Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Hoje iniciamos o Tríduo Pascal



  Hoje iniciamos com toda a Igreja o Solene Tríduo Pascal que reúne as principais celebrações litúrgicas do ano (Ceia do Senhor, Paixão do Senhor e Vigília Pascal) ou Tríduo do Senhor Preso, Morto e Ressuscitado. Com o início do Tríduo, termina oficialmente a Quaresma e entramos no coração de toda a Liturgia Católica, o período mais importante para os fiéis.

  A celebração de hoje, da Quinta-feira Santa, nos relembra a noite em que Jesus foi traído e preso. Nela também celebramos a Missa da Ceia do Senhor e o Rito do Lava Pés, em que doze homens, representando os Apóstolos, têm seus pés lavados por quem preside a Missa; o Lava Pés recorda a mensagem de Jesus que disse que está aqui para nos servir. De maneira particular, três realidades são saudadas pela Igreja nesta noite: Jesus instituiu a Eucaristia e o Sacerdócio ministerial (O nascimento dos padres) e o Mandamento do Amor.

Na Missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, meditamos de maneira particular sobre a Santa Missa que é a renovação incruenta do Sacrifício do Calvário. É o mesmo e único sacrifício infinito de Cristo na Cruz, que foi solenemente instituído na Última Ceia. Nesta cerimônia ímpar, Cristo é ao mesmo tempo vítima e sacerdote, se oferecendo a Deus para pagamento dos pecados, e aplicando a cada fiel seus méritos infinitos.

Ao transladar o Santíssimo Sacramento, no fim da Missa, damos início à Vigília Eucarística, velando o Senhor, vigiando com o Senhor, acompanhando o Senhor. Ele que estava no Horto, com poucos Apóstolos, agora nos chama a orar e vigiar com Ele, para não cairmos em tentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.