Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 31 de maio de 2014

Mensagem de Padre Helcimar para o "Encerramento do Mês mariano de 2014"


Queridos filhos e filhas,

  Rezamos tantas vezes o terço e ainda mais nos dedicamos à ele neste mês de maio, mês de Nossa Senhora. Percorremos os acontecimentos do caminho de Jesus, que é nossa salvação, rezando e contemplando os mistérios da fé, ao lado de Maria e, com ela, nos dirigimos às coisas santas, belas e altas. Rezar a Maria é pedir seu auxílio; rezar com Maria é aprender de sua alma o desejo de Deus; rezar por Maria é descobrir uma grande vantagem diante de Deus, ao pedir que por suas mãos, nossas preces se elevem mais perfeitamente e rápido a Nosso Senhor.

Hoje é a Festa da Visitação de Nossa Senhora


  O Evangelista Lucas nos apresenta Isabel, mulher de idade avançada, estéril, justa e fiel a Deus. E nos apresenta, também, Maria, a jovem de Nazaré que será a Mãe do Salvador. Do ventre infértil de Isabel nascerá João Batista, o maior dos profetas, precursor do Messias.  No corpo virgem de Maria, o Espírito Santo operará o milagre da vida e a concepção e geração de Jesus.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

À Santa Missa! À Santa Missa! Se quereis a vitória sobre vossos inimigos e ver todo o inferno vencido e dominado.


  São Tomás de Aquino e São Boaventura, os dois doutores da Igreja, ensinam que o Santo Sacrifício da Missa é de valor infinito, tanto pela Vítima que é ai oferecida, que é o Corpo e Sangue, a alma e Divindade de Nossa Senhor JESUS CRISTO que principalmente o oferece. No entanto, muitos há que o têm em tão pouca estima que colocam este tesouro sacratíssimo, abaixo do mínimo interesse.

terça-feira, 20 de maio de 2014

A oração que vem depois do Pai-Nosso e a oração da paz que se segue são somente do sacerdote ou o povo pode rezá-las juntamente com ele?


  Na Liturgia, existem orações que são próprias do sacerdote e que não podem ser feitas pelos fiéis leigos. Infelizmente, partindo de uma falsa ideia de participação ativa na Liturgia, muitos tendem a querer dizer tudo junto do padre e, pior ainda, quando o próprio padre pede aos leigos para acompanhá-lo... Isso é um erro grave e deve ser corrigido o mais rápido possível em nossas comunidades, pois nestes tempos de tanta informação, é impossível que alguém já não saiba o que pode ou não fazer durante a Missa a que se vai com frequência diária ou dominical.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

As posições do corpo na Liturgia


  A atitude exterior do corpo influi sobre a atitude interior. Poucas pessoas conseguem alcançar a concentração da mente e da alma, se o corpo não estiver adequadamente posto à tarefa. Mais ainda quando falamos da oração e, em especial, da participação ativa à Santa Missa. Nosso corpo deve reproduzir ao que nossos pensamentos se atêm.

domingo, 18 de maio de 2014

5° Domingo da Páscoa: Jesus, Caminho e Verdade para a Vida


  Jesus é o caminho para o Pai. Caminho prefigurado pelo povo de Israel, que atravessou o deserto conduzido por Moisés para chegar à Terra Prometida. No tempo presente, com “nossos olhos agora iluminados pelo colírio da fé”, como escreveu Santo Agostinho, somos conduzidos não por Moisés, mas pelo Divino Mediador, pois diz Jesus: “Ninguém vem ao Pai a não ser por mim”.

sábado, 17 de maio de 2014

Padre adverte: "Como ir à Missa e não perder a fé"


  Um enfraquecimento da fé em Deus, um aumento do egoísmo e uma queda no número de pessoas indo à Missa pode ser causado pelos abusos litúrgicos ou a Missas que não são reverentes, afirmaram dois Cardeais e um consultor do Vaticano.

