Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

São Francisco e o primeiro presépio


  Quinze dias antes do Natal, Francisco disse [...]: «Quero evocar a memória do Menino que nasceu em Belém e de todos os sofrimentos que padeceu desde a Sua infância. Quero vê-Lo, com os meus olhos carnais, tal como Ele estava, deitado numa manjedoura, dormindo sobre o feno, entre uma vaca e um burro». [...]

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Encerramento da Novena de Natal


  Hoje encerraremos a Novena de Natal. É um momento oportuno para percebermos a mensagem de Deus a nós e seu desejo de nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou. O fruto desse amor só pode ser paz. Infelizmente hoje ligamos a televisão e ouvimos notícias de mais um ataque terrorista. Vamos no carro com o rádio ligado e surge a informação de mais um caso de violência doméstica. Pensamos e comentamos: “já não há paz no mundo!”. Vamos contrariar esta tendência, na medida das nossas possibilidades. Deixemo-nos contagiar pelo espírito natalino e vamos abrir a porta à paz; à paz autêntica que é Jesus!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A espiritualidade do tempo do Advento


  Toda a liturgia do advento é apelo para se viver alguns comportamentos essenciais do cristão: a expectativa vigilante e alegre, a esperança, a conversão, a pobreza. Expectativa vigilante e alegre – O olhar da comunidade fixa com esperança mais segura no cumprimento final, a vinda gloriosa do Senhor: “Maranatha: vem, Senhor Jesus”. É uma expectativa vigilante e alegre porque aquilo que se espera acontecerá. Deus é fiel. A alegria caracteriza os tempos messiânicos (Is 9,2; 35,1; 44,23; 49,13; 35,9; 51,11; 61,10). E ainda, o Batista salta de alegria no ventre de Isabel. A virgem é convidada a alegrar-se.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Os Santos Ritos no Tempo do Advento


  A Palavra de Deus, as orações, a aclamação litúrgica: Vem, Senhor Jesus! Venha a nós o vosso Reino! “Até que ele venha”, ausência do “Glória”, a cor roxa/rosa, a coroa do advento (acendimento progressivo), a novena do natal (antífona do Ó) e as músicas próprias. Os textos das antífonas do Ó constituem uma síntese da história da espera do Messias, uma proclamação de seus títulos e suas funções, uma atualização do desejo da vinda através do grito: Vem!, que faz da oração dos justos do Antigo Testamento a oração da Igreja até que Ele venha.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Sentido teológico-litúrgico do Advento


  O tempo do Advento abre para a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade. Embora o mistério da encarnação tenha sua expressão celebrativa maior nas festas do natal e da epifania, é todo o ciclo do natal (que vai do 1º domingo do advento até a festa do batismo do Senhor) que celebra a vinda do Salvador. O advento é um tempo de preparação para as festas epifânicas, tem como tarefa preparar-nos para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós. Sendo assim, a manifestação do Senhor tem dois aspectos:

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Novena de Natal - 1° Dia de Encontro foi na Igreja Matriz de São Pedro


  O Natal se aproxima e uma das formas mais conhecidas de se preparar para ele é a Novena de Natal. Enquanto renovamos a esperança de crescermos na fé em Deus e na solidariedade com os irmãos e irmãs, nosso coração se alegra pelo bem realizado ao longo deste ano e deseja entregar nas mãos do Deus Menino nosso propósito de amar mais, perdoar mais e viver mais do Evangelho. Com esse desejo, nossa Paróquia de São Pedro iniciou hoje sua novena de Natal. Todos os grupos de família, de pastorais e outros estavam representados na Igreja Matriz para a Novena.

Cerimônia de fechamento da Porta que será da Misericórdia em São Pedro da Aldeia


  No Domingo Gaudete, realizado no dia 13 de Dezembro, ocorreu a cerimônia de fechamento da Porta central da Matriz Histórica de São Pedro, realizada pelo Pároco da Paróquia do Centro de São Pedro da Aldeia, Pe. Helcimar Sardinha, com a presença de diversos leigos e leigas, após a última missa do dia, às 19h.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Será Domingo a Abertura do Jubileu da Misericórdia no Vicariato Lagos


“Precisamos sempre contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, de serenidade e de paz. É condição da nossa salvação.”

O Papa Francisco não podia encontrar expressão melhor para nos fazer compreender o valor que a misericórdia tem na vida da Igreja e de cada cristão. Neste ano jubilar, a misericórdia de Deus será celebrada com todo vigor e simbologia.

