Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Hoje é a Solenidade de São Pedro e São Paulo


  A Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada desde tempos remotíssimos, ensina-nos que a Igreja, na qual cremos, está alicerçada sobre o fundamento dos apóstolos, consoante as palavras do próprio Cristo: “Quem vos ouve, a mim ouve”. Sim, a fé que hoje professamos, depois de dois mil anos, é a mesma professada pelos apóstolos escolhidos e enviados por Cristo. O Espírito atua na Igreja de modo a torná-la, sob a proteção dos mesmos apóstolos colocados à sua frente e conduzida pelos seus legítimos sucessores, depositária e fiel mensageira do Evangelho da Vida.

sábado, 28 de junho de 2014

Festa do Imaculado Coração de Maria


  A festa litúrgica do Coração de Maria passou por muitas vicissitudes. De acordo com a história, houve primeiramente uma devoção privada ininterrupta, que não chegou a formas públicas oficiais. Efetivamente, a primeira festa litúrgica do Coração de Maria foi celebrada a 8 de Fevereiro de 1648, na diocese de Autun (França). Em 1864, alguns bispos pedem ao Papa a consagração do mundo ao Coração de Maria, aduzindo como justificativa e motivo a realeza de Maria. O pedido decisivo partiu de Fátima e do episcopado português. Inesperadamente, a 31 de Outubro de 1942, Pio XII, na sua mensagem radiofônica em português, consagrava o mundo ao Coração de Maria.

Hoje é Dia de Santo Irineu


  Santo Irineu foi discípulo de São Policarpo de Esmirna, que por sua vez o foi do Apóstolo São João. Nasceu e se formou na Ásia Menor e viveu muitos anos na Gália, onde foi bispo de Lyon. A autoridade muito especial de que ele goza lhe vem da grande proximidade com a tradição apostólica e do fato de ter conhecido tanto a tradição ocidental quanto a oriental da Igreja.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Hoje é a Solenidade do Sagrado Coração


  No Antigo Testamento fala-se 26 vezes do coração de Deus, considerado como o órgão da sua vontade: o homem é julgado em relação ao coração de Deus. [...]. Além disso, há um trecho veterotestamentário em que o tema do coração de Deus se encontra expresso de modo absolutamente claro: é no capítulo 11 do livro do profeta Oseias, onde os primeiros versículos descrevem a dimensão do amor com que o Senhor se dirigiu a Israel, na aurora da sua história: "Quando Israel ainda era menino, Eu o amei, e do Egito chamei o meu filho" (v. 1).

quinta-feira, 26 de junho de 2014

O que são as "Festas litúrgicas"? Como celebrá-las?


  Na liturgia, a “Festa” é a Celebração um pouco inferior à “Solenidade”. Identifica-se, inicialmente, com as do dia comum, como dia natural, por isso não tem I Vésperas. As “Festas” celebram os mistérios de Cristo e da fé cristã, assim como a Santos mais importantes em nível de tradição ou de santos fundadores em Institutos, podendo até serem “Solenidades”, em alguns casos.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

O que são "Solenidades"? Como celebrá-las na prática?


  Nas Celebrações litúrgicas ocorrem graus de precedência. São eles: “Solenidade”, “Festa” e “Memória”, podendo esta última ser ainda obrigatória ou facultativa. Tais graus não são apenas devidos à Liturgia, mas realmente apresentam uma perspectiva teológica e simbólica para os fieis. Vejamos então, cada uma delas e suas peculiaridades. Comecemos hoje pela “Solenidade”.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Viva São João! Viva a alegria!


  Neste mês de Junho, muitos festejos se multiplicam pelo Brasil afora, as chamadas “festas juninas”. O que são elas? Qual a sua origem? Por mais democráticas que sejam, estas festas nasceram “católicas”, isto é, ligadas à doutrina católica. Dançar a quadrilha, ir a uma quermesse, soltar rojão e fazer fogueira, tudo é altamente simbólico dentro do catolicismo. Muita gente pensa que é apenas uma festa folclórica, popular, mas a verdade é que todos esses “ritos” têm sua raiz no cristianismo ou foram por ele transformados.

