Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Hoje é Dia de São Jerônimo


  São Jerônimo foi um homem de grande cultura, era doutor nas Sagradas Escrituras, teólogo, escritor, filósofo, historiador. Foi ele quem traduziu a Bíblia pela primeira vez, do hebraico e grego para o latim, a língua falada pelo povo. Sua tradução foi chamada de Vulgata, ou seja, popular. São Jerônimo nasceu na Dalmácia, hoje Croácia, no ano de 340. Sua família era rica, culta e de raiz cristã. Ele era filho único e herdou uma pequena fortuna de seus pais. Após a morte deles, Jerônimo foi morar em Roma. Lá, estudou retórica, que é a arte de falar bem, oratória, com os melhores mestres da época. Com isso, adquiriu mais cultura ainda.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Hoje é Dia dos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael


  Celebramos a festa dos três Arcanjos que a sagrada Escritura menciona pelo seu nome próprio: Miguel, Gabriel e Rafael. Mas, o que é um anjo? A sagrada Escritura e a tradição da Igreja fazem-nos descobrir dois aspectos. Por um lado, o Anjo é uma criatura que está diante de Deus, orientada, com todo o seu ser para Deus. Os três nomes dos Arcanjos terminam com a palavra "El", que significa "Deus". Deus está inscrito nos seus nomes, na sua natureza. A sua verdadeira natureza é a existência em vista d'Ele e para Ele. Explica-se precisamente assim também o segundo aspecto que caracteriza os Anjos: eles são mensageiros de Deus. Trazem Deus aos homens, abrem o céu e assim abrem a terra. Exatamente porque estão junto de Deus, podem estar também muito próximos do homem. De fato, Deus é mais íntimo a cada um de nós de quanto o somos nós próprios.

Os Sete Arcanjos


  “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que apresentam as orações dos justos e têm lugar diante da majestade do Senhor.” (Livro de Tobias 12,15). Nas Sagradas Escrituras só aparecem denominados os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael, ainda que como se pode verificar na transcrição do Livro de Tobias, parte integrante da Bíblia, sejam referidos sete Arcanjos, creio que o não sabermos o nome de todos não será relevante, basta através da nossa fé acreditarmos e estarmos gratos a Deus Nosso Senhor por nos oferecer esses “escudos protetores”. Ainda assim e de acordo com o Livro de Enoch, que não faz parte da Bíblia, os arcanjos são Uriel, Raguel, Sariel e Jerahmeel, enquanto que em outras fontes apócrifas encontramos as variantes Izidkiel, Hanael e Kepharel ao invés dos últimos três.

domingo, 28 de setembro de 2014

Papa Francisco celebra encontro de idosos e avós no Vaticano com a presença de Bento XVI


  Em uma ensolarada manhã no Vaticano e em uma Praça de São Pedro abarrotada por cerca de 40 mil idosos e acompanhantes, o Papa Francisco presidiu o Encontro com os idosos e avós e alentou os mesmos a custodiarem e transmitir a fé, e a lutar contra a cultura do descarte do mundo atual. No evento no qual participou o Supremo Pontífice Emérito, Bento XVI, e no qual deram seu testemunho diversos idosos, incluindo um que conseguiu fugir da perseguição do Estado Islâmico no Iraque, o Papa Francisco ressaltou que "a velhice, de forma particular, é um tempo de graça, no qual o Senhor nos renova seu chamado: chama-nos a custodiar e transmitir a fé, chama-nos a orar, especialmente a interceder; chama-nos a estar perto dos necessitados".

Dia de Oração pelo Sínodo para a Família


  Hoje é o dia dedicado à oração pela III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que terá lugar de 5 a 19 de outubro, sobre o seguinte tema: “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização”. Todas as Dioceses e outras Igrejas particulares, as Paróquias, os Institutos de vida consagrada, as Associações de fiéis e os Movimentos da Igreja são convidados a rezar nas Missas e em outros momentos celebrativos ou de oração pelo êxito do Sínodo, tanto nestes dias precedentes quanto durante os trabalhos sinodais. Em Roma, rezar-se-á todos os dias na Capela da Salus Populi Romani da Basílica de Santa Maria Maior.

