E desde então, buscava oportunidade para O entregar. Porque recorda a Igreja este acontecimento? Para que nos demos conta de que todos podemos comportar-nos como Judas. Para que peçamos ao Senhor que, da nossa parte, não haja traições, nem afastamentos, nem abandonos. Não somente pelas consequências negativas que isto poderia trazer às nossas vidas pessoais, que já seria muito, mas porque poderíamos arrastar outros, que necessitam da ajuda do nosso bom exemplo, do nosso alento, da nossa amizade.

terça-feira, 15 de abril de 2014

A Espiritualidade da Terça-feira Santa


  O Evangelho da Missa termina com o anúncio de que os Apóstolos deixariam Cristo sozinho durante a Paixão. A Simão Pedro que, cheio de presunção, afirmava: darei aminha vida por Ti, o Senhor respondeu: darás a tua vida por Mim? Em verdade, em verdade te digo: Não cantará o galo sem que Me tenhas negado três vezes. Poucos dias passados cumpriu-se a previsão. No entanto, poucas horas antes, o Mestre tinha-lhes dado uma lição clara, como que para os preparar para os momentos de obscuridade que se avizinhavam.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Espiritualidade da Segunda-feira Santa


  Ontem recordávamos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. A multidão dos discípulos e outras pessoas aclamaram-no como Messias e Rei de Israel. No final do dia, cansado, regressou a Betânia, aldeia situada muito perto da capital, onde costumava alojar-se nas Suas visitas a Jerusalém. Ali, uma família amiga tinha sempre preparado um sítio para Ele e para os seus. Lázaro, que Jesus ressuscitou dentre os mortos, é o chefe da família; vivem com ele Marta e Maria, suas irmãs, que esperam cheias de entusiasmo a chegada do Mestre, contentes por Lhe poder oferecer os seus préstimos.

Papa inicia Semana Santa com Missa de Ramos na Praça de São Pedro. Jovens brasileiros passam Cruz da JMJ aos de Cracóvia


  A Semana Santa presidida pelo Papa Francisco, em Roma, teve início ontem, às 9.30 da manhã, na Praça de São Pedro, com a bênção e procissão dos Ramos, seguindo-se depois a celebração eucarística com a proclamação da Paixão segundo São Mateus. Este domingo corresponde também ao vigésimo nono Dia Mundial da Juventude, celebrado este ano a nível diocesano, tendo como tema “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”.

domingo, 13 de abril de 2014

Homilia do Domingo de Ramos (Missa)


  Alguns momentos e expressões do Relato da Paixão segundo São Mateus que acabamos de ouvir nos chamam muito a atenção. O primeiro deles é a pergunta de Judas aos sumos sacerdotes: “O que me dareis se vos entregar Jesus?” A pergunta do então apóstolo é constrangedora, como que a dizer: “Eu troco Jesus por alguma coisa, qualquer coisa que queiram me dar”. Oferecem a ele dinheiro e combinam 30 moedas. Diz o Evangelho que a partir dali, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus... Infelizmente ainda vemos cristãos assim: trocam o Senhor por muitas coisas e até colocam o lucro, o dinheiro, o trabalho acima das coisas de Deus.

Homilia da Bênção de Ramos



  Com esta celebração, iniciamos com toda a Igreja, a Semana Santa, tempo de reflexão e oração bem perto do Coração de Jesus. Semana de entrega particular a Deus e à sua obra. Nesta semana recordarmos os últimos Passos de Jesus, seu amor extremo, sua morte cruel, mas também sua ressurreição gloriosa; também lembramos do modo como devemos viver: pois a Semana Santa não é feita apenas de ritos e símbolos, mas de verdadeiros exemplos a serem seguidos.

Domingo de Ramos da Paixão do Senhor


  Começa a Semana Santa e recordamos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. São Lucas escreve: “Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos Seus discípulos dizendo-lhes: ‘Ide a essa aldeia que está em frente e entrando nela, encontrareis um jumentinho atado em que nunca montou pessoa alguma; soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar porque o soltais, dir-lhe-eis: Porque o Senhor tem necessidade dele’. Partiram e encontraram tudo como o Senhor lhes dissera”.

sábado, 12 de abril de 2014

Monsenhor Guido Marini é confirmado no ofício de Mestre de cerimônias pontifícias


  A edição do L'Osservatore Romano de 12/13 de Abril informou o seguinte: “Papa Francisco confirmou o Reverendo Monsenhor Guido Marini em sua posição atual como Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias . Monsenhor Guido Marini nasceu em Gênova, a 31 de janeiro de 1965 e participa das celebrações papais desde Bento XVI, em 1° de Outubro 2007. Desde 13 de março do ano passado está a serviço do Papa Francisco.

Quais as Celebrações que compõem a "Semana Santa"?


A Semana Santa é dividida da seguinte forma:
·       Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, quando se faz memória da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e da sua entrega na Cruz, por amor aos homens, através do relato da Paixão. A Procissão é de Ramos e a Missa é da Paixão;

sexta-feira, 11 de abril de 2014

O que é a "Semana Santa" e porque é chamada de "santa"?


