Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Santo André, Apóstolo



  Nasceu em Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João, o evangelista. Os dois eram discípulos de João Batista, e este ao ver passar Jesus (quando voltava do deserto depois do jejum e das tentações) exclamou: "Eis aí o Cordeiro de Deus". André se emocionou ao ouvir semelhante elogio e foi atrás de Jesus, Jesus se voltou e lhes disse: "O que procuram?". Eles lhe disseram: "Senhor: onde moras?" Jesus lhes respondeu: "Vinde e vêde!". Foram e passaram com Ele aquela tarde.

As rubricas na Liturgia



  A arte de celebrar orienta-se por rubricas que introduzem os textos eucológicos (textos cunhados pela Igreja e não bíblicos, mas de inspiração bíblica). Do latim ruber, -bri, o termo “rubricas” refere-se ao conjunto de orientações e normas que, escritas em vermelho (daí o seu nome), nos guiam na ritualidade e no decorrer da celebração litúrgica. Hoje, não se dá muita importância às rubricas; muitas vezes elas são deixadas de lado em nome da “criatividade” paroquial, seja pelo padre, seja pelo próprio povo.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Iniciamos hoje a Novena da Imaculada



Queridos amigos do blog Barrete Preto,

  Vamos iniciar hoje a Novena da Imaculada Conceição, uma das invocações mais conhecidas e queridas pelo povo, da Virgem Santíssima. Na Matriz, a novena será junto da Missa das 18h e na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em Flexeira, também com a Missa, às 19h30min. Veja a programação das festividades em nossa Capela:

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Alguns apoftegmas



Um irmão interrogou o abade Pastor dizendo: “Que devo fazer quando na cela (o quarto do monge) sinto me faltar coragem?” Disse-lhe o Macróbio: “Não desprezes a ninguém, não julgues a ninguém e não infames a ninguém, assim dar-te-á Deus repouso e tua vida na cela será tranquila.”

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nossa Senhora das Graças



  Em uma tarde de sábado, no dia 27 de novembro de 1830, na capela das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Santa Catarina Labouré teve uma visão de Nossa Senhora. A Virgem Santíssima estava de pé sobre um globo, segurando com as duas mãos um outro globo menor, sobre o qual aparecia uma cruzinha de ouro. Dos dedos das suas mãos, que de repente encheram-se de anéis com pedras preciosas, partiam raios luminosos em todas as direções e, num gesto de súplica, Nossa Senhora oferecia o globo ao Senhor.

A vida divina em nós


  Só possuiremos a vida divina na medida em que a vivermos e a realizarmos em nós. Quando nosso espírito se une ao Espírito de Deus diremos, então, que a graça está em nós. E como isso acontece? Quando dois espíritos têm atos comuns, um se transforma no outro. Ora, entre Deus e eu, quem é o maior? Deus, é claro! Portanto, será o Espírito de Deus que encaminhará o nosso espírito à perfeição.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Novo livro de Bento XVI



  No novo e último livro da série ‘Jesus de Nazaré’, no volume intitulado ‘A infância de Jesus’, que chegou no dia 21 de Novembro passado às livrarias de Portugal, Bento XVI fala da historicidade dos Evangelhos e ressalta: se ficar transtornada a primeira relação fundamental do homem – a relação com Deus -, então nada mais pode estar verdadeiramente em ordem.

domingo, 25 de novembro de 2012

Solenidade de Cristo Rei do universo



  Celebramos hoje, último domingo do ano litúrgico, a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Pensar em Cristo como Rei, é pensar em sua soberania, em sua realeza e na resposta que damos a Ele. O Evangelho que escutamos apresenta uma pergunta de Pilatos: "Tu és rei?", e Jesus responde: "Tu o dizes, eu sou rei" (Jo 18, 37). Assim, por mais que Cristo seja mesmo o Rei, a resposta do Senhor nos indica que é necessária a adesão ao seu reinado. Principalmente que o senhorio de Cristo Rei esteja sobre o homem e sua história e, em primeiro lugar, sobre o seu próprio coração.

sábado, 24 de novembro de 2012

Retirar-se ou fugir?



