Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

Hoje é Dia de Santo André


  Nasceu na Betsaida e teve a honra e o privilégio de ter sido o primeiro discípulo de Jesus, junto com São João o evangelista. Os dois eram discípulos de João Batista, e este ao ver passar Jesus (quando voltava o deserto depois do jejum e das tentações) exclamou: "Eis aí o cordeiro de Deus". André se emocionou ao ouvir semelhante elogio e foi atrás de Jesus, Jesus se voltou e lhes disse: "O que procuram?". Eles lhe disseram: "Senhor: onde vive?". Jesus lhes respondeu: "Venha e verão". Foram e passaram com Ele aquela tarde.

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Iniciamos a Novena da Imaculada


  Iniciamos hoje a Novena à Imaculada Conceição de Maria. É um tempo boníssimo da graça de Deus para nós. Em nossa paróquia, com alegria e reverência, fazemos orações diante da imagem centenária de Nossa Senhora da Conceição. Convidamos a todos a participarem conosco destes nove dias de oração junto de Maria. A todos que participarão à distância, pedimos que nos acompanhem em oração e intercessão.

Papa Francisco anuncia que o ano de 2015 será dedicado à vida consagrada


  “Homens e mulheres que despertam o mundo": para descrever a missão dos religiosos no mundo contemporâneo o Papa Francisco escolheu esta imagem significativa, anunciando que o ano de 2015 será dedicado à vida consagrada. Foi anunciado por um comunicado da União dos superiores gerais (Usg), no final da audiência pontifícia que teve lugar na manhã de sexta-feira, 29 de Novembro, na Sala do Sínodo.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

"Evangelii Gaudium": Papa apresenta «guia» para o pontificado (síntese e documento na íntegra)


  O Papa Francisco publicou no dia 24 p.p a Exortação Apostólica, “Evangelii Gaudium” (A alegria do Evangelho), primeiro documento do gênero escrito por si na totalidade, em que apresenta o projeto de uma “nova etapa de evangelização”, nos próximos anos. “Espero que todas as comunidades se esforcem por implementar os meios necessários para avançar no caminho de uma conversão pastoral e missionária, que não pode deixar as coisas como estão”, escreve, no documento divulgado pela Santa Sé.

Hoje é Dia de Santa Catarina Labouré


  Celebramos neste dia o testemunho de vida cristã e mariana daquela que foi privilegiada com a aparição de Nossa Senhora, a qual deu origem ao título de Nossa Senhora das Graças ou da Medalha Milagrosa. Santa Catarina de Labouré nasceu em Borgonha (França) a 2 de maio de 1806. Era a nona filha de uma família que, como tantas outras, sofria com as guerras napoleônicas.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Hoje é Dia de Nossa Senhora das Graças


  A aparição de Nossa Senhora das Graças, conhecida também como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, inicia a grande era de Maria, isto é, um tempo com aparições que irão marcar a vida dos católicos e da própria Igreja. Três pontos são importantes nesta aparição:
Conhecer a quem Nossa Senhora apareceu;
Como aconteceu a aparição;
A mensagem da medalha milagrosa para a nossa vida.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Papa Francisco: "Os nossos templos são locais de adoração, a favorecem? E as nossas celebrações?”


  O templo é um lugar sagrado onde o que é mais importante não é o rito, mas a “adoração ao Senhor”. Foi o que afirmou o Papa Francisco na homilia celebrada (na manhã da sexta-feira passada) na Casa Santa Marta. O Papa ressaltou que o ser humano, enquanto “templo do Espírito Santo”, é chamado a ouvir Deus dentro de si, a pedir-Lhe perdão e a segui-Lo. Para a sua homilia, o Papa se inspirou no trecho litúrgico do Antigo Testamento, em que Judas Macabeu reconsagra o Templo destruído pelas guerras. “O Templo – observou o Pontífice – é o ponto de referência da comunidade, do povo de Deus”, para onde nos dirigimos por vários motivos, mas um deles em particular: O Templo é o local onde a comunidade vai rezar, louvar o Senhor, dar graças, mas sobretudo adorar: no Templo se adora o Senhor. E este é o ponto mais importante. Isso é válido também para as cerimônias litúrgicas: o que é mais importante? Os cantos, os ritos? O mais importante é a adoração: toda a comunidade reunida olha para o altar, onde se celebra o sacrifício, e adora. Mas, eu creio – humildemente o digo – que nós cristãos talvez tenhamos perdido um pouco o sentido da adoração.

