Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Hoje é Dia do grande São Jerônimo, tradutor da Bíblia


  É incontestável o grande débito que a cultura e os cristãos, de todos os tempos, têm com este santo de inteligência brilhante e temperamento intratável. Jerônimo nasceu em uma família muito rica na Dalmácia, hoje Croácia, no ano 347. Com a morte dos pais, herdou uma boa fortuna, que aplicou na realização de sua vocação para os estudos, pois tinha uma inteligência privilegiada. Viajou para Roma, onde procurou os melhores mestres de retórica e desfrutou a juventude com uma certa liberdade. Jerônimo estudou por toda a vida, viajando da Europa ao Oriente com sua biblioteca dos clássicos antigos, nos quais era formado e graduado doutor.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Hoje é Dia dos Santos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael


Bendizei ao Senhor, mensageiros de Deus, heróis poderosos que cumpris suas ordens, sempre atentos à sua palavra. (Sl 102, 20)

  O mês de setembro tornou-se o mais festivo para os cristãos, pois a Igreja unificou a celebração dos três arcanjos mais famosos da história do catolicismo e das religiões - Miguel, Gabriel e Rafael - para o dia 29 de setembro, data em que se comemorava apenas o primeiro. Esses três arcanjos representam a alta hierarquia dos anjos-chefes, o seleto grupo dos sete espíritos puros que atendem ao trono de Deus e são seus "mensageiros dos decretos divinos" aqui na terra.

Provas e Tentações


  É verdade que a vida do homem sobre a Terra é luta e aridez, cruz e sangue, mas é bem verdade também que existem os momentos de oásis, onde o próprio Deus e outras criaturas nos concedem a alegria. A dupla imagem do deserto que muda conforme as chuvas ou a seca, favorece uma dupla teologia. Seu simbolismo tanto evoca a ideia de presença de Deus, quanto de tentação ou prova. Em seu aspecto de terra habitualmente sem água, sem vegetação nem habitantes é compreendido como lugar povoado por demônios (Lv 16,10; Lc 8,29; 11,24), sátiros (Lv 17,7) e animais maléficos (Is 13,21; 14,23; 30,6; 34,11-16; Sf 2,13-14). Quer dizer, nessa acepção, o deserto se opõe à terra habitada, da mesma forma que a maldição se opõe à bênção. Na vida, teremos aridez e refrigério, depende das chuvas, depende da luta.

sábado, 26 de setembro de 2015

Hoje é Dia de São Cosme e São Damião


  Hoje é dia de São Cosme e São Damião e não amanhã como muitos ainda pensam. Esses mártires sofreram o sacrifício em Ciro (na Síria), provavelmente durante a perseguição de Diocleciano, nos inícios do século IV. A data de 27 de Setembro corresponde provavelmente à dedicação da Basílica que o Papa Félix IV mandou construir em honra deles no Foro Romano e é a antiga data de sua comemoração, hoje dando lugar a São Vicente de Paulo. A Igreja onde estão algumas de suas relíquias é ainda meta de mais turistas que de devotos, pelo esplêndido mosaico que lhe decora a ábside.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Hoje é Dia de São Padre Pio


  Nasceu no dia 25 de Maio de 1887 em Pietrelcina, na Arquidiocese de Benevento, filho de Grazio Forgione e de Maria Giuseppa de Nunzio. Foi batizado no dia seguinte, recebendo o nome de Francisco. Recebeu o sacramento do Crisma e a Primeira Comunhão, quando tinha 12 anos.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Estamos nos preparando para a Missão Paroquial. A alegria do Evangelho é nossa Missão. Cristo te chama: Vem!


  No próximo mês de Outubro nossa Paróquia vai se dedicar às Santas Missões Populares. É minha preocupação como pai e pastor desta Comunidade, que respondamos aos apelos que o Espírito tem dado a nós para alargar nossa pastoral e abandonar aquele modelo de mera “conservação” para um momento de “ação contínua”. “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho.” (1Cor 9,16). “A Evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: ‘Ide, pois, fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandato.’ (Mt 28,19-20). Nestes versículos, aparece o momento em que o Ressuscitado envia os seus para pregar o Evangelho em todo tempo e lugar, para que a fé n’Ele se estenda a todos os cantos da Terra.” (EG 19). É a partir dessas palavras de Jesus e do Papa Francisco que entendemos a Missão Paroquial. Elas não são um movimento pastoral à parte, mas sim apresentam um jeito de ser de toda a Igreja. Elas levam em conta as pessoas, a realidade pastoral do lugar e a preocupação de nossa Igreja em ser uma “Igreja em saída”.

