O melhor documento sobre as
posições corporais dos fiéis ao participarem na Missa é a Instrução Geral do
Missal Romano, na sua edição mais recente. Em resumo pode dizer-se que os gestos e as atitudes corporais durante a Missa,
quer dos ministros quer dos fiéis, têm como objetivo:
1) conseguir que toda a
celebração seja bela e simples;
2) ajudar à compreensão das
suas diversas partes;
3) facilitar a participação
de todos.
Como alcançá-los? Atendendo ao que está
definido pela Instrução geral e pela tradição do Rito romano, e ao que concorre
para o bem comum espiritual do povo de Deus, mais do que à inclinação ou
arbítrio de cada um, tendo em conta que a atitude comum do corpo de todos os
participantes, é não só sinal de unidade, mas também exprime e favorece os
sentimentos e a atitude interior (cf. IGMR, n. 42).
O n. 43 da IGMR concretiza as diversas
posições corporais, dizendo que os fiéis estão de pé desde o início da Missa
até ao fim da oração coleta, durante o cântico do Aleluia, a proclamação do
Evangelho, a profissão de fé e a oração universal, e desde o convite
"Orai, irmãos", até ao fim da Missa, exceto nos momentos adiante
indicados; estão sentados durante as leituras que precedem o Evangelho, e durante
o salmo responsorial, a homilia, a preparação dos dons e o silêncio sagrado
depois da Comunhão; estão de joelhos durante a consagração.
Aqueles que não puderem ajoelhar durante a consagração (por razões de saúde, pela estreiteza do lugar, pelo grande número dos presentes ou por outros motivos razoáveis), fazem inclinação profunda enquanto o sacerdote genuflecte após a consagração do pão e do vinho.
As Conferências Episcopais podem adaptar estes gestos e atitudes à mentalidade e às tradições razoáveis dos respectivos povos.Pode manter-se, onde o haja, o costume de o povo permanecer de joelhos desde o fim da aclamação do Sanctus até ao fim da Oração eucarística, e antes da Comunhão, quando o sacerdote diz: Eis o Cordeiro de Deus.
Para se conseguir a uniformidade nos gestos e atitudes do corpo na mesma celebração, os fiéis devem obedecer às indicações que, no decurso da mesma, lhes forem dadas por quem de direito, de acordo com o que está estabelecido no Missal.
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