Cardeal Burke: Não à Comunhão a pecadores públicos


  O Cardeal Raymond Leo Burke, prefeito do Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, em 3 de maio, de Roma, dirigindo-se aos líderes pró-vida reunidos para a IV Marcha pela Vida, voltou a insistir sobre a importância das condições para comungar, por parte daqueles que se dizem católicos e apoiam leis que contrariam a ordem natural. O Cardeal Burke insistiu “no grave escândalo causado pelos legisladores, juízes e líderes políticos que professam ser católicos que se apresentam para receber a Sagrada Comunhão e, ao mesmo tempo, apoiam e inclusive promovem leis que violam a lei moral em seus aspectos mais fundamentais”.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sudanesa grávida é condenada à morte por se converter ao cristianismo


  Um tribunal do Sudão condenou na quinta-feira passada, à morte, a médica Mariam Ishaq, de 27 anos, grávida de oito meses, por ter se convertido ao cristianismo, mas a pena só será aplicada daqui há dois anos. O advogado Ahmed Abdallah afirmou que o prazo de três dias determinado por outra corte para que a mulher retificasse sua crença terminou naquele dia, sem que sua cliente tenha rejeitado renunciar à religião cristã. Segundo a sentença, Ishaq receberá 100 chicotadas como castigo e depois será enforcada.

397 anos de São Pedro da Aldeia: um município que nasceu com os jesuítas


  Foi em 1617, precisamente em 16 de maio, que aqui, nesta colina banhada pela Lagoa de Araruama, foi fundada a "Aldeia de São Pedro do Cabo Frio". Vieram de Reritiba - ES, três jesuítas e cerca de quinhentos índios que com empenho e muito sacrifício começaram a erguer um vilarejo. A primeira coisa que fizeram foi elevar uma pequena e rústica capela dedicada a São Pedro e principiarem seus trabalhos e esforços colocando nas mãos de Deus o futuro. Os padres celebraram a Primeira Missa neste solo, com o canto a duas vozes dos índios que também acompanhavam a cerimônia com seus instrumentos.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Dia Internacional da Família


  Hoje, 15 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Família. Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) proclamou essa data como Dia Internacional da Família. A data foi instituída em 1994 por ocasião do Ano Internacional da Família. Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Hoje é Dia de São Matias, Apóstolo do Senhor


  Hoje é dia de São Matias, Apóstolo de Cristo, o seu nome grego Matthias , ou Maththias , deriva do hebraico Mattathias ou Mattithiah , que significa "dom de Javé", foi um dos setenta discípulos de Jesus, acompanhando-o desde o seu batismo por João Batista até à Ascensão. Não foi um dos Doze Apóstolos, mas sim o substituto de Judas Iscariotes no grupo.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Fátima


  Hoje comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Fátima. Uma santa muito popular em Portugal e no Brasil por causa dos descendentes portugueses. A história da aparição de Fátima para os três pastores é muito conhecida e cada vez mais admirada. Envolta em mistérios, os devotos de Nossa Senhora de Fátima têm muita confiança nos milagres da santa, principalmente após o Milagre do Sol, que ocorreu na sua sexta aparição aos três pastores em 13 de outubro de 1917.

domingo, 11 de maio de 2014

O mundo precisa das mães


O mês de Maio chega e, com ele, o “Dia das Mães”. Mãe é uma coisa tão boa que até Deus quis ter uma e teve: Maria Santíssima – a Mãe de Deus. Ao lembrar da figura das mães, lembramos também de todas as necessidades do mundo: amor, paz, justiça, abnegação, generosidade... e tudo isso podemos aprender com as mães!