O Papa Francisco recebeu em audiência o Presidente russo Vladimir Putin


  O Papa Francisco recebeu em Audiência no final da tarde desta segunda-feira (25), na Sala da Biblioteca, no Vaticano, o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, que sucessivamente encontrou o Secretário de Estado Dom Pietro Parolin, que estava acompanhado pelo Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Peregrinação de greco-católicos ucranianos nos 50 anos da deposição das relíquias de S. Josafat na basílica de São Pedro.


  Ao fim da manhã, no altar central da basílica de São Pedro, o Arcebispo Maior da Igreja Católica Ucraniana, Sua Beatitude Sviatoslav Shevchuk presidiu, juntamente com o cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, a uma Divina Liturgia em honra de São Josafat, bispo e mártir, no quinquagésimo aniversário da deposição das respectivas relíquias, na basílica de São Pedro. Concelebraram os bispos do Sínodo da Igreja Greco-católica ucraniana e participaram alguns milhares de peregrinos provenientes da Ucrânia e da Bielorrússia.

Restauração da imagem de São Benedito


  Depois de um tempo um pouco longo, consegui terminar a restauração da imagem de São Benedito, da minha coleção. No início faria apenas o douramento nas partes que insinuavam isso, mas depois - como a peça é minha mesmo - optei por uma liberdade em colocar outros ornatos na imagem. Ficou muito bonita e solene, onde o negror das vestes do santo contrasta com o dourado. Vejam o resultado do processo:

domingo, 24 de novembro de 2013

Solenidade de Cristo Rei do Universo. Homilia do Santo Padre


  A solenidade de Cristo Rei do universo, que hoje celebramos como coroamento do ano litúrgico, marca também o encerramento do Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI, para quem neste momento se dirige o nosso pensamento cheio de carinho e gratidão. Com esta iniciativa providencial, ele ofereceu-nos a oportunidade de redescobrirmos a beleza daquele caminho de fé que teve início no dia do nosso Batismo e nos tornou filhos de Deus e irmãos na Igreja; um caminho que tem como meta final o encontro pleno com Deus e durante o qual o Espírito Santo nos purifica, eleva, santifica para nos fazer entrar na felicidade por que anseia o nosso coração.

sábado, 23 de novembro de 2013

A confissão do Papa Francisco


  Também o Papa se confessa. A cada quinze dias. Fá-lo porque também ele “é um pecador”  e precisa de perdão. Portanto, todos “precisamos deste perdão”. Mas é necessário sempre que quem o  concede em nome  da Igreja seja um irmão enviado pelo Pai “no sacramento da reconciliação”. O Pontífice não hesita em  reconhecer-se “pecador” para reafirmar a profundidade do sacramento da confissão das nossas culpas.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Hoje é Dia de Santa Cecília, Padroeira dos músicos


  Na Paixão posterior a 486, Cecília é identificada com uma santa homônima, sepultada nas catacumbas de são Calisto e que teria sofrido o martírio durante o império de Alexandre Severo, pelo ano de 230. É exaltada como o modelo mais perfeito de mulher cristã, que por amor de Cristo professou a virgindade e sofreu o martírio.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Papa apela à confiança no "amanhã de Deus"


  O Papa visitou hoje o mosteiro das monjas camaldolenses, em Roma, num dos últimos atos públicos associados ao Ano da Fé, e apelou à confiança no “amanhã de Deus”. “Muitas vezes penso: sabemos esperar o amanhã de Deus ou queremos o hoje, hoje, hoje?”, perguntou Francisco, durante a celebração a que presidiu na igreja da comunidade. A esperança, precisou o Papa, nutre-se de “escuta, de contemplação, de paciência, para que os tempos do Senhor amadureçam”.