  A semana que antecede à Páscoa e que se inicia com o Domingo de Ramos, é chamada comumente de “Semana Santa”. Esta semana especial para os cristãos, é chamada também de “Semana Maior”; nela comemoramos os grandes mistérios dos últimos passos de Cristo na Terra: sua entrada triunfal em Jerusalém, as ameaças de morte que sofreu, sua prisão e espancamento, sua morte dolorosa na cruz, seu piedoso sepultamento e sua gloriosa ressurreição.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

O que são os “Passos da Paixão”?


  Os Passos da Paixão são confundidos com as Estações da Via Sacra. Não o são, os Passos são 17, resumindo-se em 7, enquanto que a Via Sacra são 14 Estações; 15 se contarmos a Ressurreição de Cristo. Entende-se por “Paixão de Cristo”, todos os Passos dados por Ele desde que entra em Jerusalém montado num burro até à Sua Ressurreição. Este culto aos Passos da Paixão de Cristo teve um grande incremento, nos séculos XVI a XVIII, com a instituição de Irmandades e das Confrarias que começaram a realizar procissões onde se retratavam estes Passos.

A Quaresma é...


  A Quaresma é, como há muito sabemos, um tempo de conversão. Esse é um tema que jamais perde a sua atualidade na vida cristã, por isso queremos mais uma vez refletir sobre ele. A imposição das cinzas – com que a Igreja inicia a nossa preparação para a celebração solene do Tríduo Pascal –, não pode ser um gesto formal, folclórico, mera tradição. Ele deve ser expressão de um compromisso de deixar-se moldar pelo Espírito Santo para a conversão pessoal e comunitária.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Sacramento da Penitência


I. MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO NA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

l. Manifestou o Pai a sua misericórdia reconciliando o mundo consigo em Cristo, que livrou os homens do pecado. O convite à penitência preparou o coração dos homens para o advento do Reino de Deus. Jesus, acolhendo os pecadores, reconciliou-os com o Pai. Depois da sua ressurreição enviou o Espírito Santo sobre os Apóstolos, para perdoarem ou reterem os pecados, e pregarem o perdão a todas as nações. A Igreja sempre convidou os homens a manifestarem a vitória de Cristo sobre o pecado pela celebração da penitência.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Quem é a nova Venerável brasileira?


  No último dia 3 de abril, o Papa canonizou o terceiro santo brasileiro, José de Anchieta e assinou também um decreto que reconhece as virtudes heroicas da Madre Maria Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora das Missionárias de Maria Imaculada, falecida em 1972. Em audiência com o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, o Cardeal Angelo Amato, para assinar os decretos que, além da brasileira, incluem religiosos e religiosas da Espanha, Itália e França.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

O Uso do Véu, pelas mulheres, na Igreja Católica


  Na Igreja Católica o saber, o conhecimento, a doutrina não se dá por “substituição”, mas por “aglutinação”; vamos unindo um saber ao outro e nenhum elimina o anterior. Pelo contrário, se vai pouco a pouco aumentando sua compreensão a partir de verdades eternas. Algumas tradições da Igreja, porém, acabam caindo-se no esquecimento ou na falta de uso sem, contudo, perder seu significado e importância. O piedoso uso do véu, pelas mulheres, é um exemplo disso. Seria este um mero capricho, ou um excessivo apego a um formalismo ritual? Um retorno à uma Igreja tridentina? Temos aqui exatamente duas posturas, duas visões diferentes do mundo e da própria Igreja e, portanto, do seu ritual. São praticamente duas atitudes básicas diante do Sagrado: ou conservamos aquilo que é simbólico ou abolimos o simbólico e o substituímos. Na atualidade, o véu foi esquecido e abandonado e não substituído por nenhum outro símbolo de modéstia e reverência. Pior: perdeu-se até a modéstia, o pudor, o recato em certos ambientes. Roupas constrangedoras passeiam pelas nossas Igrejas sem nenhum problema...

Entrevista do Papa Francisco a alguns jovens belgas


  Foi transmitida na quinta-feira passada pela televisão pública flamenga da Bélgica VRT, a entrevista que o Papa Francisco concedeu a alguns jovens belgas, em 31 de março passado, no estúdio do palácio apostólico, no Vaticano. A iniciativa nasceu de um projeto de comunicação da Pastoral da Juventude das Flandres: os jovens, acompanhados pelo bispo de Gent, Dom Lucas Van Looy, fizeram-lhe as perguntas em inglês e o Papa as respondeu em italiano. Foi um encontro alegre e familiar, num clima de grande simplicidade: entre os jovens encontrava-se também uma jovem agnóstica que diz sentir-se inspirada pelas palavras do Papa Francisco.

domingo, 6 de abril de 2014

5° Domingo da Quaresma



  Jesus e seus discípulos - Quando Lázaro adoeceu, Jesus estava bem distante da casa dele, em Betânia. O Senhor tinha passado por Jerusalém e lá quiseram apedrejá-lo por causa de seus ensinamentos ( Jo 10, 31), então Ele e seus discípulos se retiraram para a região perto do Rio Jordão onde João batizava. ( Jo 10,40)

