Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 19 de março de 2013

O que é o onomástico?



  Hoje é o onomástico do Santo Padre, o Papa “emérito” Bento XVI (Joseph) e de nosso arcebispo, Dom José Francisco. Mas, o que é o onomástico? A palavra vem do grego e significa “nomear, dar nome”. O onomástico, como tradição cristã, é o dia de um santo do qual tomamos o nome. Portanto, todas as pessoas que têm o mesmo nome deste ou daquele santo festeja, nesse dia, o seu Padroeiro próprio.

  Em alguns lugares do mundo é muito comemorado e considerado tão ou mais importante do que o dia do aniversário. No dia do onomástico de alguém há missa, festa, almoços ou jantares especiais e até presentes. As pessoas telefonam, mandam emails e enviam cartões saudando e parabenizando.

  Rezemos, portanto, hoje, e saudemos a todos os “Josés”. Em especial nosso Papa “emérito” Bento XVI e o nosso arcebispo Dom José Francisco. Eis uma oração para o dia do onomástico:

Glorioso (a) São (Santa) N.  cujo nome Deus me deu a graça de possuir e a cuja proteção me confiou ao inscrever-me pelo santo batismo no número dos seus filhos adotivos, alcançai-me com vossa intercessão a mercê de viver sempre em conformidade com o espírito do cristianismo.

Ajudai-me, santíssimo protetor da minha alma, a recuperar a graça batismal, que perdi por causa do pecado, e fazei com a vossa prece, que Deus me conceda a graça de vos imitar.

Protegei-me e defendei-me ao longo do caminho desta perigosa vida e assisti-me à hora da minha morte.

Amém

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.