sábado, 27 de setembro de 2014

Jesuítas celebram com o Papa o bicentenário da restauração da Companhia de Jesus


  O Papa Francisco presidiu às 17h locais deste sábado, na "Chiesa del Gesù" (Igreja de Jesus) – igreja-mãe dos Jesuítas – situada no centro de Roma –, as Vésperas e Ação de Graças, por ocasião do bicentenário da restauração da Companhia de Jesus por obra de Pio VII em 1814, após a supressão por parte do Papa Clemente XIV em 1773. Durante a homilia da celebração, após recordar que a Companhia viveu tempos difíceis, de perseguição, em que os inimigos da Igreja conseguiram obter a supressão da Companhia, o Santo Padre frisou que hoje, recordando a sua restauração, "somos chamados a recuperar a nossa memória, recordando os benefícios recebidos e os dons particulares" (cfr Exercícios Espirituais, 234).

Hoje é Dia de São Vicente de Paulo


  Vicente de Paulo foi, realmente, uma figura extraordinária para a humanidade. Pertencia a uma família pobre, de cristãos dignos e fervorosos. Nasceu em Pouy, França, no dia 24 de abril de 1581. Na infância, foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta Corte da sociedade de sua época. Aos dezenove anos, foi ordenado padre e, antes de ser capelão da rainha Margarida de Valois, ficou preso durante dois anos nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio "dono", que, ao longo desse período, Vicente conseguiu converter ao cristianismo.

"Missa" negra nos EUA e balada satânica no Brasil: o diabo avança em seu poder!


  Uma “missa” satânica (“missa” negra) acontecida neste mês em Oklahoma City - EUA provocou protestos e vigílias de oração da parte daqueles que se opuseram ao evento, que incluiu um ritual no qual Jesus Cristo foi “denunciado” e uma bolacha representando a hóstia consagrada foi pisoteada, conforme informa o jornal Tulsa World. A “missa” aconteceu no Centro Cívico de Oklahoma City, e foi organizada por Adam Daniels, um autodeclarado devoto do diabo, segundo o jornal.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

"As pessoas estão morrendo enquanto rezam… É difícil ter esperança no Iraque”


  “É dilacerante escutar falar de pessoas que estão morrendo enquanto rezam… É difícil ter esperança no Iraque”, disse a Irmã Maria Hanna da comunidade das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina presentes em Siena, Iraque. “As santas imagens, os ícones e todas as estátuas estão sendo destruídas. As cruzes foram derrubadas dos telhados das Igrejas e foram substituídas pelas bandeiras do Estado Islâmico”, descreve a Irmã Hanna através de uma carta. Neste ponto é importante recordar que os membros do Estado Islâmico ameaçaram agir assim com todos aqueles que se oponham aos seus objetivos.

Hoje é Dia de São Cosme e Damião


  Conhecidos como “os sem dinheiro” e com a graça de serem citados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos, os mártires Cosme e Damião nasceram em Egeia na Ásia Menor e seus nomes de batismo eram Acta e Passio. Tinham outros irmãos de nome Antimo, Leôncio e Euprépio que cresceram sob o regime de perseguição do imperador Diocleciano que findou por vitimar seu pai.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Bayer paga multa milionária por lesões causadas por suas pílulas anticoncepcionais


  No seu relatório financeiro para acionistas do segundo trimestre de 2014, a empresa farmacêutica alemã Bayer reconheceu ter gastado cerca de 2 bilhões de dólares em acordos por denúncias de problemas de saúde causados pelas pílulas anticoncepcionais Yasmin, Yaz, Ocella e Gianvi, nos Estados Unidos. Na página 54 do seu relatório, Bayer, cujo lema é “ciência para uma vida melhor”, reconhece que “no dia 9 de julho, Bayer chegou a acordos, sem admissão de responsabilidade, para resolver os processos de aproximadamente 8900 pessoas nos Estados Unidos, por um montante total de 1,8 bilhões de dólares”.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Casal brasileiro das Equipes de Nossa Senhora é chamado pelo Papa para o Sínodo sobre as famílias


  "Abertura à vida e a responsabilidade educativa” é o tema que será apresentado pelo casal brasileiro Arturo e Hermelinda de Sá Zamperline, convocados pelo Papa Francisco para participar da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 5 a 19 de outubro, no Vaticano. Casados há 41 anos, eles são os coordenadores nacionais do movimento das Equipes de Nossa Senhora (ENS) e moram em São José dos Campos (SP). Além deles, foram chamados outros 13 casais do mundo inteiro na condição de auditores, ou seja, terão direito à palavra, mas não ao voto.

