Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 26 de março de 2016

Sábado Santo: espera e vigília


  Hoje é realizada a celebração do Sábado Santo, a Igreja Católica medita sobre a paixão e morte do Senhor, assim como sua descida ao inferno, e espera em oração a sua ressurreição. Realiza-se também a Vigília Pascal que conclui com a Liturgia Eucarística. Durante este dia, é dada atenção especial à Virgem Maria, acompanhando-a em sua solidão, que vela junto ao túmulo de seu Filho amado.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Sexta-feira Santa: entrega total no Calvário


  Hoje toda a Igreja Católica se une em penitência, abstinência e jejum para comemorar a Paixão do Senhor. Entre as atividades deste dia, estão a Via Sacra, o Sermão das Sete Palavras de Jesus na Cruz; as procissões com a imagem de Cristo e da sua Mãe Dolorosa, entre outros. Neste dia, a Igreja não celebra a Eucaristia e nenhum sacramento, exceto a Reconciliação e a Unção dos Enfermos. 

quinta-feira, 24 de março de 2016

Quinta-feira Santa


  A Igreja celebra hoje a Quinta-feira Santa. Neste dia, durante a Última Ceia, Jesus instituiu dois sacramentos: a Eucaristia e a Ordem Sacerdotal. Esta data é comemorada pela Igreja com uma eucaristia especial. Nela, o sacerdote lava os pés de doze pessoas que representam os apóstolos, repetindo assim o gesto de Jesus Cristo.  Com esta ação, Jesus transmite a mensagem da caridade, quando diz: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. Dessa forma, o Senhor Jesus dá um testemunho idôneo da vocação ao serviço do mundo e da Igreja que todos os fiéis devem seguir.

Iniciamos hoje o Tríduo Pascal


  A palavra tríduo na prática devocional católica sugere a ideia de preparação. Às vezes nos preparamos para a festa de um santo com três dias de oração em sua honra, ou pedimos uma graça especial mediante um tríduo de preces de intercessão. O tríduo pascal se considerava como três dias de preparação para a festa de Páscoa; compreendia a quinta-feira, a sexta-feira e o sábado da Semana Santa. Era um tríduo da paixão.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Como receber Indulgências na Igreja de São Pedro


  Neste Ano da Misericórdia poderemos receber muitas indulgências em nossa Paróquia de São Pedro, passando pela Porta Santa. Mas, além da graça do jubileu e suas Portas Santas, há outras formas ordinárias para ganhar indulgência plenária e o perdão das culpas dos pecados e uma delas ocorre durante o Santo Tríduo Pascal. As indulgências plenárias, isto é, quando se apagam todas as culpas, podem ser obtidas para a própria pessoa ou para os defuntos. Para isso, deve-se seguir as seguintes recomendações estabelecidas pela Santa Sé.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Cristianismo cresce na Ásia: Três mil e duzentos catecúmenos serão batizados em Hong Kong


  “Vocês não encontraram somente a luz, vocês devem se transformar também em luz que ilumina o mundo.” Assim, o Cardeal John Tong Hon, Bispo de Hong Kong, exortou os catecúmenos durante o rito celebrado no IV Domingo de Quaresma, 6 de março. Em vista da Santa Páscoa, o caminho quaresmal do Ano da Misericórdia da Diocese de Hong Kong se intensifica. De acordo com as informações do jornal diocesano Kung Kao Po, informou a Agência Fides, serão 3.200 os catecúmenos que da Diocese de Hong Kong receberão os sacramentos de iniciação cristã, Batismo, Crisma e Eucaristia na próxima Vigília Pascal.

domingo, 20 de março de 2016

Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor


  Começa a Semana Santa e recordamos a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. São Lucas escreve: «Ao aproximar-se de Betfagé e de Betânia, junto ao monte chamado das Oliveiras, enviou dois dos Seus discípulos dizendo-lhes: "Ide a essa aldeia que está em frente e entrando nela, encontrareis um jumentinho atado em que nunca montou pessoa alguma; soltai-o e trazei-o. Se alguém vos perguntar porque o soltais, dir-lhe-eis: Porque o Senhor tem necessidade dele". Partiram e encontraram tudo como o Senhor lhes dissera».

