Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Com Maria, rumo à nova Catedral" reuniu multidão que acompanhou Dom José Francisco na retomada das obras da Igreja Mãe de Niterói


  Cerca de seis mil pessoas acompanhou, na tarde de hoje (ontem), dia da Padroeira do Brasil, a procissão e missa que marcou o início da construção das obras da nova Catedral São João Batista, no Caminho Niemeyer, no centro de Niterói. Com o tema “Com Maria Rumo à Nova Catedral”, o evento celebrado pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco, concentrou grande público na frente da atual sede da Catedral, na Rua São João, desde as 14h. Depois, a população caminhou até onde será construída a nova sede. Uma imagem de São João Batista foi carregada por religiosos no trajeto.

  “Esse gesto simboliza o início das obras da nossa Catedral, mas não será só nossa. Ela vai ser um projeto turístico para a cidade e do grande arquiteto que a projetou, Oscar Niemeyer. Todos nós passaremos um dia, mas a chance do que estamos fazendo aqui, hoje, perdurará pelos anos para que possam se lembrar da gente”, afirmou, ao som de aplausos do público, Dom José Francisco, que abençoou o início da construção da nova catedral.

  Uma multidão já aguardava o início da solenidade no lugar da nova construção, se misturando aos fiéis oriundos da procissão, no Caminho Niemayer. Lá o arcebispo realizou uma missa que durou aproximadamente duas horas. Muito entusiasmada com o ato da nova Catedral, Zélia Miranda, de 65 anos, acompanhou a procissão até o fim. Ela conta que a construção do novo templo servirá para abrigar melhor o número de fiéis. “Vai ser ótimo. Na antiga sede não dá muita gente e fica muito apertado. Agora, fazendo uma nova e aumentando a capacidade, fica melhor para acomodar todo mundo que chega de vários lugares do Estado e de fora também”, declara Zélia.

  O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, também esteve na missa acompanhado da família e do deputado estadual eleito, Waldeck Carneiro (PT). Ele assinou o termo aditivo que prorroga, por mais um ano, o início da construção da Igreja e, em seguida, em referência ao início das obras, uma placa de granito foi enterrada no lugar, na sua presença e do arcebispo Dom José Francisco. 

  Os fiéis acompanharam ainda um show de encerramento com o cantor Dunga, da comunidade Canção Nova. A caminhada teve o apoio de viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal orientando o trânsito no local, que não apresentou problemas.


Fonte: Jornal “O Fluminense”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.