Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

O Ícone "La Bruna", dos Carmelitas


  O ícone Maria “La Bruna” (nossa morena) é a mais antiga imagem mariana adotada pelos Carmelitas (ícone do carmelo), e originária provavelmente do Monte Carmelo. Sua representação foi concebida para comunicar ao observador os valores da vida de Maria. São detalhes interessantes na simbologia mariana do ícone.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

A Devoção a Nossa Senhora na Ordem do Carmo


  A Ordem do Carmo é uma Ordem Religiosa que desde a sua origem se distinguiu como uma Ordem eminentemente Mariana: o nosso título jurídico é este: Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Prova desta índole Mariana da Ordem do Carmo está exatamente na existência da primeira capela dedicada a Nossa Senhora construída no Monte Carmelo. Ali naquela capelinha, nasceu entre os Carmelitas, o seu amor e sua devota veneração a Santíssima Virgem Maria. A nossa devoção a Maria foi crescendo no correr dos anos, criou raízes na Ordem e fora dela e ganhou um impulso extraordinário em meados do século XIII - com a aparição de Nossa Senhora a São Simão Stock entregando-lhe o seu Escapulário.

sábado, 11 de julho de 2015

Hoje é Dia de São Bento Abade


  Fulgurante de luz, Bento de Núrcia, glória da Itália e de toda a Igreja, resplandece como astro na escuridão da noite. Quem pacientemente estudar a sua gloriosa vida e entrar, à luz da história, no tempestuoso tempo em que viveu, há-de sentir, indubitavelmente, a realidade da promessa que o Senhor deixou aos Apóstolos e a sociedade que fundara: "Estarei convosco, todos os dias, até a consumação dos tempos" (Mt 27,20). Sentença e promessa que jamais perderá, por certo, a sua atualidade, porque se envolve no curso dos séculos, que a divina Providência governa e encaminha.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Agradecimento do Pároco pela Festa de São Pedro 2015


Queridos filhos, devotos de São Pedro Apóstolo

  É com um sentimento de imensa satisfação e alegria que chegamos ao fim de mais uma Festa de nosso querido Padroeiro São Pedro. Há uma semana exatamente completávamos uma Festa pioneira que quis unir “tradição” e “inovação”. Foram dias, como disse Alex Alexandrino, “intensos e extensos”; começamos nossas atividades no dia 13 de Junho e só encerramos no dia 29. Dezessete dias de Festa! Foram dias de luta espiritual e humana: tivemos muitas dificuldades em pôr em prática nossos planos, muitas portas se fecharam, patrocínios foram negados, pessoas ficaram doentes... mas apesar da tribulações, foi um tempo de paz em nossos corações porque estávamos em constante oração. Os dias que seguiram foram de confraternização, de unidade, de encontro com Deus e com os irmãos da Comunidade paroquial e com muitos visitantes. E os dias se passaram ligeiros e agora vai ficar a saudade de uma festa grandiosa, cheia de novidades e de histórias boas para contar.

A "maratona" do Papa Francisco


  A segunda viagem do Papa Francisco à América Latina pode ser chamada de verdadeira "maratona". Ela começou ontem, 5 de julho e decorre até ao dia 13 deste mês e levará o antigo cardeal de Buenos Aires, na Argentina, ao encontro de milhões de latino-americanos, menos à sua própria terra. Isso é no mínimo curioso. Alguns dizem que Francisco faz um sacrifício pessoal de não voltar à casa; outros hipotetizam que ele prepara uma viagem única e especial à terra de Perón. Perguntas sobre a não visita à Argentina à parte, Francisco fará uma viagem longa, importante e muito simbólica: um Papa latino novamente se encontra com os latinos e os confirma na fé.

sábado, 4 de julho de 2015

Depois de dois anos, voz de Bento XVI é novamente ouvida


  Pela primeira vez desde que se tornou Papa emérito, em 28 de fevereiro de 2013, a voz de Bento XVI voltou a ser registrada oficialmente pela Rádio Vaticano, neste sábado (04/7). Bento XVI agradeceu, na Residência Pontifícia de Castel Gandolfo, ao Cardeal-arcebispo de Cracóvia, Dom Stanisław Dziwisz, que lhe conferiu dois títulos de Doutorado “honoris Causa” em nome dos reitores da Academia Musical de Cracóvia e da Pontifícia Universidade João Paulo II, instituída por Bento XVI em 19 de junho de 2009. Esta condecoração, disse o Cardeal Dziwisz, “representa a gratidão destas duas instituições pela grande estima que Bento XVI sempre nutriu para com São João Paulo II. Em segundo lugar, pelo seu serviço Pontifício e pela grande herança da sua doutrina e benevolência”.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Hoje é a Festa de São Tomé, Apóstolo do Senhor


Queridos irmãos e irmãs!
  Prosseguindo os nossos encontros com os doze Apóstolos escolhidos diretamente por Jesus, hoje dedicamos a nossa atenção a Tomé. Sempre presente nas quatro listas contempladas pelo Novo Testamento, ele, nos primeiros três Evangelhos, é colocado ao lado de Mateus (cf. Mt 10, 3; Mc 3, 18; Lc 6, 15), enquanto nos Atos está próximo de Filipe (cf. At 1, 13). O seu nome deriva de uma raiz hebraica, ta'am, que significa "junto", "gêmeo". De fato, o Evangelho chama-o várias vezes com o sobrenome de "Dídimo" (cf. Jo 11, 16; 20, 24; 21, 2), que em grego significa precisamente "gêmeo". Não é claro o porquê deste apelativo. Sobretudo o Quarto Evangelho oferece-nos informações que reproduzem alguns traços significativos da sua personalidade. O primeiro refere-se à exortação, que ele fez aos outros Apóstolos, quando Jesus, num momento crítico da sua vida, decidiu ir a Betânia para ressuscitar Lázaro, aproximando-se assim perigosamente de Jerusalém (cf. Mc 10, 32). Naquela ocasião Tomé disse aos seus condiscípulos: "Vamos nós também, para morrermos com Ele" (Jo 11, 16).