Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 31 de agosto de 2014

Encerramos hoje o Mês Vocacional


  Durante o mês de agosto, a Igreja no Brasil celebrou o “Mês Vocacional”. Todas as Paróquias fizeram menção das vocações e rezaram com mais fervor por cada chamado de Deus. Foi um momento forte e, certamente, muito proveitoso para refletir e interceder pela diversidade de vocações, carismas e ministérios presentes na Igreja de Jesus. Talvez alguns ainda não tinham se dado conta da importância e do valor de cada vocação e mesmo nem havia pensado em sua própria vocação. O mês vocacional passa, mas não a preocupação que cada um deve ter pela sua vocação e pelo cuidado por todas as vocações.

sábado, 30 de agosto de 2014

Ou paramos os muçulmanos radicais ou voltaremos à pré-história!


  Os patriarcas católicos e ortodoxos do Oriente Médio, reunidos nestes dias em Bkerké, no Líbano, lançaram ao mundo inteiro um apelo a intervir com urgência contra a ameaça dos jihadistas do autoproclamado Estado islâmico. A propósito, eis o que disse o patriarca de Antioquia dos Maronitas, o Cardeal Béchara Boutros Raï, entrevistado pela Rádio Vaticana: Cardeal Béchara Boutros Raï: “O que está acontecendo por obra do Estado islâmico e de outros grupos fundamentalistas, nos reconduz à pré-história, ao tempo em que ainda não havia nenhuma lei. Dou um exemplo. Um belo dia o Estado islâmico emite um decreto para os cristãos: ou se convertem ao Islã ou devem pagar a taxa, porque não são muçulmanos, ou deixem imediatamente suas casas. Vocês têm dois dias, do contrário... a espada.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Hoje é Dia do martírio de São João Batista


  A festa da natividade de são João Batista ocorre no dia 24 de junho. Ela faz parte da tradição dos cristãos como esta que celebramos hoje, do martírio de são João Batista. No calendário litúrgico da Igreja, esta comemoração iniciou na França, no século V, sendo introduzida em Roma no século seguinte. A origem da comemoração foi a construção de uma igreja em Sebaste, na Samaria, sobre o local indicado como o do túmulo de são João Batista. 

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Hoje é Dia de Santo Agostinho


  Aurélio Agostinho, o Santo Agostinho de Hipona foi um importante bispo cristão e teólogo. Nasceu na região norte da África em 354 e morreu em 430. Era filho de mãe que seguia o cristianismo, porém seu pai era pagão. Logo, em sua formação, teve importante influência do maniqueísmo (sistema religioso que une elementos cristãos e pagãos). Santo Agostinho ensinou retórica nas cidades italianas de Roma e Milão. Nesta última cidade teve contato com o neoplatonismo cristão. 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Hoje é Dia de Santa Mônica


  Mônica nasceu no norte da África e sempre foi cristã. Casou-se, porém, com um pagão de nome Patrício, com quem teve três filhos.  Um deles, mais tarde viria a ser um dos personagens mais importantes da Igreja: Santo Agostinho. O marido a fez sofrer bastante, mas Mônica confiava em Deus e pedia sempre a graça da conversão de seu marido, o que veio a conquistar um ano antes de seu falecimento. Viúva, Mônica passou a concentrar sua atenção nos filhos, sobretudo em Agostinho que se revelava um jovem rebelde, apesar da extrema inteligência.

Papa Francisco: Fofoca é pecado!