Hoje é Dia de São João Batista


“Amados irmãos e irmãs!
  Hoje, 24 de Junho, celebramos a Solenidade do Nascimento de São João Batista. Com a exceção da Virgem Maria, o Batista é o único santo do qual a liturgia festeja o nascimento, e isto porque ele está estreitamente relacionado com o mistério da Encarnação do Filho de Deus. Com efeito, desde o seio materno João é o precursor de Jesus: a sua concepção prodigiosa é anunciada pelo Anjo a Maria como sinal de que ‘nada é impossível a Deus’ (Lc 1, 37), seis meses antes do grande prodígio que nos dá a salvação, a união de Deus com o homem por obra do Espírito Santo.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Do estilo de vida dos padres


  O cânon 276 do Código de Direito Canônico fala da espiritualidade do ministro sagrado. Esta deve tender para a sua santidade. A sua vida diária deve ser alimentada pela Eucaristia, pela Sagrada Escritura e pela recitação diária da liturgia das horas. Recomenda-se ainda a oração mental, o sacramento da penitência e os exercícios espirituais anualmente, estes tidos como obrigatórios.

domingo, 22 de junho de 2014

Missa encerra visita pastoral do Papa Francisco a Cassano


  Mais de 100 mil pessoas participaram da missa celebrada pelo Papa sábado, 21, na Esplanada de Sibari, a poucos km de Cassano allo Jonio, onde realizou uma visita pastoral. Foi predisposto um esquema de socorro médico para enfrentar as emergências devidas ao calor, que supera 40º. Desde as primeiras horas da manhã, voluntários da Defesa Civil distribuíram garrafas de água e dezenas de fontes foram instaladas nos últimos dias ao longo do perímetro da área. Muitas ambulâncias estavam prontas para intervir em eventuais casos graves.

O salmista deve cantar o salmo do ambão ou do seu lugar no coro?


  O lugar habitual donde o salmista deve ler ou cantar o salmo responsorial é o ambão. Porquê? São muitas as razões para esta dignidade e assim deve sê-lo, sem exceção, para todas as comunidades. Nesta pequena formação, daremos três razões suficientes:

sábado, 21 de junho de 2014

Hoje é Dia de São Luís Gonzaga


  São Luís Gonzaga nasceu em Mântua, Itália, em 1568 e morreu com 23 anos de idade, em 1591. É o patrono da juventude e também dos seminaristas, pois morreu antes de ser ordenado diácono. Seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma, sede da Ordem dos jesuítas da qual fazia parte.

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Festa de Corpus Christi em nossa Paróquia de São Pedro


  As festividades de Corpus Christi foram muito lindas em nossa paróquia. Damos graças a Deus por tudo o que aconteceu. Apesar da chuva, nossos irmãos confeccionaram alguns tapetes com arte, fé e devoção. A Missa também muito bonita, foi o lugar que Deus escolheu para que algumas crianças fizessem sua Primeira Eucaristia.

É preciso ter fé para estar na Igreja


Guardar a Fé


A fonte primeira e insubstituível do verdadeiro Espírito cristão, no qual a Igreja comunica em abundância os tesouros do “depositum fidei”, da verdade Cristo, está na Sagrada Escritura, vinda há séculos pela Sagrada Tradição e interpretada dignamente pelo Sagrado Magistério.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi com o Papa Francisco


  O Papa Francisco celebrou a missa na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na Basílica Papal de São João de Latrão, em Roma. O Senhor, teu Deus, (...) te alimentou com o maná, que tu não conhecias", disse o Papa Francisco no início de sua homilia citando uma passagem do Livro do Deuteronômio. Estas palavras de Moisés fazem referência à história de Israel, que Deus fez sair do Egito, da condição de escravidão, e por quarenta anos o guiou no deserto para a terra prometida. Uma vez estabelecido na terra, o povo eleito atingiu uma autonomia, um bem-estar, e correu o risco de esquecer as tristes vicissitudes do passado, superadas graças à intervenção de Deus e à sua infinita bondade", frisou o Santo Padre.