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Hoje é Dia de São Padre Pio


Amados irmãos e irmãs

  No centro da minha peregrinação a este lugar, onde tudo fala da vida e da santidade de Padre Pio de Pietrelcina, tenho a alegria de celebrar para vós e convosco a Eucaristia, mistério que constitui o âmago de toda a sua existência: a origem da sua vocação, a força do seu testemunho e a consagração do seu sacrifício (...). Há pouco ouvimos o Evangelho da tempestade acalmada, que foi acompanhado de um texto breve mas incisivo do Livro de Jó, em que Deus se revela como o Senhor do mar. Jesus ameaça o vento e ordena ao mar que se acalme, interpelando-o como se ele se identificasse com o poder diabólico. Com efeito, segundo o que nos dizem a primeira Leitura e o Salmo 106 [107], na Bíblia o mar é considerado um elemento ameaçador, caótico e potencialmente destruidor, que somente Deus, o Criador, pode dominar, governar e acalmar.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ainda há razões para que as mulheres usem o véu na Igreja?


  Por que São Paulo aconselha as mulheres a manter a cabeça coberta durante ações litúrgicas? O Código de Direito Canônico de 1917 prescrevia para as mulheres a manter a cabeça coberta na igreja, especialmente no momento da Sagrada Comunhão [1]. No novo Código não há qualquer vestígio desta disposição e agora este costume antigo e venerável caiu no esquecimento; e ainda era baseado em uma disposição do Apóstolo São Paulo. Mas, entre a exegese moderna racionalista, que tende a remover todas as disposições especiais ("passé..."), e o clichê infame que "o homem de hoje" não haveria mais de poder compreender certas coisas, até mesmo o costume de as mulheres cobrirem suas cabeças na igreja, foi perdida.

Comissão da reforma do Processo matrimonial é criada e perguntas pairam no ar


  O sigilo na Igreja é e sempre foi algo natural e necessário. Às vezes, no entanto, curioso e intrigante. Foi o que aconteceu nesta semana. A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou no sábado passado (20) que em 27 de agosto de 2014, quase um mês atrás, o Santo Padre assinou o ato de criação da uma “Comissão Especial de estudo para a reforma do processo matrimonial”.  Não podemos nos esquecer que estamos a cerca de duas semanas do começo do “Sínodo para a Família”, que decorre a partir de 5 de Outubro e que discutirá questões complexas e polêmicas sobre o status atual da família, sobre a indissolubilidade do matrimônio e a comunhão a alguns recasados. O anúncio discreto da criação desta Comissão tem mais força do que parece ser e foi delicadamente retido até agora.

domingo, 21 de setembro de 2014

Viagem do Santo Padre, o Papa Francisco a Albânia


  Entre os vários encontros e compromissos do Papa na Albânia, o ponto alto foi a solene celebração da Santa Missa, na Praça Madre Teresa, em Tirana. Antes da celebração Eucarística, o Prefeito da cidade, Lulzim Xhelar Basha, acompanhado de sua esposa, cumprimentou o Bispo de Roma e lhe entregou as chaves da capital albanesa. Durante a Santa Missa, da qual concelebraram numerosos bispos e sacerdotes, na presença de uma grande multidão de fiéis, o Papa Francisco pronunciou sua homilia, partindo do Evangelho de hoje, no qual Jesus chama, além dos Doze Apóstolos, também outros setenta e dois discípulos e os envia às aldeias e às cidades para anunciar o Reino de Deus. Jesus veio trazer ao mundo o amor de Deus e o irradia através da comunhão e da fraternidade – explicou o Pontífice -. Deste modo, ele forma uma comunidade de discípulos: uma comunidade missionária, que a treina para a missão, para “partir em missão”.