  Qual a diferença entre “retirar-se” e “fugir”? Refletindo tal coisa, cheguei à seguinte conclusão: “fugir”, significa correr para longe, bem longe de todas coisas, abandoná-las como sendo ruins ou quase isso; é fazer um corte profundo entre o antes e o depois, é não mais querer voltar. É apagar o que passou e se lançar numa nova investida sem nenhum toque com o passado ou com aquilo que o tange.

Santo André Dung-Lac e Companheiros


  
  Hoje celebramos a Páscoa de 117 mártires vietnamitas dos séculos XVIII e XIX, canonizados pelo Beato João Paulo II, em 1988. Os mártires deram a vida por Cristo nas mais diversas vocações: 8 bispos, 50 padres e 59 leigos. Todos morreram heroicamente pela fé, em diversos tempos. Camponeses, pais e mães de família, catequistas, seminaristas, todos deram testemunho de seu amor por Jesus.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A beleza da fé e a arte



  O Papa Bento XVI explicou ante os membros das Academias Pontifícias que a beleza da fé não pode ser um obstáculo para a beleza artística, já que constitui "sua seiva vital e seu horizonte último".

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A Barca de Pedro e as ondas revoltas


  Na nossa cultura consumista, marcadamente agnóstica e ateia, o cristão se vê cercado por todos os lados de convites nada virtuosos. A religião também vive seu momento de "produto de consumo". A Barca de Pedro, a Igreja, passa por uma terrível crise, não apenas interna, mas também externa; parece que a Barca está para afundar, que entram águas por todos os cantos e lados e tudo indica - aos olhos humanos - que a embarcação sucumbirá e será tragada pela força das águas impetuosas para o fundo do mar...

Santa Cecília, mártir



  Hoje celebramos a memória facultativa de Santa Cecília. Mesmo não sendo obrigatória, a Missa dedicada à Santa é uma das mais populares, já que Cecília é Padroeira da música e dos músicos. Invocada para proteger os que trabalham na área da música, também é conhecida sua intercessão em favor da garganta.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Apresentação de Nossa Senhora



  Hoje é a memória da Apresentação de Nossa Senhora no Templo é uma das celebrações litúrgicas mais cercadas de mistérios. Este momento da vida da Virgem não está na Sagrada Escritura, nem tampouco se encontra num livro canônico, estritamente falando. O que sabemos deste episódio se encontra na tradição da Igreja e, sobretudo, num livro apócrifo chamado Proto-Evangelho de Tiago.

Oração pelo Ano da Fé



  Senhor, eu creio. Eu Te louvo pelo dom da fé e reconheço que estou ainda longe de ter a mesma fé de Abraão, de Moisés, de tantos profetas e de Maria. Renova em mim o dom da fé recebido no Batismo, confirmado na Crisma e reanimado em cada Eucaristia. Diante de tua presença, professo que creio, mas aumenta a minha fé.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novidades no blog

Queridos amigos do blog,

  Escrevo a vocês para agradecer o acesso que tem feito à nossa página. Em uma semana de existência, já tivemos quase 500 acessos! Para um blog iniciante e despretensioso, estamos muito bem!
  Queria que vocês não deixassem de me mandar sugestões de temas e de coisas legais que poderiam deixar o blog melhor e mais acessível a todos.
  Vocês viram as novidades? Colocamos na barra lateral os links do "Ano da Fé" e da "JMJ" e também ao pé da página, 10 mensagens que aparecerão aleatoriamente e que fazem pensar. Também na proximidade de uma Festa importante da Igreja, colocaremos uma imagem e uma oração respectiva (Veja Nossa Senhora das Graças e a oração do "Memorare").
  Então é isso! Fiquem com Deus e espero que mantenhamos este canal aberto por muito tempo. Confio-me à oração de todos.
  Um abraço do Pe. Helcimar!