Hoje é a memória da Apresentação de Maria no Templo


  A memória da apresentação da Virgem Maria é celebrada no dia 21 de novembro, quando se comemora um dos momentos sagrados da vida da Mãe de Deus, sua apresentação no Templo por seus pais Joaquim e Ana. Nenhum livro da Sagrada Escritura relata este acontecimento, sendo fartamente tratado nas escrituras apócrifas, que não são reconhecidas como inspiradas. Segundo esses apócrifos, a apresentação de Maria foi muito solene. Tanto no momento de sua oferta como durante o tempo de sua permanência no Templo verificaram-se alguns fatos prodigiosos: Maria, conforme a promessa feita pelos seus pais, foi conduzida ao Templo aos três anos, acompanhada por um grande número de meninas hebreias que seguravam tochas acesas, com a presença de autoridades de Jerusalém e entre cantos angélicos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Missas em memória de Odetinha


  No aniversário da morte de Odetinha, a Serva de Deus carioca mais conhecida dos últimos tempos, a Basílica da Imaculada Conceição, em Botafogo – RJ, local onde se encontram suas relíquias, acolherá duas missas festivas. As celebrações acontecerão na próxima segunda-feira, dia 25. A primeira celebração, às 10h, será presidida pelo Pe. João Cláudio Loureiro do Nascimento, historiador e postulador da Causa de canonização e sacerdote da Arquidiocese de Niterói e às 16h, a segunda missa será presidida pelo delegado arquiepiscopal para as Causas dos Santos da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Roberto Assis Lopes, padre beneditino e ex abade do mosteiro do Rio de Janeiro.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Você pode ajudar ao povo filipino!


  Em consonância com a campanha emergencial lançada pela Caritas Internationalis ao povo filipino, a Rede Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançam uma campanha emergencial de arrecadação de recursos em solidariedade aos afetados pelo supertufão 'Haiyan' que devastou o arquipélago filipino na última sexta-feira (8).

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Papa Francisco escreve a sua primeira exortação apostólica "Evangelii Gaudium"


  O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, anunciou nesta manhã que no próximo dia 24 de novembro, dia de encerramento do Ano da Fé, o Papa Francisco entregará ao povo de Deus a sua primeira Exortação Apostólica intitulada: Evangelii Gaudium (O Gozo do Evangelho, tradução livre). O documento será apresentado à imprensa, no dia 26 na Sala João Paulo II do Vaticano, em uma conferência na qual participarão o Presidente do Conselho Pontifício para a promoção da Nova Evangelização, o Arcebispo Rino Fisichella; o Secretário Geral do Sínodo dos Bispos, Dom Lorenzo Baldisseri; e o Presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli.

domingo, 17 de novembro de 2013

O Ano da Fé termina, a vivência da Fé continua


  Em meio às comemorações desta data significativa para a Igreja, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, em seu mais recente artigo, disse que neste ato de renovação da Fé, há uma força testemunhal muito expressiva, a qual "cremos apenas de modo individual e subjetivo, mas em comunidade, juntamente com muitos outros, que professam a mesma Fé". A Igreja é uma grande comunidade de Fé, formada de inúmeras comunidades menores e, finalmente, de pessoas, que creem pessoalmente e vivem a comunhão de Fé com grande comunidade eclesial, escreveu.

sábado, 16 de novembro de 2013

Se tudo é verdade, o que é a verdade?


  O homem hodierno julgar-se-ia menos moderno se não criticasse os antigos. Para ele, as verdades passaram a possuir uma validade. As descobertas do passado foram ultrapassadas pelo presente, e sofrerão reparos no futuro. Tudo é transitório. Apenas a opinião alheia se enche de brios, pouco disposta a dialogar, ou pelo menos, a reconhecer uma verdade exterior.