4° Domingo da Páscoa


  “Eis o que diz o Senhor: ‘Eis que Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas’”. […] Foi sem dúvida o que Ele fez, é o que voltará a fazer: «Eis que Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas […] como o pastor se preocupa com o seu rebanho» (Ez 34,10-14). Os maus pastores não tiveram cuidado nenhum, pois não resgataram as ovelhas com o seu sangue. ‘As minhas ovelhas escutam a minha voz’ (Jo 10,27). ‘Reconduzi-las-ei de todas as partes por onde tenha sido dispersas, num dia de nuvens e de trevas.

sábado, 10 de maio de 2014

É preciso guardar os olhares para não se cair em pecado


  “Quase todas as paixões que se revoltam contra nosso espírito têm sua origem na liberdade desenfreada dos olhos, pois os olhares livres são os que despertam em nós, de ordinário, as inclinações desregradas. “Fiz um contrato com meus olhos de não cogitar sequer em uma virgem”, diz Jó (Jó 31, 1). Santo Agostinho diz: “Do olhar nasce o pensamento, e do pensamento a concupiscência”. Se Eva não tivesse olhado para o fruto proibido, não teria pecado; ela, porém, achou gosto em contemplá-lo, parecendo-lhe bom e belo; apanhou-o então, e fez-se culpada da desobediência.http://catolicosribeiraopreto.com/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Paquistão é um dos países que mais mata cristãos. Ajude a mudar esse quadro!


  Nem parece que estamos num mundo da informação. Ainda muitas atrocidades estão sendo cometidas contra os cristãos no mundo, mas esta divulgação não acontece em larga escala. As autoridades locais conseguem abafar qualquer notícia e as agências internacionais de reportagem não vêem nestas informações algo tão relevante. Neste momento, milhares, talvez até milhões de cristãos estão sendo perseguidos, presos e mortos simplesmente pela sua fé. Na Coreia do Norte, na China, na Síria, na Rússia (em especial a Crimeia), na Índia, no Paquistão e em vários outros países, os seguidores de Jesus estão sendo duramente tratados, tendo suas vidas ceifadas, não sendo poupados nem crianças nem mulheres.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Parabéns à Paróquia de São Pedro: 256 anos de história paroquial! Conheça um pouco mais!


  Em 1758, já estremecido com os jesuítas, o governo do Marquês de Pombal dá ordens para que a igreja de São Pedro seja repassada à Coroa. A data é de 8 de maio. Os jesuítas ainda permaneceriam por mais um ano na Paróquia. Com a expulsão dos religiosos da Companhia de Jesus, em 1759, a aldeia foi entregue aos cuidados dos frades franciscanos de Cabo Frio e elevada, imediatamente, à classe de “Paróquia amovível”. Neste período o cuidado pastoral de São Pedro é todo determinado pelos frades, não havendo provisão de nenhum responsável, em particular, para São Pedro. 

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Vamos viver a vida de Maria?


Queridos paroquianos e amigos,

  Mês de Maio, mês das mães, lembramo-nos do grande modelo de amor materno: Maria. Assim como os santos, só que Maria de modo especial, Nossa Senhora deixa atrás de si um rastro de santidade e um exemplo todo especial de busca de Deus. A expressão “viver a vida de Maria” foi cunhada por J. C. Colin, fundador dos padres maristas e resume em si uma resposta completa e sólida ao Evangelho de Jesus Cristo. Vejamos a vida de Maria e tiremos pontos concretos de comprometimento com a Palavra de Deus:

terça-feira, 6 de maio de 2014

Aniversário de Criação da Paróquia de São Pedro


  Com alegria, convidamos a todos os paroquianos e amigos, a participar conosco da Missa de Ação de Graças pelos 256 anos de elevação da Igreja de São Pedro ao título de "Paróquia". É um momento fabuloso de nossa fé católica e da vivência centenária desta fé nas terras aldeenses, graças ao trabalho vigoroso dos Padres da Companhia de Jesus.