"Quando se pretende, em nome de uma ideologia, expulsar Deus da sociedade, acaba-se adorando ídolos", diz o Papa


  Em sintonia com o que afirmara já de manhã às Autoridades e ao Corpo Diplomático, de tarde, no encontro com os líderes das diferentes religiões, na Universidade Católica, o Santo Padre advertiu “não é digno de Deus nem do homem” qualquer “uso distorcido da religião”. “Matar em nome de Deus é sacrilégio. Discriminar em nome de Deus é desumano”. O Papa começou por recordar que a Albânia foi testemunha das inúmeras violências e dramas que pode causar a exclusão forçada de Deus da vida pessoal e comunitária.

sábado, 20 de setembro de 2014

Eleições 2014: um blefe de candidatos


  Há de se dar plena razão aos que consideram a participação dos candidatos nos debates veiculados pelos meios de comunicação inócua e pouco relevante para o processo de discernimento dos eleitores. Também são coerentes os argumentos dos que apontam a propaganda eleitoral como verdadeira enganação. Pode não chegar a tanto, mas essas produções chamam a atenção pela exposição pouco nobre de pessoas que, no afã de ganhar voto, por meio de seus discursos, se desenham como “salvadoras da pátria”. Em suas falas, buscam aproximar-se dos heróis da ficção. Talvez, possa até constituir objeto de estudo a semelhança entre os personagens folclóricos da literatura e a imagem que a propaganda eleitoral produz sobre candidatos. Eles aparecem como cidadãos e cidadãs com identidade, trajetória e história não condizentes com o que, de fato, são; e sempre longe do que podem vir a ser. Viver de miragens do próprio ego, incontestavelmente, é uma das mais trágicas situações existenciais, com a produção de prejuízos para a cidadania e comprometimentos sérios na vida política.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Desabafo de um Bispo sobre certas Liturgias


  Pobres dos fiéis católicos que frequentam as Santas Missas em muitas de nossas igrejas… Submetidos tantas vezes às arbitrariedades de uma pseudo-liturgia pautada por distorções, abusos, ridículas inserções de palmas, agitação de folhetos, danças, símbolos e mais símbolos que não simbolizam nada. Quanto abuso! Quanta arbitrariedade! Quanta falta de respeito não só para com Aquele para quem deveria dirigir-se a celebração, mas também para com os pobres fiéis que são obrigados a engolir esdrúxulas situações falsamente chamadas de 'inculturação litúrgica', mas que na verdade revelam falta de fé ou a ignorância das mais elementares verdades da fé em relação à Eucaristia, à Presença Real e outras.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Novos Bispos concluem seu curso em Roma


  Mais de 100 novos bispos do mundo inteiro, nomeados entre 2013 e primeiro semestre de 2014, participam de encontro, promovido pela Congregação dos Bispos, no Vaticano. A reunião teve início no dia 9 e encerra, hoje, 18 de setembro. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está representada por 12 novos bispos que receberam a nomeação no último ano.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Oração e Preces pelo Sínodo da Família


  O último domingo do mês de setembro, dia 28, será dedicado à oração pela III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, em agenda de 5 a 19 de outubro, no Vaticano, com o tema “Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização”. Um comunicado difundido pela Secretaria do Sínodo convida as dioceses, Igreja particulares, comunidades paroquiais, Institutos de vida consagrada, associações e movimentos a rezarem nas celebrações eucarísticas e em outros momentos celebrativos, nos dias anteriores e durante os trabalhos sinodais.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Celebração do Domingo para o cristão


  Infelizmente, a grande maioria dos cristãos desconhece o significado do Dia do Senhor, o chamado Domingo. Pois bem, aproveitando ainda o tempo pascal, é conveniente uma reflexão sobre o sentido deste dia tão importante, Páscoa semanal, na qual celebramos a ressurreição do Senhor, sua vitória sobre a morte e causa de nossa vida.

E as riquezas do Vaticano?


  A revista norte-americana Fortune, especializada em temas econômicos, desmentiu o mito das “grandes riquezas” do Vaticano, e informou que se a Santa Sé fosse uma corporação, nem sequer chegaria perto das 500 mais ricas da sua famosa lista Fortune 500. No seu artigo intitulado “This pope means business” (“Este Papa leva a sério”), a Fortune indicou que “frequentemente é assumido que o Vaticano é rico, mas se fosse uma companhia, não chegaria nem perto da lista Fortune 500”.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Hoje é Dia de Nossa Senhora das Dores


  A Memória de hoje liga-se a uma antiga tradição cristã. Contam que, na Sexta-feira da Paixão, Maria Santíssima voltou a encontrar-se com Jesus, seu filho. Foi um encontro triste e muito doloroso, pois Jesus havia sido açoitado, torturado e exposto à humilhação pública. Coroado de espinhos, Jesus arrastava até ao Calvário a pesada cruz, para aí ser crucificado. Sua Mãe, ao vê-lo tão mal tratado, com a coroa de espinhos, sofre de dor. Perdendo as forças, caiu por terra, vergada pela dor e pelo sofrimento de ver Jesus prestes a morrer suspenso na cruz. Recobrando os sentidos, reuniu todas as suas forças, acompanhou o filho e permaneceu ao pé da Cruz até o fim.