Hoje é Dia de Santa Gertrudes


  Santa Gertrudes de Helfta foi monja cisterciense e escritora mística, também conhecida como Gertrudes a Grande, ou Gertrudes a Magna. Das origens de Gertrudes de Helfta só se conhece a data de nascimento: 6 de janeiro de 1256. O lugar parece ter sido Eisleben, e a família é um enigma. O silêncio a respeito resultou suspeito, e se há elaborado conjecturas como a procedência servil ou pobre; haver sido abandonada; ou ser filha ilegítima de algum nobre. O que é seguro é que em sua família existiam circunstâncias que na época não era adequado mencionar.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

"Quando excessiva, a curiosidade nos afasta de Deus", adverte o Papa


  “Na Igreja existe, e é muito comum, um espírito contrário à sabedoria de Deus: o espírito da curiosidade”. Foi o que disse na manhã desta quinta-feira, 14, o Papa Francisco, na missa celebrada na Casa Santa Marta. “Esta tentação nos acomete – explicou – quando queremos nos apropriar dos projetos de Deus, do futuro, das coisas; quando queremos conhecer tudo e tomar conta de tudo”. Como exemplo, o Papa citou os “fariseus” que perguntaram a Jesus “Quando virá o Reino de Deus? Curiosos, queriam saber a data, o dia...”.

Catequese do Papa sobre o Batismo


  Na catequese da audiência geral das quartas-feiras, o Papa Francisco continuou a sua reflexão sobre os artigos do Credo, falando desta vez sobre a única referência explícita que se faz a um Sacramento na profissão de fé: "Professo um só batismo para o perdão dos pecados". Com efeito, o batismo é a "porta" da fé e da vida cristã e a missão da Igreja, seguindo o mandato do Ressuscitado é "evangelizar e perdoar os pecados através do sacramento batismal".

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Filipinas: sofrimento e dor. Rezemos!


  As equipes de emergência e resgate das Filipinas lutam contra o tempo para ajudar às vítimas do tufão Haiyan nas regiões centrais do país e nas buscas por possíveis sobreviventes. Segundo os meteorologistas, uma nova tempestade deve atingir o país nas próximas horas, começando pela costa leste e ameaçando os trabalhos de ajuda humanitária. Trata-se da tempestade Zoraida que fará um caminho muito semelhante ao percorrido pelo tufão, mas com ventos de 160 km por hora.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Começa hoje o Cerco de Jericó. O que é? Quando começou? Como será?


  O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento do Altar, um momento solene e cheio de possibilidades para alcançar a graça de Deus. Imaginem: sete dias, 24h por dia com o Senhor exposto no altar é, de fato, uma grande bênção para qualquer Paróquia. A prática do “cerco de Jericó” nasceu na Polônia. Durante sete dias e seis noites rezavam-se orações diversas, sobretudo rosários, diante do Santíssimo exposto. João Paulo II devia ir a Polônia dia 8 de maio de 1979. Era a primeira vez que o Papa visitava o seu país. Era uma visita importantíssima e muito difícil. E com essa visita iniciou a ruína do comunismo ateu e a queda do muro de Berlim. No fim de novembro de 1978, sete semanas depois da eleição do Papa, Nossa Senhora do Rosário numa visão particular, deu uma ordem a uma alma privilegiada da Polônia para a primeira viagem do Papa: organizar na primeira semana de maio de 1979, em Jasna Gora (Santuário Mariano), um “congresso do Rosário”: sete dias e sete noites com Rosários consecutivos diante do Santíssimo Sacramento exposto.

Hoje é Dia de São Martinho de Tours


  A Igreja Católica celebra hoje a memória litúrgica de São Martinho (316-397), bispo de Tours (França) e antigo militar, famoso pela atenção aos pobres, simbolizada na imagem da capa cortada ao meio, para abrigar um pedinte. Esse episódio foi destacado pela catequese que Bento XVI, Papa emérito, dedicou a este santo, em 2007, apresentando-o como exemplo de “caridade fraterna”. “Quando era ainda jovem soldado [São Martinho], encontrou na estrada um pobre entorpecido e trêmulo de frio. Pegou no seu manto e, cortando-o em dois com a espada, deu metade àquele homem. Nessa noite apareceu-lhe Jesus em sonho, sorridente, envolvido naquele mesmo manto”, relatou.

domingo, 10 de novembro de 2013

Você conhece a Lumen Fidei?