Sobe ao trono de Espanha um rei sem cruz


  Hoje foi proclamado o novo rei da Espanha. Esta notícia não teria relevância nos meios religiosos se não fosse por algo que aos olhos de muitos passou como modernidade, mas que diante da tradição católica, passou como corte, desdém e, para alguns, até afronta. Infelizmente poucos religiosos espanhóis se pronunciaram contra o acontecido, outros preferiram exaltar as virtudes pessoais do novo rei e pediram orações por ele. Na Espanha, um novo rei não é nem coroado nem entronizado, mas deve prestar juramento diante da Câmara e ser aclamado e aceito por esta. Entretanto, à parte esta estrutura laical, o rei é convidado a portar um crucifixo e depois até a participar de uma Missa de Ação de graças. Filipe VI rejeitou a ambas as coisas! A antiga filha da Igreja, a Espanha, não é mais a mesma...

A Beleza da Festa de Corpus Christi


  A Festa de Corpus Christi é uma das festas católicas mais populares do mundo. Sua razão de ser é exaltar a Eucaristia e convocar os fieis para o culto eucarístico, suscitando amor, reverência e adoração. É um dia de cantos a Jesus presente na Eucaristia, de procissões e adorações, de tapetes ornamentais e de muito júbilo pelo Senhor. Também conhecida na Europa como “Corpus Domini” (Corpo do Senhor), esta solenidade de Cristo é sempre um momento de ir à ruas, às sacadas e de demonstrar nosso carinho ao Santíssimo Sacramento.

Hoje é a Solenidade de Corpus Christi


  No final do século  XIII surgiu em Lieja, Bélgica, um Movimento Eucarístico cujo centro foi a  Abadia de Cornillon fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Lieja. Este movimento deu origem a vários costumes eucarísticos, como por exemplo, a Exposição e Bênção do Santíssimo Sacramento, o uso dos sinos durante a elevação na Missa e a festa do  Corpus Christi. Santa Juliana de Mont Cornillon, naquela época priora da Abadia, foi a enviada de Deus apra propiciar esta Festa. A santa nasceu em Retines perto de Liège, Bélgica em 1193. Ficou órfã muito pequena e foi educada pelas freiras Agostinas em Mont Cornillon. Quando cresceu, fez sua profissão religiosa e mais tarde foi superiora de sua comunidade. Morreu em 5 de abril de 1258, na casa das monjas Cistercienses em Fosses e foi enterrada em Villiers.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Paróquia de São Pedro da Aldeia divulga a "Programação da Festa de São Pedro 2014"


  Com alegria e emoção nossa Paróquia de São Pedro chega a mais uma Festa de seu Padroeiro, São Pedro Apóstolo. A Festa deste ano está com várias novidades e promete atrair a muitos fieis devotos e a muitos visitantes da cidade de São Pedro da Aldeia. Marcarão presença nos shows deste ano a revelação do sertanejo universitário, o niteroiense “João Gabriel” e a famosa Banda Católica “Missionário Shalom”, direto de Fortaleza e pela primeira vez em nossa região. A gastronomia também estará garantida com “Noite de petiscos”, “Noite italiana”, “Noite gaúcha” e “Noite dos caldos”, além de várias barraquinhas.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Tríduo e Festa de Corpus Christi 2014


  Com grande alegria e reverência, nossa Paróquia de São Pedro vem adorar e louvar a Deus, Nosso Senhor, presente em Corpo e Sangue, Alma e Divindade na Santíssima Eucaristia. Faremos um santo Tríduo de preparação à “Festa de Corpus Christi”, motivando e conclamando a todos os paroquianos e visitantes a descobrirem e a amarem mais este Santo Sacramento. Nossa Programação é a seguinte:

domingo, 15 de junho de 2014

Solenidade da Santíssima Trindade


  No dia de hoje contemplamos a Santíssima Trindade, do modo como Jesus no-la fez conhecer. Ele revelou-nos que Deus é amor, "não na unidade de uma única pessoa, mas na Trindade de uma só substância" (Prefácio): é Criador e Pai misericordioso; é Filho Unigênito, eterna Sabedoria encarnada, morto e ressuscitado por nós; é, finalmente, Espírito Santo que tudo move, cosmos e história, rumo à plena recapitulação final.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Hoje é Dia de Santo Antônio