O Brasil que o Brasil não quer ver


  Quase todas as notícias nacionais têm que ver com a situação econômica ou política do país. Também quando não se fala da Copa do mundo, fala-se da violência das ruas e dos morros. Os políticos e outras autoridades têm discutido à vista da população coisas gerais, coisas da onda, mas ninguém discute coisas “de base”, problemas de valor, de ética, parecem ter confundido “bem material” com “verdadeiro bem estar”; a própria sociedade parece um mercado, onde tudo se compra e vende, inclusive as pessoas. Tanto o governo federal quanto os outros preocupam-se com um bem estar raso, aquele dos shows, dos bolsa-família, dos piscinões, dos shoppings... Se o povo pode comprar, se pode ficar numa falsa felicidade, se pode se embriagar e fazer sexo, ótimo! O povo estará bem e feliz... Será mesmo?

sábado, 5 de abril de 2014

Paróquia de São Pedro anuncia sua Programação para a Semana Santa 2014


  Nossa Paróquia de São Pedro se prepara, mais uma vez, para aquela que é chamada de “Semana Maior” dos cristãos e que comumente chamamos de “Semana Santa”. A designação “Semana Santa”, destinada a precisos oito dias do calendário civil-eclesial, não é uma exclusividade dos católicos, mas todos os cristãos a celebram. Nós, católicos, porém, temos celebrações cheias de significado e muito solenes e lindas de se ver e participar. As intensas atividades litúrgicas e manifestações devocionais concentradas entre o Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição portam “[...] o centro e a síntese da celebração do Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo [“o Principio e o Fim” (Ap 22,13)] no Ano Litúrgico”.

Caindo no conto do gênero…



  O Brasil tem protagonizado nas últimas semanas a tentativa de implantação da ideologia do gênero por meio da Votação do Plano Nacional de Educação. Nessa última quarta-feira houve a terceira tentativa de votação na câmara dos deputados, embora mais uma vez adiada, a causa, dessa vez, de bate-boca e provocação de deputados contra os manifestantes pró-vida e pró-família presentes na sala.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Por que cobrimos os santos na Quaresma?


  É costume muito antigo na Igreja, a partir do Quinto Domingo da Quaresma – também chamado de “Primeiro Domingo da Paixão”, na forma extraordinária do Rito Romano, (sendo na verdade o Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, o Segundo Domingo da Paixão) – cobrir com pano roxo as cruzes, quadros e imagens sacras nas igrejas e nos lares. As cruzes ficam cobertas até o final da liturgia da Sexta-Feira Santa, a Celebração da Paixão do Senhor e os quadros e demais imagens até a celebração da noite de Páscoa, na Vigília Pascal.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O segredo de Anchieta é a fé, afirma Papa Francisco


  O Papa Francisco enviou uma mensagem aos fiéis reunidos no Santuário Nacional de Anchieta, que aguardavam a notícia da canonização do Apóstolo do Brasil. Uma salva de palmas e o repicar dos sinos acompanharam a leitura da mensagem do Pontífice, que foi assinada pelo Secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Família numerosa e confiança em Deus


  Falta aos cônjuges modernos, mesmos católicos a confiança em Deus. Temos o direito de exprobrar-lhes a falta de generosidade e de esperança. O tremendo egoísmo burguês dessorou os corações. O filho já não é “mais um criado” das antigas participações de nascimento do interior do Brasil. O filho é hoje economicamente encarado, “um herdeiro”. Vê-se no filho a nascer mais um leito, mais um prato, mais uma mensalidade de colégio. Pior ainda, talvez: “mais um trabalho”. A própria mãe é quem teme e se queixa.

Entrar no interior para ter vida interior...


  O homem não é como uma moeda, com duas faces, mas como semelhança de Deus, que em Cristo, no Batismo assume duas naturezas: humana e divina. A natureza humana sem Deus fica confinada a um valor limitado, que serve apenas para aquela “quantia” que o mundo a olha: se é bonita, vale muito, se é normal, vale pouco; se é pequenina, dependente, ou muito velha, não vale nada; se é esperta, depende... mas se é inteligente e justa, não se consegue dar valor.

terça-feira, 1 de abril de 2014

Vaticano apresenta o programa para Canonização de João Paulo II e João XXIII


  Falta menos de um mês para que o Santo Padre canonize dois de seus antecessores. João Paulo II e João XXIII serão proclamados santos dia 27 de abril, em uma cerimônia na Praça de São Pedro onde milhares de pessoas serão testemunhas deste momento tão importante para a Igreja. Padre Federico Lombardi garantiu que o Vaticano não fez provisões do número de  fiéis que estarão em Roma para o evento, mas disse que "a praça de São Pedro, mais a Via da Conciliação podem conter , no máximo, 250 - 300 mil pessoas. A cidade de Roma tem uma população de 3,7 milhões de habitantes e nos  ônibus cabem  50 pessoas". Com esses dados ele deixou a entender  a desproporção das previsões de alguns meios de comunicação que falam de até 5 milhões de peregrinos.