  Retomando o ciclo de catequeses sobre a Igreja, nesta quarta-feira, 27, Francisco refletiu junto aos 12 mil presentes sobre a profissão de fé e o ‘Credo’, ressaltando a importância de sermos “artífices de paz e reconciliadores” em nossas comunidades. “A Igreja é una e santa – como professamos no Credo –, mas esta unidade e santidade não são obra nossa; elas vêm de Deus. Na verdade, Jesus, quando estava para oferecer a sua vida por nós, rezou ao Pai pela unidade da Igreja, pedindo que todos os seus discípulos vivessem unidos com a Santíssima Trindade e uns com os outros”, iniciou o Papa.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Milicianos islâmicos continuam a dizimar cristãos


  A milícia radical islâmica Boko Haram assassinou dezenas de cristãos na localidade de Madagali, norte da Nigéria, tomada pelos rebeldes na última semana, informaram nesta sexta-feira, fontes locais. Madagali, situada no Estado de Adamawa, está próxima da localidade de Gwosa, onde no último domingo o grupo fundamentalista declarou um Califado Islâmico. “Dezenas de pessoas foram assassinadas e uma grande quantidade de prédios pertencentes à Igreja foram queimados”, relatou o porta-voz da igreja da localidade, Gideon Obasogie, citado pelo diário local “The Punch”.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mesmo que digam que "não", muçulmanos desejam exterminar Ocidente cristão


  O Arcebispo Caldeu de Mosul (Iraque), Dom Emil Nona, advertiu que os cristãos de todo o mundo enfrentariam o mesmo sofrimento que a sua arquidiocese sofreu nas mãos dos extremistas muçulmanos se não tomarem “decisões fortes e corajosas”. Em declarações ao jornal italiano Corriere della Sera em 9 de agosto desde Erbil, no Curdistão Iraquiano, Dom Emil Nona advertiu que “nossos sofrimentos hoje são o prelúdio dos que vocês, europeus e cristãos ocidentais, também sofrerão no futuro próximo”.

Vandalismo e Satanismo se espalham pelo Brasil


  Nosso tempo e a nossa pátria tem visto mudanças profundas e radicais no pensar e no agir. A cultura atual se vê marcada por terrorismo, guerra, atrocidades, violência moral e física e toda a espécie de ataque ao religioso, ao sadio, ao respeito. O homem moderno tem se afastado de Deus e dos valores cristãos e isso vem gerando um enorme buraco negro do mal que atrai, alicia e faz cair a muitos; seja na promiscuidade sexual, seja no ódio pelo sagrado ou pela profanação das coisas santas, o que se vê em muitos lugares é o aumento contra o religioso e contra a moral cristã.

domingo, 24 de agosto de 2014

Como se classificam as seitas satânicas?


  Em primeiro lugar da classificação indicamos as "Seitas Luciferinas" que acreditam que Lúcifer foi tratado injustamente pelo cristianismo, já que ele é o símbolo do conhecimento e a sabedoria sendo portanto a verdadeira luz, buscam o poder, o dinheiro e as influências. Uma de suas principais características é o segredo de suas atividades. Seu rito central é a missa negra ou vermelha e costumam ter uma forma anarquista de ver a vida.

sábado, 23 de agosto de 2014

Hoje é Dia de Santa Rosa de Lima, Padroeira da América Latina


  Isabel Flores y de Oliva nasceu na cidade de Lima, capital do Peru, no dia 20 de abril de 1586. A décima dos treze filhos de Gaspar Flores e Maria de Oliva. À medida que crescia com o rosto rosado e belo, recebeu dos familiares o apelido de Rosa, como ficou conhecida. Seus pais eram ricos espanhóis que se haviam mudado para a próspera colônia do Peru, mas os negócios declinaram e eles ficaram na miséria.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Hoje é Dia de Nossa Senhora Rainha


  "O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus". Disse, então, Maria: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!" Lc. 1,37-38. Ainda Lucas, nos Atos dos Apóstolos, coloca Maria no meio dos apóstolos, recolhida com eles em oração. Ela constitui o vínculo que mantém unidos ao Ressuscitado aqueles homens ainda não robustecidos pelos dons do Espírito Santo. Pois a sua extraordinária humildade e fé total na palavra do anjo, que fez descer sobre a Terra um Deus ainda mais humilde do que ela. E, através de suas virginais virtudes e pureza de coração, Maria ficou ainda mais próxima de seu Filho. 