Oração especial pela viagem do Papa Francisco à Terra Santa


  Nove dias de oração especial foram proclamados em preparação para a visita pastoral à Terra Santa do Papa Francisco de 24 a 26 de Maio. Nos dias precedentes, de 14 a 22 de Maio – anuncia o site do patriarcado Latino de Jerusalém - as igrejas jerosolimitanas e as comunidades prepararão e apoiarão espiritualmente a peregrinação e o encontro do Pontífice com o patriarca ortodoxo Bartolomeu, que será realizado por ocasião da visita à cidade santa.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Algumas palavras sobre vocação – Mês de Maio


  Neste mês de Maio meditamos sobre o chamado de Maria e de como foi ela santificada por sua resposta. A vocação, já o sabemos, se expande na vida do homem e se lhe aviva o coração e a vida; Maria perfeitamente acolheu sua vocação, afervorando seu peito e todo o seu interior, como o vemos no cântico do “Magnificat” e expressando seu louvor, seu amor a Deus.

domingo, 4 de maio de 2014

Católicos na miséria resistem à perseguição russo-cismática na Crimeia.


  “Fomos isolados do resto do país. Só podemos nos comunicar por telefone ou e-mail”, disse em comunicação telefônica com a associação assistencial ‘Aid to the Church in Need’ Dom Jacek Pyl, bispo auxiliar católico de Odessa-Simferopol, na Criméia. “Até os pacotes com ajuda humanitária são recusados na fronteira”.

sábado, 3 de maio de 2014

Hoje é Dia dos Santos Apóstolos Filipe e Tiago


São Filipe

  Existe um fato realmente extraordinário na vida São Filipe, natural de Betsaida, na Galileia. Um dia, quando obrigado a reverenciar o deus Marte acendendo-lhe incenso, eis que surge detrás do altar pagão uma cobra que mata o filho do sacerdote-mor e dois dos seus servos. Filipe ressuscitou-os e matou a cobra. Esse milagre de São Filipe originou a conversão de muitas pessoas ao cristianismo.

Maio, mês dedicado a Maria e a oração do Santo Terço


  O mês de maio é um mês especialmente dedicado a Maria e à oração do Santo Terço. Uma oração simples e profunda, nascida segundo a tradição no século XIII com os dominicanos e depois sempre promovida pelos Papas. Abaixo compartilhamos a reflexão do Cardeal Santos Abril y Castelló, arcipreste da Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, entrevistado pela Rádio Vaticano.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Hoje é Dia de Santo Atanásio


  Santo Atanásio, o “Campeão da Ortodoxia”, nasceu provavelmente cerca do ano 297 em Alexandria. Nada se sabe a respeito de sua família, exceto que seus pais eram cristãos e que ele tinha um irmão chamado Pedro. Tudo o que chegou até nós em relação à sua meninice é a tradição conservada por Rufino, qual seja a de que a primeira vez que ele (Atanásio) chamou a atenção do Bispo Alexandre foi quando, certo dia, “brincava de igreja” com outros meninos.

A Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria


  Depois de descobrir e condenar as falsas devoções à Santíssima Virgem, cumpre estabelecer em poucas palavras a devoção verdadeira, que é: 1º interior, 2º terna, 3º santa, 4º constante, 5º desinteressada.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Hoje é Dia de São José Operário


  Basta traçar um paralelo entre a vida cheia de sacrifícios de são José, que trabalhou a vida toda para ver Nosso Senhor Jesus Cristo dar a vida pela humanidade, e a luta dos trabalhadores do mundo todo, pleiteando respeito a seus direitos mínimos, para entender os motivos que levaram o papa Pio XII a instituir a festa de "São José Trabalhador", em 1955, na mesma data em que se comemora o dia do trabalho em quase todo o planeta.

Iniciamos o Mês de Nossa Senhora


  O mês de Maio é o mês de Maria Santíssima, Mãe da Igreja e Nossa Mãe. A vivência deste mês há de ser, por isso, muito voltada para os Mistérios do Filho de Deus que nos são expressos na maternidade Divina. Caminhemos ao longo deste mês com Maria Santíssima “Senhora do Sim” quando da visita do Anjo Gabriel. Vivamos com diligente caridade a visita a sua prima Santa Isabel.