  O Papa Francisco publicou já algum tempo sua primeira Encíclica, dedicada ao tema da fé, na qual afirma que a mensagem cristã é uma resposta à crise contemporânea da “verdade”. “Lembrar esta ligação da fé com a verdade é hoje mais necessário do que nunca, precisamente por causa da crise de verdade em que vivemos”, pode ler-se no documento, intitulado ‘Lumen Fidei’ (Luz da fé), que retoma uma reflexão iniciada por Bento XVI. Na verdade, Francisco assume as preocupações do seu predecessor relativamente a um relativismo no qual a “questão sobre a verdade de tudo” já “não interessa”. Essa Encíclica é ímpar, pois foi fruto do intelecto de dois Papas, talvez mais ainda de Bento XVI que deixou o trabalho praticamente pronto.

sábado, 9 de novembro de 2013

Pela primeira vez na História Vaticano vai expor relíquias de São Pedro


  O Vaticano vai expor publicamente pela primeira vez as relíquias de São Pedro, o primeiro Papa da Igreja, numa iniciativa que se insere nas celebrações conclusivas do Ano da Fé, que termina a 24 de novembro. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, D. Rino Fisichella, num artigo publicado no jornal da Santa Sé, ‘L’Osservatore Romano’. “Um último sinal culminante consiste na exposição pela primeira vez das relíquias que a tradição reconhece como as do apóstolo que aqui [Roma] deu a sua vida  pelo Senhor. A fé de Pedro, portanto, confirmará mais uma vez que a «Porta» para o encontro com Cristo está sempre aberta e espera para ser atravessada com o mesmo entusiasmo e convicção dos primeiros crentes”, escreve o arcebispo italiano.

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Vaticano adverte que Medjugorje não pode ser assumida como verdadeira aparição


  O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom Gerhard Müller, advertiu que as supostas aparições da Virgem Maria aos videntes de Medjugorje não podem ser assumidas como verdadeiras. Ante a proximidade de uma série de eventos nos Estados Unidos com a participação Ivan Dragicevic, suposto vidente do Medjugorje, Dom Müller recalcou aos Bispos deste país que a posição da Igreja é que "não é possível estabelecer que houve aparições ou revelações sobrenaturais".

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

As Bem-aventuranças: Papa escolhe tema para as próximas JMJ


  As Bem-aventuranças são o tema escolhido pelo Papa Francisco para as três próximas edições da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que marcarão as etapas do itinerário de preparação espiritual que durante três anos conduzirá à celebração internacional com o Sucessor de Pedro prevista para Cracóvia (Polônia) em julho de 2016.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Formação litúrgica na Paróquia de São Pedro


  Mais um Advento se aproxima e nossa Comunidade paroquial deseja se preparar para este Tempo importante e tão significativo da Igreja, que é o tempo de espera do Senhor que vem. Vem na Liturgia e vem na vida de cada um de nós. A formação litúrgica de uma Paróquia é um dos pilares para a correta participação nos Santos mistérios e a fonte, sempre límpida, de uma espiritualidade seguramente eclesial.

Um povo pode viver sem Lei?


  As Escrituras, na sua sábia descrição da criação do homem, colocam nos lábios do Pai Eterno, uma lista de coisas que o casal humano pode fazer e usar legitimamente. É uma lista longa. Mas também estabelece algumas proibições. É um verdadeiro código de ética, simplificado. "Não comereis da fruta da árvore da vida" (Gn 2,17). Mas os nossos primeiros pais não resistiram à propaganda enganosa do espírito do mal. A experiência eventual de conhecer o bem e o mal, e de serem poderosos como o Criador, apareceu como uma tentação irrefreável. Mais. Parecia que Deus tinha o desejo secreto de não permitir seu pleno desenvolvimento. Daí sentiram a necessidade de "assassinar o pai", definitivo símbolo da ordem e arquétipo do bem comum.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Consagração ao Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo


Senhor Jesus, que nos amais e nos libertastes dos nossos pecados com Vosso Sangue, eu Vos adoro, Vos bendigo e a me consagro a Vós com viva Fé.
Com a ajuda de Vosso Espírito, prometo entregar toda a minha existência, animada pela memória de Vosso Sangue, como um serviço fiel à vontade de Deus pelo advento de Vosso Reino.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Hoje é Dia de São Carlos Borromeu