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São Pio X


  Nasceu em 2 de junho de 1835 em Riese, Diocese de Treviso, Veneza (hoje Itália,)  com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto. Filho de Giambattista Sarto um sapateiro e Margarida Sanson. Viveu uma infância pobre com oito irmãos.Batizado em 3 de junho de 1835.Confirmado em 1 de setembro de 1848. Sentiu o chamado para o sacerdócio em sua juventude e estudou no Seminário de Pádua e ficou conhecido como um excepcional estudante.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São Bernardo de Claraval,monge e místico


  Testemunha privilegiada, cantor sublime, impulsionador fascinante da Ordem Cisterciense foi São Bernardo. A história eclesiástica do segundo quarto do século XII (1123 – 1153) se compreende na pessoa carismática de São Bernardo “não houve de fato acontecimentos no qual São Bernardo não tenha se interessado: Oriente e Ocidente, Igreja e sociedade laical, clero secular e regular sofreram a marca da sua genialidade:  Papas, bispos, reis, senhores feudais, camponeses, foram de diferentes modos repreendidos, moderados, agredidos como também confortados, exortados, encorajados, inflamados por este monge ardente e impetuoso, um verdadeiro enviado de Deus para livrar os homens da iniqüidade e do vicio, para tirá-los em seguida, direcionando-os ao caminho da mais alta espiritualidade cristã”.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Um pintor cristão ao estilo coreano


  Para comemorar o centenário do nascimento de Kim Ki-chang, artista cristão falecido em 2001, o Ministério da Cultura sul-coreano dedicou a ele uma retrospectiva no Museu Nacional, em Seul, intitulada "Cristo e o cordeiro surdo". É um fato inédito: o pintor é conhecido e respeitado no país, mas o caráter religioso da sua obra o tinha mantido longe dos edifícios estatais até agora.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Corrija seu filho!


  Apresentamos aos nossos leitores um ótimo texto do grande catequista que foi o Pe. Álvaro Negromonte, sobre a correção e educação dos filhos. Vale para pais, educadores em geral e todos aqueles que têm o grande e difícil ofício de educar crianças, adolescentes e jovens. A boa correção, segundo ele, deve ser “rara” e “justa”:

domingo, 17 de agosto de 2014

Celebremos a Solenidade da Assunção Gloriosa da Virgem Maria


  A Assunção de Maria é um dogma solenemente definido por Pio XII em 1° de Novembro de 1950, segundo o qual Nossa Senhora, no termo da sua vida mortal, foi elevada ao céu em corpo e alma. Pio XII referia que “não só os simples fiéis, mas até aqueles que, em certo modo, personificam as nações ou as províncias eclesiásticas, e mesmo não poucos Padres do concílio Vaticano pediram instantemente à Sé Apostólica esta definição”. “Com o decurso do tempo essas petições e votos não diminuíram, antes foram aumentando de dia para dia em número e insistência”, acrescentava na Constituição Apostólica com a qual se deu a definição do dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao Céu.

sábado, 16 de agosto de 2014

Terror para os cristãos do Iraque: Plano de islamização continua de forma cruenta


  “Eles nos deram quatro opções: Conversão ao Islã, pagar para ser protegido, morrer ou fugir”, esta é a declaração de uma das refugiadas cristãs no Iraque. A situação está cada vez pior e não, além da Igreja Católica, tantas vozes que se levantem contra os assassinatos em massa. Muitos políticos veem os atuais conflitos em todo o Iraque como algo já comum ou apenas institucionais, mas a verdade é que estamos vendo um massacre religioso e um dos mais bárbaros. Cristãos orientais e católicos têm sido crucificados, empalados (inserção de uma estaca por algum orifício do corpo até a morte), decapitados, infibulados (mutilação das partes genitais), estuprados, queimados e esquartejados vivos. O cenário é aterrador. É medonho!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Carta do Papa Francisco ao Secretário Geral da ONU sobre os conflitos no Iraque


  “Com o coração apertado e angustiado, acompanhei os dramáticos acontecimentos dos últimos dias no norte do Iraque, onde os cristãos e as outras minorias religiosas foram obrigados a fugir de suas casas e assistir à destruição de seus lugares de culto e do patrimônio religioso. Comovido com esta situação, pedi ao Cardeal Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que foi Núncio no Iraque nos Pontificados de São João Paulo II e Bento XVI, para manifestar a minha proximidade espiritual e expressar a minha preocupação, assim como de toda a Igreja Católica, com o intolerável sofrimento de pessoas que desejam somente viver em paz, harmonia e liberdade na terra de seus antepassados.