  

A Paróquia perfeita


  Conta-se que um jovem procurou, um dia, um eremita, isto é, uma dessas pessoas que vivem retiradas do mundo, isoladas, em meio a sacrifícios, orações e jejuns. Os eremitas não fogem do mundo para procurar Deus, mas levam o mundo em seus corações para, na oração, interceder por seus irmãos e irmãs que lutam, sofrem e procuram a vontade do Senhor. O jovem falou-lhe de sua decepção com a paróquia de sua cidade. Afinal, sonhara tanto com uma comunidade ideal, sem defeitos e sem problemas, e lá encontrara somente pessoas com imperfeições.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

São Roque Gonzales e Companheiros



Roque González nasceu em Assunção do Paraguai, em 1576, e estudou com os Padres Jesuítas, que muito ajudaram-no a desenvolver seus dotes humanos e espirituais. O coração de Roque González sempre se compadeceu com a realidade dos indígenas oprimidos, por isso ao se formar e ser ordenado Sacerdote do Senhor, aos 22 anos de idade, foi logo trabalhar como padre diocesano numa aldeia carente.

Versus Deum (de frente para Deus)



  Impressiona-nos o número de ofertas, de caminhos, de filosofias que se apresentam ao homem moderno. Alguns tantos bons, outros perigosíssimos à virtude e à fé. Caminhos são setas; eles nos levarão a algum lugar e o que vai contar mesmo será a escolha que fizermos e os passos que daremos.

Seguir Jesus é o mesmo que seguir qualquer outro mestre?



  Jesus pode ser confundido com outros profetas e “messias” da História? Respondendo a isso, o Papa Bento XVI nos alerta que cada uma dessas personalidades passou pelo mundo e apresentaram uma mensagem que não era sua e apenas Jesus Cristo nos deu uma doutrina própria, porque não era filosófica nem sectária, mas a própria mensagem de Deus dada por Seu Filho. Acompanhemos a exposição do Papa:

domingo, 18 de novembro de 2012

"Precisamos de uma base estável para nossa vida", diz Papa no Angelus



  “(...) Jesus não descreve o fim do mundo, e quando Ele usa imagens apocalípticas, não se comporta como um "visionário". Ao contrário, ele quer roubar seus discípulos de todos os tempos à curiosidade para datas, previsões, e prefere dar-lhes uma chave mais profunda, essencial, e, especialmente, indicar o caminho certo para andar, hoje e amanhã, para entrar na vida eterna. Tudo passa - lembra-nos o Senhor - mas a Palavra de Deus não muda, e diante dela cada um de nós é responsável por seu comportamento. Com base nela seremos julgados.

Homilia do 33° Domingo do Tempo Comum



  A liturgia de hoje nos leva a meditar sobre aquele dia de encontro com o Senhor, quando Ele chegar em sua segunda vinda. Apesar da linguagem apocalíptica do Evangelho, Jesus não pretende nos alardear acerca das catástrofes, dos distúrbios terrestres, dos fenômenos que cercarão o final dos tempos; Ele quer sim, nos chamar atenção para os sinais dos tempos que estão ao nosso redor.

sábado, 17 de novembro de 2012

Vocação: 1° Ato

  


  Há uma bela frase de Dom Hélder Câmara, que faz tocar no princípio maravilhoso e misterioso da vocação: "Deus, pensando em todos, chama alguns". Que "todos" são estes? Quem são estes "alguns"?

Estado laico não é Estado ateu e pagão


  
  Desde a Constituição do Império de 1824, os textos magnos pátrios consagram o princípio da liberdade religiosa, o que se dá amplamente a partir da Carta Republicana de 1891. O Estado Laico, longe de ser um Estado Ateu — que nega a existência de Deus — protege a liberdade de consciência e de crença de seus cidadãos, permitindo a coexistência de vários credos. Aliás, é princípio fundamental do cristianismo e muito precioso aos católicos, que compreendem a parcela maior dos brasileiros, o profundo respeito à liberdade religiosa de cada um, como bem se afirma na declaração "Dignitatis Humanae", do Concílio Vaticano II.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Hoje é a Crisma em nossa Paróquia



“Sem o Espírito Santo:
Deus se afasta,
O Evangelho é letra morta,
A Igreja é mera instituição,
A autoridade é questão de prepotência,
A missão, questão de propaganda,
A liturgia nada mais que uma evocação,
O modo de viver cristão, virtude de escravos.