Vigília de Oração pela Paz


  Rezar pela paz é hoje uma grande tarefa para todos nós cristãos. A paz não vem apenas de acordos ou de tréguas, mas vem pelo Príncipe da Paz, Jesus Cristo. Enquanto não dermos lugar no coração à mensagem de amor e de justiça que Jesus de Nazaré nos ensinou, a paz não acontecerá. Milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com os conflitos e guerras e ficam à mercê de doenças, atrocidades, perdas e separações. Devemos rezar por todos esses irmãos e suplicar ao Senhor a piedade e a misericórdia.

Comissão debaterá Sinodalidade e Primado do Papa. Será o fim do poder do Papa?


  Há muito se discute o papel dos Bispos na Igreja Universal e o do Papa perante toda a Igreja. Chegar a um consenso não é fácil: um lado diz que os Bispos não têm o poder que deveriam e que poderiam opinar mais sobre os caminhos da Igreja Católica e que o Papa não deveria ter tanto poder centralizado; outro lado diz que os Bispos opinam demais e que o Papa deve controlar mais a Igreja, tomando decisões mais unilaterais. Um meio termo ainda não veio, mas as conversações já acontecem há anos, sobretudo entre católicos e ortodoxos que vivem realidades diferentes neste tema da sinodalidade e do Primado do Papa. É dentro deste debate que vai acontecer mais um encontro para discutir este tema tão importante e tão difícil. O que pensar? Vejam a reportagem da Rádio Vaticana sobre o Encontro de Amã:

Arquidiocese de Niterói celebrou mais uma Romaria a Aparecida


  No início da manhã do sábado passado, dia 13, às 6h, já se concentravam na sacristia auxiliar da Basílica de Nossa Senhora Aparecida dezenas de sacerdotes, diáconos e seminaristas para a Santa Missa da Peregrinação anual de nossa Arquidiocese à Aparecida do Norte. Dentro da Basílica, 8 mil romeiros vindos da Arquidiocese de Niterói e que se misturavam aos outros tantos peregrinos à Casa da Mãe Aparecida, já aguardavam o início do Santo Sacrifício e rezavam e contemplavam. Mais uma vez nosso Arcebispo Dom José Francisco conduzia uma visita do “povo do mar” a “Senhora das águas”, como ele mesmo nos recordou no início da Celebração Eucarística.

domingo, 14 de setembro de 2014

Papa Francisco celebra casamentos e declara: "Matrimônio não é ficção"


  No início da manhã deste domingo (14), a Igreja participou da alegria de 20 casais. O Papa Francisco celebrou a Santa Missa com o Sacramento do Matrimônio. A Basílica de São Pedro, em dia de festa, emoção e oração, ficou repleta de pais e familiares dos noivos. Diante de Deus, os casais realizaram a comunhão para a vida inteira. Na sua homilia, o Pontífice fez referência ao Livro dos Números, sobre o caminho do povo no deserto. “Pensemos naquele povo em marcha, guiado por Moisés! Era formado, sobretudo, por famílias: pais, mães, filhos, avós; homens e mulheres de todas as idades, muitas crianças, com idosos que sentiam dificuldade em caminhar.” Aquele povo que, segundo o Papa Francisco, faz lembrar a Igreja em caminho no deserto do nosso mundo atual. Lembra ainda “o Povo de Deus que é composto, na sua maioria, por famílias”.

sábado, 13 de setembro de 2014

No centenário da Primeira Guerra mundial o Papa Francisco em Redipuglia: "A guerra é uma loucura"


  O Papa voltou a denunciar a “loucura da guerra”, alimentada pelos “planificadores do terror” e dos “organizadores do conflito”, sedentos de dinheiro e de poder. A severa admoestação do Pontífice ressoou na manhã de 13 de Setembro, durante a missa celebrada em Redipuglia (Itália), na recordação do centenário da primeira guerra mundial.