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São Maximiliano Maria Kolbe, Fundador da Milícia da Imaculada


  Nasceu na Polônia, em 1894. Morreu num campo de concentração nazista, oferecendo a sua vida em favor de um pai de família condenado à morte. Era franciscano conventual. Ensinou teologia em Cracóvia. Devotadíssimo de Nossa Senhora fundou, na Polônia, a “Milícia da Imaculada”, obra tanto literária como pastoral de evangelização a partir de Nossa Senhora. E para maior divulgação da devoção à Imaculada, criou a Revista Azul, destinada aos operários e camponeses, alcançando, em 1938, cerca de 1 milhão de exemplares.

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Declaração do Patriarca Caldeu: a situação alarmante dos refugiados no Iraque exige uma tomada de posição


+Louis Raphael Sako
Patriarca Caldeu da Babilônia
Presidente da Assembleia dos Bispos Católicos no Iraque
Bagdá – Iraque
10 de agosto de 2014

  A morte e a doença estão se apossando das crianças e idosos dentre milhares de famílias refugiadas espalhadas ao longo da Região do Curdistão, que perderam tudo nos trágicos acontecimentos recentes, enquanto os Militantes do ISIS ainda estão avançando e a ajuda humanitária é insuficiente. Há setenta mil cristãos desalojados em Ankawa [Erbil] juntamente com as demais minorias nesta cidade, que tem uma população de mais de vinte e cinco mil cristãos. As famílias que encontraram abrigo dentro das igrejas ou escolas estão em condição relativamente boa, ao passo que aqueles que ainda estão dormindo nas ruas e parques públicos encontram-se em situação deplorável…

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Mensagem do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso sobre a restauração do califado no Iraque


  O mundo inteiro testemunhou incrédulo ao que agora é chamado de “Restauração do Califado”, este que foi abolido em 29 de outubro de 1923 por Kamal Araturk, fundador da Turquia moderna. A oposição a esta “restauração” pela maioria dos institutos religiosos e políticos muçulmanos não impediu que os jihadistas do “Estado Islâmico” cometessem e continuem a cometer indizíveis atos criminais.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Hoje é Dia de Santa Clara de Assis


  Filha de uma nobre família italiana, Clara tinha a vida vazia até o dia em que ouviu um sermão de Francisco de Assis, na Igreja de São Giorgio.  Profundamente tocada pelos ideais de humildade e serviço do santo, Clara fugiu de casa no mesmo dia, indo refugiar-se junto a Francisco, na Capela de Porciúncula.

domingo, 10 de agosto de 2014

O que é a "Escravidão a Nossa Senhora"?


  A Consagração a Nossa Senhora ensinada por São Luís Maria de Montfort é uma consagração simples, porém total, da pessoa inteira, como fala na própria fórmula da consagração, em “corpo, alma, bens exteriores, bens interiores, valor das obras boas passadas, presentes e futuras.” Segundo o próprio São Luís, consagramos a Deus, por Maria, tudo o que fazemos; é o valor espiritual de todas as nossas obras de virtude, que não são nossas, senão do próprio Deus em nós.