Visita Apostólica do Papa Francisco a Cuba, algumas considerações


  O Santo Padre, o Papa Francisco, faz nestes dias uma intensa viagem a dois pólos no mundo: de um lado a comunista Cuba e de outro a superpotência capitalista, os Estados Unidos da América. A escolha não foi por acaso. Francisco está mediando há tempos uma reaproximação entre os países que tem suas relações estremecidas há anos. Se Francisco conseguir que Raúl Castro e Barack Obama se olhem e iniciem um diálogo, isso é maravilhoso, entretanto o mais complicado e difícil será fazer os dois países chegarem a consensos quanto à economia e sistema social. Os Estados Unidos são cobrados diante de seus embargos econômicos à ilha de Raúl e quanto aos supostos crimes contra a humanidade da prisão de Guantánamo. Já Raúl é posto na parede para acabar com um regime que também supostamente retira a liberdade de seus cidadãos e que cala, a poder de força, qualquer voz dissonante de seu governo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

As devoções são importantes, mas a Liturgia é mais


  Existem diversas devoções na Igreja. Cada uma tem seu apelo e suas determinadas práticas. E existe a Liturgia da Igreja, que é a melhor e a mais alta forma de expressão da fé dos cristãos. Se pela devoção vamos a apenas a um lugar e nos concentramos num único aspecto da fé, pela santa Liturgia vamos ao todo e tocamos na fonte da vida da Igreja, alcançando o seu cume. Não podemos desprezar as expressões de fé e de devoção do povo, mas devemos alertar e ensinar o povo que a Liturgia é maior que a devoção. Diz o Documento sobre Liturgia do Vaticano II: “A Liturgia é fonte e cume de toda vida da Igreja” (SC 10). Isto quer dizer que dela todos bebemos e para ela, todos devemos acorrer.

Quando o povo do mar visita a Senhora das águas


  A cada ano nossa Arquidiocese no mês de Setembro faz sua peregrinação ao maior Santuário Mariano do mundo: Aparecida do Norte. É um momento cheio de emoção e de devoção. Neste ano, entre os dias 11 e 12, mais de 9 mil pessoas da Arquidiocese estiveram no Santuário nesta ocasião. Foi um momento propício para manifestarmos nossa unidade em torno ao nosso Pastor, Dom José Francisco e de demonstrar nosso amor à Virgem Mãe Aparecida. Aliás, a peregrinação é uma das formas de manifestar nosso amor e também nosso compromisso com o que nos pede a Mãe de Deus.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Festa da Natividade de Nossa Senhora


  Hoje celebramos a Festa da Natividade de Nossa Senhora, isto é, a festa de seu nascimento. Esta liturgia já era celebrada desde o início do cristianismo, no Oriente. E, no Ocidente, desde o século VII. O profundo significado desta festa é o próprio Filho de Deus, nascido de Maria para ser o nosso Salvador. Para vir o Messias ao seu povo, Deus escolheu uma Virgem especial, dotada de todas as virtudes humanas e espirituais para ser a Mãe do Senhor. O nascimento de Maria é já o início dos novos tempos e o alvorecer de uma nova época, banhada pela graça e misericórdia.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Defendamos a Missa Católica!


  Algumas pessoas podem correr o risco de participarem da Missa apenas de modo emocional e sentimental. Buscam Missas diferenciadas apenas para celebrar seus momentos sociais ou procurarem por cura e libertação. De fato, pela Missa podemos agradecer a Deus tantas coisas e podemos pedir outras, no entanto, esse não pode ser o nosso foco. Sobretudo, não podemos antagonizar a Missa Católica a um “novo estilo de Missa”, como se o modo de celebrar, seguindo as normas litúrgicas e o Missal, sem adendos, fosse “morto”, “sem emoção”, sem “tocar”. Ora, o Rito romano é único para todas as nossas paróquias e nenhum ministro ordenado pode modificá-lo sem que haja um ordenamento da Igreja. Se algum movimento da Igreja vive a Missa de uma maneira diferente, ele é livre para isso, desde que não se firam as normas litúrgicas, nem se menospreze a Missa que não siga tal escopo. Missa é Missa, não precisa de adjetivos!