Na Semana Santa vivemos nosso maior Ato de Fé


  Chama-se “Semana Santa” ou “Semana Maior” a liturgia da última semana de Quaresma, porque nela se comemoram os mistérios mais santos e mais augustos de nossa religião. São dias de quietude e contemplação, de silêncio e de reverência profunda e até de luto, pois recordam a Morte amaríssima do Homem-Deus e, por ela, a conquista da nossa redenção.

sábado, 19 de março de 2016

Três anos de Pontificado de Francisco


  O Papa Francisco completa hoje três anos de início de pontificado. O cardeal Jorge Mario Bergoglio foi eleito como sucessor de Bento XVI a 13 de março de 2013, após a renúncia do agora Papa emérito; assumiu o inédito nome de Francisco e é o primeiro pontífice jesuíta na história da Igreja. Escolheu para o dia de São José a data de início de seu ministério à frente da Igreja. Historicamente era o dia da coroação do Papa em que recebia a tiara papal.

Hoje é a Solenidade de São José, Esposo de Maria


  São José teve o privilégio de ser esposo de Nossa Senhora, de criar o Filho de Deus e de ser a cabeça da Sagrada Família. É considerado patrono da Igreja Universal, de uma infinidade de comunidades religiosas e também da boa morte. A festa do santo mais próximo de Jesus e Maria se celebra neste dia 19 de março. “José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados” (Mt 1, 20-21), disse o anjo em sonhos ao “justo” São José.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Padre Helcimar completa 4 anos em São Pedro da Aldeia


  Hoje completo 4 anos de paroquiato em São Pedro da Aldeia. Cheguei à Paróquia de São Pedro numa quaresma, às vésperas também da Semana Santa. Vim da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e Santa Isabel, em São Gonçalo. Foi um momento emocionante dos dois lados: a paróquia que acolhia e a paróquia que enviava.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Cardeal da Igreja ensina: O silêncio na liturgia - Para dizer sim ao Senhor


  Muitos fiéis queixam-se justamente pela falta de silêncio nalgumas formas de celebração da nossa liturgia. Por conseguinte, é importante recordar o significado do silêncio como valor ascético cristão e como condição necessária para uma oração profunda e contemplativa, sem esquecer que na celebração da santa Eucaristia estão previstos oficialmente tempos de silêncio, a fim de evidenciar a sua importância para uma renovação litúrgica autêntica.

terça-feira, 15 de março de 2016

O valor do crucifixo: "Crucifixo não é ornamento, é Mistério do 'aniquilamento'", diz Papa


  Em sua homilia de hoje, o Papa Francisco falou de um animal que, na Bíblia, se refere à história da salvação: a serpente. Trata-se do primeiro animal citado no Gênesis e o último no Apocalipse. Um animal que, nas Escrituras, é símbolo poderoso de danação e misteriosamente, afirmou o Papa, de redenção. Para explicar esse simbolismo, o Pontífice entrelaçou a leitura extraída do Livro dos Números com o trecho do Evangelho de João. A primeira contém o célebre passo do povo de Israel que, cansado de vagar pelo deserto com pouco comida, insulta Deus e Moisés. Também aqui os protagonistas são as serpentes, por duas vezes. Primeiramente, são lançadas do céu contra o povo infiel, que semeiam medo e morte até que a multidão implora a Moisés para que peça perdão. E depois, entra em cena outra serpente: “Deus diz a Moisés: ‘Faze uma serpente abrasadora (de bronze) e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá’. É misterioso: O Senhor não deixa as serpentes morrerem. Mas se uma delas fizer mal a uma pessoa, que olhe para aquela serpente de bronze e se curará. Elevar a serpente”.

segunda-feira, 14 de março de 2016

Paróquia de São Pedro divulga a Programação da Semana Santa em São Pedro da Aldeia


  Começa oficialmente no domingo (20) a Semana Santa para a Igreja Católica. As cerimônias têm início com a Procissão de Ramos e Missa, a partir das 8h. Em São Pedro da Aldeia, entretanto, as comemorações se iniciam um dia antes, no sábado (19), com a Caminhada da Misericórdia que acontecerá pela primeira vez na cidade, às 5h, saindo da Igreja histórica jesuíta e que percorrerá as ruas do Centro da cidade. Ainda neste dia, haverá Missa de São José pelas famílias e o Concerto da Paixão, que contará com a presença de dois corais de Cabo Frio que entoarão cânticos sobre a morte e o sofrimento de Cristo.