Hoje é Dia de São Lourenço - Dia do Diácono


  São Lourenço foi o primeiro dos sete diáconos da Igreja de Roma e um dos santos mais venerados pela antiguidade cristã e pela Idade Média. Essa função fazia dele, depois do Papa, (na época era Sisto II), o primeiro responsável pela Igreja e pela caridade em favor dos pobres. No auge da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice foi preso e conduzido ao martírio e por esta razão concedeu a São Lourenço o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres.

sábado, 9 de agosto de 2014

Novas normas para o Rito da Paz da Missa


CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
CARTA CIRCULAR: O SIGNIFICADO RITUAL DO DOM DA PAZ NA MISSA


1. “Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz”[1], são as palavras com as quais Jesus promete aos discípulos reunidos no cenáculo, antes de enfrentar a paixão, o dom da paz, para infundir-lhes a gozosa certeza de sua presença permanente. Depois de sua ressurreição, o Senhor leva ao termo sua promessa apresentando-se no meio deles, no lugar em que se encontravam por temor aos Judeus, dizendo: “A paz esteja convosco!”[2]. A paz, fruto da Redenção que Cristo trouxe ao mundo com sua morte e ressurreição, é o dom que o Ressuscitado segue oferecendo hoje a sua Igreja, reunida para a celebração da Eucaristia, de modo que possa testemunhá-la na vida de cada dia.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Hoje é a Festa da Transfiguração do Senhor


  A Festa da Transfiguração do Senhor, celebrada no Oriente desde o século V, celebra-se no Ocidente desde 1457. Situada antes do anúncio da Paixão e da Morte, a Transfiguração prepara os Apóstolos para a compreensão desse mistério. Quase com o mesmo objetivo, a Igreja celebra esta festa quarenta dias antes da Exaltação da Cruz, a 14 de Setembro. A Transfiguração, manifestação da vida divina, que está em Jesus, é uma antecipação do esplendor, que encherá a noite da Páscoa. Os Apóstolos, quando virem Jesus na sua condição de Servo, não poderão esquecer a sua condição divina.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

É necessário ter uma fé esclarecida


  O apóstolo São Pedro, escrevendo aos primeiros fiéis e por eles instruindo os fiéis de todos os tempos, dizia: “Ficai sempre prontos a responder em defesa da religião a quem quer que lhes pergunte qual a razão da esperança que está em vós”. O que traduzimos por responder em defesa da religião está expresso em uma só palavra no texto de São Pedro. Ele diz ao pé da letra: apologia: “Estejam sempre prontos para a apologia”; quer dizer, segundo as solenes instruções de São Pedro, o santo Papa, todo cristão deve estar sempre preparado para a apologia, para a defesa da fé, contra quem quer que lhe pergunte a razão da esperança que ele traz consigo. É preciso pesar bem os termos de São Pedro: estar sempre preparado contra quem quer que seja.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São João Maria Vianney - Dia do Padre


  O Dia do Padre é celebrado oficialmente a 4 de agosto, data da Festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o papa Pio XI o proclamou "homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico". Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas, cuja vida e santidade comprovadas estimulam a uma vida de fé em comunhão com a vontade de Deus.

sábado, 2 de agosto de 2014

As poderosas Orações de Santa Brígida


  Publicamos as famosas orações de Santa Brígida que, se forem feitas com devoção e gosto, trarão um grande benefício espiritual aos orantes. Neste período da oração, não deixe de buscar a confissão e uma maior penitência. Quanto às disposições necessárias para tal devoção, não deixe de ler nosso post inicial sobre a devoção que Santa Brígida ensinou. Para todos os dias, reze assim: Comece, SEMPRE, com o SINAL DA CRUZ! Faça uma oração inicial ao ESPÍRITO SANTO! Depois diga: 1ª ORAÇÃO: Pelos Sacerdotes, freiras e religiosos militantes! Reze agora um Pai Nosso... E depois uma Ave Maria... (E a seguir...):

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Agosto: Mês vocacional


  Como em todos os anos, o mês de agosto é reservado pastoralmente e liturgicamente como “mês vocacional”. Claro que a reflexão sobre vocação deve ser permanente em nossa Igreja; afinal de contas, toda a Igreja é vocacionada – chamada por Deus à santidade. Mas neste mês, em especial, voltamos nossos olhos para as algumas vocações específicas. A vocação é a resposta humana ao convite de Deus para a perfeição num caminho.