A arte que fala de devoção e história


  O Museu do Vaticano inova mais uma vez trazendo uma mostra inusitada de imagens sacras produzidas na América Latina da época da colonização espanhola no Uruguai. É a primeira vez que este patrimônio guarani e jesuítico aporta noutras terras. A iniciativa certamente tem a ver com o novo pontificado, levando ao Vaticano as raízes do Papa Francisco: a América e os Jesuítas. “Estes objetos – explica a L'Osservatore Romano Daniel Ramada Piendibene, embaixador do Uruguai junto da Santa Sé – contam-nos um mundo, fazem-nos entrar na vida diária dos jesuítas e dos guaranis, documentam um modelo social muitas vezes ignorado”.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O Matrimônio natural e sua importância


  O casamento é, na atualidade, objeto de discussão nos fóruns políticos, onde se reclama, em nome da liberdade, o direito ao que alguns entendem como novas formas de matrimônio. Para os que defendem tal equiparação, o casamento monogâmico, ordenado à procriação e educação dos filhos, seria apenas um modelo de matrimônio, sendo de admitir outros, nomeadamente o que institucionalizaria a união afetiva entre duas pessoas do mesmo sexo, mesmo que, por este motivo, ficasse excluída a priori a eventualidade da geração.

Blasfêmia absolvida na França


  A decisão da Justiça penal francesa de inocentar nove ativistas do movimento feminista Femen, acusadas de danificar um dos sinos da catedral Notre Dame de Paris durante um protesto, provocou críticas por parte de políticos e religiosos franceses. Ao mesmo tempo, o Tribunal Penal de Paris condenou três vigias da catedral que haviam tentado interromper a ação das militantes a multas que vão de 300 euros a 1 mil euros (R$ 900 a R$ 3 mil) por violência contra as militantes.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cardeal Müller fala sobre a sacralidade do Matrimônio cristão


  O Cardeal Gerhard Ludwig Müller, Chefe da Congregação para a Doutrina da Fé, responde a perguntas sobre o matrimônio e invoca a tradição como resposta aos que pretendem mudar a teologia do casamento. Acompanhe duas das perguntas que lhe foram dirigidas e as suas respostas firmes baseadas na Escritura Sagrada. É um momento para meditar, compreender e aceitar a doutrina de Jesus, sem mudar o que Nosso Senhor nos ensinou.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

O nome glorioso de Maria


  Foi imposto este nome à Senhora não casualmente ou por arbítrio humano, senão (como dizem os Santos) por disposição divina e instinto do Espírito Santo; e por ventura foi anunciado à Santa Ana por algum Anjo, como foi o do Precursor a seu pai Zacarias. Considera, pois, neste nome, as suas significações.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Comunicação não é só informação, mas comunhão eclesial


  Terminou hoje, em Bogotá, um Seminário sobre Comunicações Sociais para os Bispos da Colômbia, Venezuela e Equador, promovido pelo Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS), em colaboração com o setor de Comunicação do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM). Como transmitir o Evangelho através das novas linguagens da tecnologia da informação? Esta questão foi abordada pelos Bispos latino-americanos, reunidos na capital colombiana até o dia de hoje.

A conversão pastoral da paróquia


  No dia 23 de agosto, na Paróquia da Santíssima Trindade do Vicariato Alcântara, aconteceu a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral. Arcebispo, padres, diáconos, religiosas e cristãos leigos, em número aproximado de 350 participantes, estávamos representando as paróquias, pastorais e movimentos de nossa Arquidiocese. Nesta Assembleia, eu fiz a apresentação do documento 100 da CNBB sobre a paróquia: COMUNIDADE DE COMUNIDADES. A mesma dificuldade que enfrentei para escrever a palestra estou encontrando para escrever esse artigo. É que o Documento 100 é muito rico, ousado, desafiador, corajoso. Grande demais para caber numa palestra ou num artigo. Por isso, peço que entrem em contato com o Documento 100. Que o leiam, o analisem, o manipulem, sublinhem, façam como que ele seja seu. Porque ele é seu. Foi pensado para você.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Excertos de um Sermão para o Dia da Natividade de Nossa Senhora


