Páginas

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Hoje é Dia de São Pio X


  Nasceu em 2 de junho de 1835 em Riese, Diocese de Treviso, Veneza (hoje Itália,)  com o nome de Giuseppe Melchiorre Sarto. Filho de Giambattista Sarto um sapateiro e Margarida Sanson. Viveu uma infância pobre com oito irmãos.Batizado em 3 de junho de 1835.Confirmado em 1 de setembro de 1848. Sentiu o chamado para o sacerdócio em sua juventude e estudou no Seminário de Pádua e ficou conhecido como um excepcional estudante.

  Ordenado pelo Beato Giovanni Antonio Farina em 18 de setembro de 1858. Capelão em Tombolo de 1858 a 1867. Indicado Arcebispo de Salzano de 1867. Cânon da Catedral de Treviso em 1875. Reitor do Seminário de Treviso seu Diretor Espiritual for nove anos.Chanceler da Diocese de Treviso.Vigário de dezembro 1879 até junho de 1880.Bispo  de Mantua em novembro  de 1884. Assistente do pontífice em 19 de junho de 1891. Cardeal em 12 de junho de 1893. Patriarca de Veneza em 15 de junho de 1893. Eleito 257º papa em 4 de agosto de 1903, tomando o nome de Pio X.

  Notável teólogo, emitiu vários decretos e difundiu o Culto Eucarístico fora da Missa. Destruiu os últimos vestígios do Jansenismo por advogar comunhões frequentes até mesmo diárias. Reformou a liturgia e promoveu simples e claras homilias. Revisou o Breviário e o ensino do catecismo. Trouxe de volta o canto gregoriano para a Igreja. Combateu  a Teologia chamada de “Modernismo”  que denunciava como a “soma de todas as heresias”. Reorganizou a Cúria Romana, o órgão administrativo da Igreja. Trabalhou contra o antagonismo entre a Igreja e o Estado. Iniciou a codificação das Leis canônicas, ajudando na confecção do Código de Direito Canônico. Promoveu a leitura da Bíblia  que, segundo ele, deveria ser lida por todos da fé. Ajudou e incentivou as missões no estrangeiro.

  São Pio X sempre dizia:  “Eu nasci pobre, eu vivi pobre e eu desejo morrer pobre”. Homem simples e um santo já em vida, demonstrava um carinho enorme pelas crianças e pelas famílias. Ele facilitou aos doentes a comunhão, dispensando para eles o jejum exigido na época. Além disto é considerado o padroeiro da Primeira Comunhão porque decretou que as crianças deveriam comungar tão logo alcançassem a idade da discrição  e do discernimento do certo e do errado, aos 7 anos de idade.  É chamado o Papa da Eucaristia. Beatificou Joana  d’Arc e João Eudes, entre outros. E canonizou alguns santos como Santo Alexandre Sauli, São Geraldo Magela, São Clemente Mary Hofbauer e São José Oriol.
  


  Faleceu em 20 de agosto de 1914, na Cidade do Vaticano, de causas naturais, agravadas com suas terríveis preocupações com o início da Primeira Guerra Mundial. Enterrado no altar da capela da Representação, na Basílica de São Pedro. Beatificado em 3 de junho de 1951 e canonizado em 29 de maio de 1954 pelo papa Pio XII. É padroeiro da Arquidiocese de Atlanta, da Geórgia, de Des Moine, da Diocese de Kottoyam, na Índia e da Zamboanga, nas Filipinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.