Hoje é Dia de São João da Cruz


  São João da Cruz (João de Yepes) nasceu perto de Ávila, em Fontiveros, Espanha, no ano de 1542. Era filho de tecelões. Após ter dado provas da sua imperícia nas várias ocupações para as quais a família, muito pobre, o tentou encaminhar, ao vinte anos, ingressou na Ordem dos Carmelitas. Estudou artes e teologia em Salamanca, onde foi prefeito dos estudantes. Foi ordenado sacerdote no ano de 1567, época em que se encontrou com Santa Teresa de Ávila (Teresa de Jesus) a reformadora das carmelitas. A Santa fundadora tinha em mente alargar a reforma também aos conventos masculinos da Ordem Carmelita, e seu delicado discernimento fê-la entrever naquele frade, pequeno, extremamente sério, fisicamente insignificante, mas rico interiormente, o parceiro ideal para levar por diante o seu corajoso projeto.

sábado, 12 de dezembro de 2015

Hoje é a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe


  Num sábado, no ano de 1531, a Virgem Santíssima apareceu a um indígena que, de seu lugarejo, caminhava para a cidade do México a fim de participar da catequese e da Santa Missa enquanto estava na colina de Tepeyac, perto da capital. Este índio convertido chamava-se Juan Diego (canonizado pelo Papa João Paulo II em 2002).

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Papa Francisco abre o Jubileu da misericórdia


  O Papa Francisco abriu hoje o Ano da Misericórdia. Neste jubileu, a Igreja será chamada a oferecer com maior intensidade os sinais da presença e proximidade de Deus. Um tempo para que todos experimentem o amor de Deus que consola, perdoa e que oferece esperança aos que não têm. Deste conceito de “misericórdia” não se exclui o de “justiça”; a justiça é o primeiro passo indispensável para alcançá-la, mas a Igreja precisa ir além, alcançar uma meta mais alta. Por muito tempo temos nos esquecido de caminhar pela via da misericórdia. Duas coisas são importantes: a Igreja vive um desejo inesgotável de doar misericórdia em cada momento e, por outro lado, é triste notar que a experiência do perdão se dilui cada vez mais. É tempo de anunciar o perdão! Por isso, este Ano da Misericórdia quer suscitar em todos os católicos essa necessidade.

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria


  O pecado original é uma realidade misteriosa e pouco evidente para nós enquanto comporta um prolongamento da culpa dos progenitores até todos nós. Neste dia, nós o consideramos na sua conspícua exceção, ou melhor, no singular privilégio concedido a Maria, que foi dele preservada desde o primeiro instante da sua concepção, da sua existência humana. O valor doutrinal desta festividade é manifesto na prece da celebração litúrgica, que sublinha o privilégio concedido à futura Mãe de Deus; "Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparaste ao teu Filho uma morada digna dele...", e a própria natureza deste privilégio, enquanto não subtrai Maria à Redenção universal efetuada por Cristo: "Tu que a preservaste de toda a mancha na previsão da morte do teu Filho..."

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Paróquia de São Pedro divulga Programação de Fim de Ano


  O Pároco, Pe. Helcimar Sardinha, divulgou na noite desta segunda-feira (07) a Programação de Natal e Ano Novo da Igreja Católica em São Pedro da Aldeia. Pe. Helcimar ressaltou que todas as cerimônias principais ocorrerão na Matriz Histórica e que este ano todas elas têm um sabor diferenciado por se tratar do Ano da Misericórdia e da Matriz de São Pedro ser uma das igrejas indulgenciadas da Arquidiocese.

Amanhã se inicia o Ano Santo da Misericórdia


  A partir de amanhã, 8 de Dezembro, na Basílica de São Pedro e em todo o mundo, a Porta da Misericórdia ficará escancarada o ano inteiro, convidando os homens a abrirem o coração. Será a Abertura Oficial do Ano da Misericórdia, tempo propício de conversão e vida nova, tempo de renovação da Igreja e de cada cristão, tempo de meditar e aplicar as Obras de misericórdia corporais e espirituais. E nesse dia em que celebraremos a Imaculada, Nossa Senhora estará nesse caminho, porque ela é a “Porta do céu”, como lhe chama a Liturgia.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Preparação para o Natal


  Começamos o Advento com estas semanas ditosas e impacientes de preparação para o Natal. Uma vez mais, me vêm à memória palavras de São Josemaría, nos últimos meses do seu caminhar pela Terra, a propósito desta grande solenidade cristã. Ao contemplar os planos redentores de Deus, patentes já em Belém e em Nazaré, levava-nos a considerar que Deus ensina cada um a abandonar-se por completo. Vede bem como é o ambiente em que Cristo nasce. Tudo ali nos insiste nesta entrega sem condições (…).