  São Carlos cujo nome significa "homem prudente" foi um dos Santos extraordinariamente ativos a favor da Igreja e do povo que se sobressai admiravelmente. São Carlos Borromeo, um santo que levou muito a sério aquela frase do Jesus: "Quem economiza sua vida, perde-a, mas o que gasta sua vida por Mim, ganhará", morreu relativamente jovem porque desgastou totalmente sua vida e suas energias por fazer progredir a religião e por ajudar aos mais necessitados. Dizia que um bispo muito cuidadoso de sua saúde não consegue chegar a ser santo e que a todo sacerdote e a todo apóstolo devem lhe sobrar trabalhos para fazer, em vez de ter tempo de sobra para perder.

domingo, 3 de novembro de 2013

Homilia na Solenidade de Todos os Santos


  Hoje celebramos o “Dia de Todos os Santos”. A data litúrgica é 1° de Novembro, mas no Brasil comemoramos tal Solenidade no Domingo mais próximo a este dia. Quando a Igreja celebra Todos os Santos, ela deseja trazer para sua Liturgia e para nossa contemplação a multidão de santos e santas de Deus que estão na glória e que, não necessariamente, são conhecidos por nós cá na Terra. Nesta multidão de justos não estão apenas os “canonizados” pela Igreja, mas todos os que cumpriram fielmente e com amor, a vontade de Deus em suas vidas. Os santos são os amigos de Deus, aqueles que O ouviram com delicadeza e, com valentia, puseram em prática a Palavra de Deus.

Celebremos Todos os Santos!




  A visão narrada por São João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje. A Igreja de Cristo possui muitos santos canonizados e a quantidade de dias do calendário não permite que eles sejam homenageados com exclusividade. Além desses, a Igreja tem, também, muitos outros santos sem nome, que viveram no mundo silenciosamente e na nulidade, carregando com dignidade a sua cruz, sem nunca ter duvidado dos ensinamentos de Jesus.

sábado, 2 de novembro de 2013

Rezar pelos mortos é uma obra de misericórdia


  Novembro, o mês dedicado especialmente a rezar pelas pobres almas, começou ontem, com a semana mais ricamente indulgenciada do ano. Poderíamos chamá-la de “Semana da Extravagância”, não por ser algo contra o bom senso ou esquisita, mas pela grande generosidade com que a riqueza espiritual das indulgências é disponibilizada pela Igreja em favor dos fiéis, fora das normas usuais.

Dia de Finados: história e horários de Missa


  Os cristãos batizados são convidados a santificar-se e os que decidem viver plenamente o mistério pascal de Cristo não têm medo da morte. Porque ele disse: "Eu sou a ressurreição e a vida". Para todos os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas para os cristãos tem o gosto da esperança. Dando sua vida em sacrifício e experimentando a morte, e morte na cruz, ele ressuscitou e salvou toda a humanidade. Esse é o mistério pascal de Cristo: morte e ressurreição. Ele nos garantiu que, para quem crê, for batizado e seguir seus ensinamentos, a morte é apenas a porta de entrada para desfrutar com ele a vida eterna no Reino do Pai. 

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Dia de Finados: teologia, práticas devocionais e apontamentos litúrgicos


  Amanhã celebraremos o Dia de Finados. A morte corporal é vista por muitos como "assustadora realidade", mas para nós cristãos é uma outra face da realidade da mesma vida. "Viver" e "morrer" não se contrapõem, mas se completam e se explicam: a vida é passageira e breve, quem nos diz é a morte; a vida não pode ser apenas o que vemos e somos, mas existe um "para além", uma outra vida após esta que só poderemos alcançar, passando pelo portal da morte. "Para os que creem em Cristo, a vida não é tirada, mas transformada". Continue a ler o post e descubra a resposta de algumas perguntas importantes sobre vida e morte.

Dia de Todos os Santos


  A Igreja Católica chamou "Santos" a aqueles que se dedicaram para que sua própria vida lhe seja o mais agradável possível a Nosso Senhor. Há uns que foram "canonizados", ou seja, declarados oficialmente Santos pelo Sumo Pontífice, por isso por sua intercessão se conseguiram admiráveis milagres, e porque depois de ter examinado minuciosamente seus textos e de ter feito uma cuidadosa investigação e interrogatório às testemunhas que os acompanharam em sua vida, chegou-se à conclusão de que praticaram as virtudes em grau heroico.