  Hoje celebramos o nascimento da bem-aventurada Virgem Maria, de quem nasceu Aquele que é a vida de todos. Hoje nasceu a Virgem de quem quis nascer a salvação de todos, para dar àqueles que nasciam para morrer a possibilidade de renascerem para a vida. Hoje nasceu a nossa nova mãe, que apagou a maldição de Eva, nossa primeira mãe. Assim, através dela, somos herdeiros da bênção, nós, que por causa da primeira mãe tínhamos nascido sob a antiga maldição. Sim, Ela é na verdade uma nova mãe, uma mãe que renovou a juventude dos filhos envelhecidos, que curou o mal dum envelhecimento hereditário e de todas as outras formas de envelhecimento que lhe tinham sido acrescentadas. Sim, Ela é na verdade uma nova mãe, que dá à luz um filho através dum prodígio novo, permanecendo virgem, Ela é a que deu ao mundo Aquele que criou o mundo. […]

Hoje é a Festa da Natividade de Nossa Senhora


  A Natividade de Nossa Senhora é a festa de seu nascimento. É celebrada desde o início do cristianismo, no Oriente. E, no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador.

domingo, 7 de setembro de 2014

Papa Francisco: "Vocês sabem que as palavras matam"


  Milhares de fiéis e peregrinos rezaram com o Papa Francisco, na Praça São Pedro hoje, o Angelus dominical. Antes da oração mariana, o Pontífice comentou o Evangelho deste domingo, extraído do capítulo 18 de Mateus, que apresenta o tema da correção fraterna na comunidade dos fiéis. Jesus, explicou o Papa, nos ensina que se o meu irmão comete um pecado contra mim, eu devo ter caridade para com ele e, antes de tudo, falar pessoalmente com esta pessoa, explicando-lhe que o que disse ou fez não é bom. Se o irmão não me ouvir, Jesus sugere uma ação progressiva: primeiro, voltar a falar com ele com outras duas ou três pessoas; se, não obstante isso, ele não acolher a exortação, é preciso dizer à comunidade; e se não ouvir sequer a comunidade, é preciso fazer com que sinta a fratura e o distanciamento que ele mesmo provocou.

Semana Litúrgica 2014


  Mais uma vez nossa Paróquia de São Pedro se reunirá pra refletir e estudar acerca da Liturgia. Ela é o “cume e a fonte da vida da Igreja”, como nos recordou a Sacrossanto Concílio. Estudar Liturgia e se dedicar à Liturgia é se encantar com os Mistérios de Deus celebrados em Ritos, cores, sons, aromas e formas. Nesta “Semana Litúrgica” seguiremos o itinerário do famoso livro de Bento XVI, então ainda cardeal, sobre a Introdução ao espírito da liturgia. As considerações do cardeal convocam ao comprometimento da vida litúrgica: o “já” e o “ainda-não”, o “único” e o “depois”. Cristo toma iniciativa, aproxima-se de nós com essa particular forma humana, fazendo de nós irmãos para além de todas as fronteiras. É assim que o reconhecemos: é o Senhor, o único que, depois de nos salvar na cruz, continua a sua busca por cada homem; e isso se dá, de maneira forte, na Liturgia.

sábado, 6 de setembro de 2014

A nova realidade de uma Paróquia em missão


  “Todos” não é uma mera “força de expressão”, nem uma hipérbole. E quando o Santo Padre, o Papa Francisco nos fala do “sonho missionário de chegar a todos”, não está a referir-se a algo não concretizável, de um reino da utopia. “Chegar a todos” significa que ninguém passará por nós, cristãos, sem escutar e ser confrontado, ao menos uma vez na vida, com a Boa Nova de que Jesus é verdadeiramente o Salvador, e que em mais ninguém se encontra a vida em plenitude, a vida feliz. E significa, igualmente, que se alguém corre o risco de viver sem nunca escutar o Evangelho, cada um de nós, por si próprio, assume como seu encargo a responsabilidade de ir até ele, na atitude de quem sai de si, de quem se esquece do seu bem-estar para se preocupar com a necessidade de tornar os outros felizes.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Evangelização e Catequese


  Para a admissão à Vida Cristã, pressupõe conhecer e aceitar os princípios cristãos, o que é a Igreja e seu itinerário evangélico, pois ela existe para “levar a Boa Nova a todas as criaturas e a todos os confins da terra” (cf. Mt 28, 19-20). A evangelização e aprofundamento catequético são pré-requisitos para alguém ser inserido na vida comunitária da Igreja.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Eleições 2014: um suplício para os católicos


