Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 20 de março de 2013

Quais as posições do corpo na Missa?



  O melhor documento sobre as posições corporais dos fiéis ao participarem na Missa é a Instrução Geral do Missal Romano, na sua edição mais recente. Em resumo pode dizer-se que os gestos e as atitudes corporais durante a Missa, quer dos ministros quer dos fiéis, têm como objetivo:

1) conseguir que toda a celebração seja bela e simples;

2) ajudar à compreensão das suas diversas partes;

3) facilitar a participação de todos.

  Como alcançá-los? Atendendo ao que está definido pela Instrução geral e pela tradição do Rito romano, e ao que concorre para o bem comum espiritual do povo de Deus, mais do que à inclinação ou arbítrio de cada um, tendo em conta que a atitude comum do corpo de todos os participantes, é não só sinal de unidade, mas também exprime e favorece os sentimentos e a atitude interior (cf. IGMR, n. 42).

  O n. 43 da IGMR concretiza as diversas posições corporais, dizendo que os fiéis estão de pé desde o início da Missa até ao fim da oração coleta, durante o cântico do Aleluia, a proclamação do Evangelho, a profissão de fé e a oração universal, e desde o convite "Orai, irmãos", até ao fim da Missa, exceto nos momentos adiante indicados; estão sentados durante as leituras que precedem o Evangelho, e durante o salmo responsorial, a homilia, a preparação dos dons e o silêncio sagrado depois da Comunhão; estão de joelhos durante a consagração.

  Aqueles que não puderem ajoelhar durante a consagração (por razões de saúde, pela estreiteza do lugar, pelo grande número dos presentes ou por outros motivos razoáveis), fazem inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflecte após a consagração do pão e do vinho.

  As Conferências Episcopais podem adaptar estes gestos e atitudes à mentalidade e às tradições razoáveis dos respectivos povos.Pode manter-se, onde o haja, o costume de o povo permanecer de joelhos desde o fim da aclamação do Sanctus até ao fim da Oração eucarística, e antes da Comunhão, quando o sacerdote diz: Eis o Cordeiro de Deus.

  Para se conseguir a uniformidade nos gestos e atitudes do corpo na mesma celebração, os fiéis devem obedecer às indicações que, no decurso da mesma, lhes forem dadas por quem de direito, de acordo com o que está estabelecido no Missal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.