  Santo Antônio nasceu em Lisboa, provavelmente a 15 de Agosto de 1195, numa casa junto das portas da antiga cidade (Porta do Mar), que se pensa ter sido o local onde, mais tarde, se ergueu a Igreja em sua honra. Tendo então o nome de Fernando, fez na vizinha Sé os seus primeiros estudos, tomando mais tarde, em 1210 ou 1211, o hábito de Cônego Regrante de Santo Agostinho, em São Vicente de Fora, pela mão do Prior Dom Estêvão. Ali permaneceu até 1213 ou 1214, data em que se deslocou para o austero Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde realizou os seus estudos superiores em Direito Canônico, Ciências, Filosofia e Teologia.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Namorar pra quê? Pra conhecer melhor a mim e ao outro


  O namoro é o tempo oportuno para não apenas conhecer a quem se gosta, mas conhecer-se a si mesmo. Para haver uma relação estável tanto no presente quanto no futuro será preciso equilíbrio psicológico, maturidade afetiva, domínio de si e consciência moral ou religiosa. O equilíbrio psíquico vem de uma personalidade bem estruturada, a maturidade vem de sentimentos claros e expressos, o domínio de si vem do esforço regular e diário de uma vida sadia e a consciência moral ou religiosa vem pela família, pela Igreja e por outras boas instituições.

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Hoje é Dia de São Barnabé, Apóstolo


  São Barnabé segundo fontes antigas nos referem que Barnabé, chamado apóstolo pelos próprios Atos, embora não pertencesse aos Doze, teria sido um dos setenta discípulos de que fala o Evangelho. Como São Paulo Apóstolo, foi discípulo de Gamaliel: "José a quem os apóstolos haviam dado o cognome de Barnabé, que quer dizer "filho da consolação", era um levita originário de Chipre. Sendo proprietário de um campo, vendeu-0 e trouxe o dinheiro, depositando-o aos pés dos apóstolos" (At 4,36-37).

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Hoje é Dia de São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil


  São José de Anchieta nasceu em São Cristóvão da Laguna, na ilha de Tenerife, Canárias. Convivera com estudantes jesuítas, em Coimbra e, em 1551, ingressou na Companhia de Jesus.

domingo, 8 de junho de 2014

Homilia da Solenidade de Pentecostes


  Queridos irmãos e irmãs, celebramos hoje em toda a Igreja, a Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo sobre toda a Igreja. O documento “Paschalis Sollemnitatis”, de 16 de janeiro de 1988, em seu número 107, assim se expressa sobre este dia: “O domingo de Pentecostes conclui este sagrado período de cinquenta dias, quando se comemora o dom do Espírito Santo derramado sobre os apóstolos, os primórdios da Igreja e o início da sua missão a todos os povos, raças e nações”.

Hoje é a Solenidade de Pentecostes


A descida do Espírito Santo

  Pentecostes era uma das festas tradicionais judaicas. Nela se ofereciam a Deus os primeiros frutos das colheitas do campo. Tratava-se de uma das três grandes festas chamadas da "peregrinação", pois nelas os israelitas deviam peregrinar até Jerusalém para adorar a Deus no Templo. Os judeus residentes no estrangeiro utilizavam da palavra grega pentekosté - que significa quinquagésimo dia -, porque a festa era celebrada cinquenta dias depois da Páscoa.

sábado, 7 de junho de 2014

Pela primeira vez, festejamos São José de Anchieta, Apóstolo do Brasil!



  Neste final de semana, a cidade de Anchieta - ES, estará em festa devido às comemorações em homenagem ao Padroeiro recentemente canonizado pelo Papa Francisco. Anteriormente denominada "Festa do Beato", agora, os devotos ao Apóstolo do Brasil celebrarão a primeira Festa Nacional de São José de Anchieta.

Salvem a Festa de Corpus Christi!


   Junho é o mês de Corpus Christi. É o mês da grande festa inteiramente dedicada a Jesus Eucarístico. Também nós, como em todas as paróquias, estamos nos preparando para celebrá-la no dia 22 de junho, visto que na Itália a quinta-feira da Solenidade não é mais considerada como feriado. Mas vamos comemorar, sobretudo, com a procissão solene após a Missa Solene cantada, levando para as ruas da cidade a Hóstia Santa.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Os três amores do Casamento


  Falando aos casais, Sua Santidade, o Papa Francisco, apontou a realidade do amor como sendo própria e necessária aos casais. Segundo o Pontífice, podemos apresentar três características sobre o amor esponsal de Jesus para com a Igreja e que se refletem na vida de um casal cristão. Vejamos a reflexão do Santo Padre:

Qual a diferença entre o padre diocesano e o padre religioso?