  Estamos vivendo num dos períodos mais difíceis de se votar no Brasil. Temos três candidatos que aparecem pontuando nas pesquisas e outros que vem mais atrás e que ainda recebem também alguns poucos votos, os chamados “nanicos”. Dos três, nenhum parece ser o que precisamos. Três péssimos candidatos! E o restante também não fica atrás: comunistas, pastores fundamentalistas e anarquistas. O que fazer nestas circunstâncias? Como votar nestas eleições? Devemos votar no menos ruim; na candidatura menos pior. Devemos ter nossa consciência e Deus diante de nós e rezar. Rezar para que o Brasil não sofra tanto com o resultado que vier em outubro.

O mundo, o homem e a fé para Bento XVI


  Na realidade, o homem separado de Deus reduz-se a uma só dimensão, a horizontal, e precisamente este reducionismo é uma das causas fundamentais dos totalitarismos que tiveram consequências trágicas no século passado, assim como a crise de valores que vemos na realidade atual. Obscurecendo a referência a Deus obscureceu-se também o horizonte ético, abrindo espaço ao relativismo e confirmando-se uma concepção ambígua da liberdade que em vez de ser liberatória acaba por ligar o homem a ídolos. As tentações que Jesus enfrentou no deserto antes da sua missão pública, representam bem aqueles "ídolos" que fascinam o homem, quando não vai além de si mesmo. Se Deus perder a centralidade, o homem perde o seu justo lugar, e não encontra a sua colocação na criação, nas relações com os outros. Não se extinguiu o que a sabedoria antiga evoca com o mito de Prometeu: o homem pensa que pode tornar-se ele mesmo "deus", dono da vida e da morte.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Hoje é Dia de São Gregório Magno


  Pedro foi "a pedra" sobre a qual o cristianismo se edificou. Mas para isso foi usada uma argamassa feita da dedicação e da fé de muitos cristãos que o sucederam. Assim, a Igreja Católica se fez grande devido aos grandes papas que teve, dentre os quais temos o papa Gregório, chamado "o Magno", ou seja, o maior de todos, em sabedoria, inteligência e caridade. Nascido em 540, na família Anícia, de tradição na Corte romana, muito rica, influente e poderosa, Gregório registrou de maneira indelével sua passagem na história da Igreja, deixando importantíssimas realizações, como, por exemplo, a instituiuição da observância do celibato, a introdução do pai-nosso na missa e o famoso "canto gregoriano". Foi muito amado pelo povo simples, por causa de sua extrema humildade, caridade e piedade.

As virtudes teologais e sua prática


  Ninguém acredita no que não espera, nem espera por aquilo em que não acredita. Cremos porque queremos e queremos porque cremos. A fé é mais do que acreditar em Deus e a esperança muito mais do que esperar sentado que os sonhos se concretizem. Fé e esperança implicam mudanças na vida, exigem que nos levantemos do conforto e corramos rumo a algo maior do que aquilo que conseguimos compreender. Acreditar não é uma atitude passiva de esperar que o mundo se alinhe para nos satisfazer, mas sim uma vontade ativa de criar o que se espera. De erguer com as próprias mãos aquilo em que se tem fé.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O retorno dos cátaros!


  Um pregador católico inglês, do século passado, escandalizou os seus fiéis ao dizer que era mais provável que a alguém lhe roubassem a carteira numa igreja católica do que num templo anglicano. Inquirido sobre a sua falta de fé na honestidade dos irmãos da sua própria Igreja, esclareceu que, enquanto a Igreja anglicana é só para pessoas respeitáveis, a romana, precisamente porque é católica, ou seja universal, é para todo o tipo de pessoas, ladrões incluídos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Celebremos o Mês da Bíblia!


  Estamos em mais um dos meses temáticos. Além dos temas dos textos bíblicos e os próprios da liturgia, a Igreja no Brasil nos sugere um assunto que perpassa todo o mês para a nossa reflexão. Em setembro, a Igreja Católica celebra o mês da Bíblia. Esse mês temático foi criado em 1971 e ele foi escolhido porque no último domingo celebramos o Dia Nacional da Bíblia, devido à proximidade da festa de São Jerônimo, patrono dos estudos Bíblicos, no dia 30.