Breve explicação da Crisma



  A Confirmação ou Crisma é o sacramento que confere aos batizados a plenitude do Espírito Santo, para os fazer perfeitos cristãos, fortificando-os na fé e aperfeiçoando as outras virtudes e dons que tinham recebido no Batismo. É um Sacramento que imprime “caráter”, isto é, um “selo”, uma “marca” indelével, que não se pode apagar ou retirar. Por isso, como o Batismo e a Ordem, só se recebe uma vez na vida.
  Chama-se “Confirmação” porque reforça e confirma os cristãos na nova vida que receberam no batismo; chama-se também de “Crisma” (“unção”), porque se unge o fiel na fronte com o óleo consagrado. Ungidos como o Cristo, os crismados serão uma presença de Deus no mundo em que vivem.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A vida do cristão consiste em começar sempre



  Quase todos os dias somos assaltados por pensamentos ou circunstâncias que nos “tiram o sono”, que nos desestabilizam ou, pelo menos, que mexem conosco de tal forma, que somos empurrados para algum lado da vida; há coisas que se mostram logo boas e as aceitamos, há outras que não estão bem definidas e então refletimos sobre elas, há outras, porém, que se mostram como duras realidades a serem interpretadas por nossa limitada inteligência... Para estas circunstâncias, o olhar de fé do cristão deve iluminar tudo: olhar de esperança! Começar sempre é a resposta para tudo!

A voz dos santos e a Providência divina



- “O homem perfeito sabe que nada acontece sem Eu querer, sem o mistério, sem Minha Providência”. (Diálogo com Santa Catarina de Sena)


- “Apenas quero pessoas  que, com discernimento, batam à porta da Minha misericórdia sem duvidar, na certeza de que providencio”. (Diálogo com Santa Catarina de Sena)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O Papa e a Sagrada Liturgia



  O Mestre de Celebrações Litúrgicas do Papa Bento XVI, Monsenhor Guido Marini, assinalou alguns dos principais detalhes que o Santo Padre precisa cuidar para celebrar a Santa Missa. Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, Mons. Marini indicou que para o Papa é muito importante dirigir o olhar ao crucifixo no momento da celebração Eucarística. Nas celebrações presididas pelo Santo Padre, “um dos aspectos significativos é o da centralidade do crucifixo sobre o altar”, afirmou. Porque – acima de tudo -, no momento da Oração Eucarística, é fundamental que todos dirijam o olhar e o coração “para quem está no centro, o Senhor, para renovar seu sacrifício de amor pela salvação de todos”.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

A importância da Confissão



  Para o Cardeal de Nova York, Timothy Dolan, a confissão é o sacramento da nova evangelização. O purpurado apresentou sua intervenção no último Sínodo dos Bispos; para ele, a conversão do coração e a penitência são o núcleo da ação evangelizadora. Mas como estamos distantes de uma correta interpretação e implantação dessa ideia...

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Iniciaremos uma jornada!


Queridos amigos,
  Iniciarei com vocês uma jornada. Quero ser um apóstolo do Senhor utilizando este meio para falar a outro público, aquele que usa bastante a internet e quer uma maior proximidade com a fé e suas respostas.
  Este canal foi aberto para paroquianos, amigos do Pe. Helcimar e qualquer pessoa que queira se unir a nós de boa vontade e com o coração sedento por Deus.
  Um abraço a todos e estaremos construindo juntos este espaço! Conto com a colaboração de todos com sugestões, críticas, perguntas e, sobretudo, com a oração!
  Que Deus nos abençoe! Que a Virgem Santíssima nos acompanhe e que São Pedro rogue por nós!