  Muita gente pergunta e muita gente não sabe responder: qual a diferença entre o padre diocesano e o padre religioso? Antigamente usávamos a indicação de “padre secular” e “padre regular”, indicando a mesma diferença específica. Esta diferença não é formal, substantiva ou meramente de ordem jurídica ou prática, mas de ordem teológica e histórica. O padre dito “diocesano” possui a vocação e a missão próprias de representar Cristo cabeça e Pastor da Igreja diante de uma comunidade paroquial ou função dada pelo Ordinário local (quase sempre o Bispo). Foi esse o chamamento de Cristo: evangelizar, pregar, curar, exortar, ensinar e estar à frente das ovelhas.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A Igreja tem juízes?


Sim, a Igreja possui juízes e muitos. À princípio toda Diocese deve possuir um tribunal estabelecido por seu Bispo. O Cân. 1420 preceitua que todo Bispo deve nomear um Vigário Judicial ou oficial com poder ordinário. Esta é uma obrigação do Bispo. Junto a esta está a de nomear juízes (Cân 1421). Logo, em cada diocese deve ser constituído um Tribunal, chamado de “Primeira instância”.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Igreja possui um Tribunal de Justiça?


Sim e ele é bem atuante nas Dioceses! De acordo com o tipo de causa que vai ser tratada, deverá ser constituído um Tribunal colegial ou unipessoal. Geralmente, age de forma colegial, pois para as causas mais importantes é exigido um tribunal de 3 juízes para conhecê-las (cân 1425 § 1). O Tribunal colegial eclesiástico oferece uma maior garantia de imparcialidade e objetividade e a possibilidade de uma maior ponderação e estudo.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Da obediência e humildade, ao modelo de Jesus Cristo


1.  Filho, quem procura subtrair-te à obediência aparta-se também da graça; e quem procura favores particulares perde os comuns. Aquele que não se sujeita pronta e de boa mente a seu superior, mostra que sua carne não lhe obedece ainda prontamente, mas muitas vezes se revolta e resmunga. Aprende, pois, a sujeitar-te prontamente a teu superior, se queres subjugar a própria carne, porque facilmente se vence o inimigo exterior quando o homem interior não está assolado.

Hoje é Dia de São Carlos Lwanga e Companheiros


  São Carlos Lwanga e seus 21 companheiros sofreram o martírio durante o reinado de Mwanga. Por volta do ano 1885. O rei reuniu a corte numa manhã dando uma ordem estranha: "Todos entre vocês que não têm intenção de rezar podem ficar aqui ao lado do trono; aqueles, porém, que querem, rezar reúnam-se contra aquele muro". O chefe dos pagens, Carlos Lwanga, foi o primeiro a seguir até o muro, sendo seguido por outros quinze. O rei perguntou então, mas vocês rezam de verdade? Sim, meu senhor, nós rezamos, respondeu Carlos, em nome dos companheiros que ficara a noite toda rezando. Querem continuar rezando? Sim, meu senhor, até a morte. Então, matem-nos, decidiu bruscamente o rei, dirigindo-se aos algozes. Rezar, tinha-se tornado sinônimo de ser cristão, e era absolutamente proibido no reino de Mwanga, rei de Buganda, região que atualmente faz parte da Uganda.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Do homem bom e pacífico


1.  Primeiro conserva-te em paz, e depois poderás pacificar os outros. O homem apaixonado, até o bem converte em mal e facilmente acredita no mal; o homem bom e pacífico, pelo contrário, faz com que tudo se converta em bem. Quem está em boa paz de ninguém desconfia; o descontente e perturbado, porém, é combatido de várias suspeitas e não sossega, nem deixa os outros sossegarem. Diz muitas vezes o que não devia dizer, e deixa de fazer o que mais lhe conviria. Atende às obrigações alheias, e descuida-se das próprias. Tem, pois, principalmente zelo de ti, e depois o terás, com direito, do teu próximo.