Páginas

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Divulgado o primeiro documento de trabalho do "Sínodo das Famílias" 2015


  Como já anunciado, a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos terá lugar de 4 a 25 de Outubro de 2015, sobre o tema “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Os “lineamenta”, ou seja, o primeiro dos documentos para esta Assembleia, como indicado pelo Papa Francisco no discurso conclusivo da III Assembleia Extraordinária (18 de Outubro de 2014), constituem-se essencialmente pela “Relatio Synodi” redigida pela mesma Assembleia. Todavia, a fim de facilitar a recepção do documento sinodal e o aprofundamento dos temas neles tratados, a “Relatio” é acompanhada por uma série de perguntas, que ajudarão a prosseguir o caminho sinodal já iniciado e a preparar o sucessivo “Instrumentum laboris” da próxima Assembleia Ordinária.

  O Documento assim composto – do qual hoje se publica o original em língua italiana – é enviado às Conferências Episcopais, aos Sínodos da Igrejas Orientais Católicas sui iuris, à União dos Superiores Religiosos e aos Dicastérios da Cúria Romana. Os mencionados Organismos eclesiais, que nos próximos dias receberão o documento traduzido nas respectivas línguas de uso mais comum, poderão escolher as modalidades adequadas para verificar a recepção e para o aprofundamento da “Relatio Synodi”, envolvendo os diversos membros das Igrejas particulares e as instituições acadêmicas, organizações, agregações laicais e outras instâncias eclesiais, com o objetivo de promover uma ampla consulta sobre a família conforme as orientações e o espírito do processo sinodal.

  Os resultados desta consulta deverão ser enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos entre o dia 15 de Abril de 2015, de forma que possam ser estudados e valorizados na preparação do “Instrumentum laboris”, que deverá ser publicado antes do Verão. As Conferências Episcopais e as diversas instâncias eclesiais são convidadas a acompanhar o caminho sinodal com oportunos momentos de oração e de celebração para a família e para a preparação da próxima Assembleia. Isto deverá verificar-se em particular por ocasião da próxima festa litúrgica da Sagrada Família, a 28 de Dezembro. Além disso, convida-se ao uso frequente da oração do Santo Padre pelo Sínodo sobre a Família.


Fonte: L’Osservatore Romano de hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.