Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Homilia da Bênção de Ramos



  Com esta celebração, iniciamos com toda a Igreja a Semana Santa, tempo de reflexão e oração bem perto do Coração de Jesus. Ao recordarmos os últimos Passos de Jesus, também lembramo-nos do modo como devemos viver como cristãos.

  Esta Liturgia exprime em duas cerimônias o mistério da Cruz de Cristo e sua entrega, por amor, a nós. A primeira, impregnada de alegria exultação e outra, cheia de dor e pesar; se por um lado pelo Cristo Senhor fomos resgatados e salvos, por outro, nosso Deus amado, para nos redimir, foi cruelmente abandonado e ferido no lenho da Cruz.

  Essa primeira parte, da bênção e da procissão de Ramos, evoca a alegria do cristão em ter a Jesus por seu Senhor e guia; a segunda parte, da missa com o Relato da Paixão, nos indica de que modo nosso Salvador demonstrou de maneira máxima seu amor pelos homens.

  O Evangelho de Lucas que acabamos de escutar nos apresenta Jesus em sua subida para Jerusalém, uma verdadeira peregrinação de fé. Ele sobe à Jerusalém para fazer a grande oferta da sua vida: Ele mesmo. O sacrifício da cruz é o modelo de toda a oferta humana: dar tudo, sem guardar nada.

  Lucas inicia seu relato nos dizendo que Jesus “caminhava à frente dos discípulos”. Não podia ser diferente e nem o é hoje. Cristo sempre vai à frente de nós, para nos mostrar que caminho devemos seguir e para nos defender dos perigos da estrada.

  Outra expressão lucana interessante é a resposta de Jesus àqueles que queriam que os discípulos se calassem, ao louvar o Senhor: “Se eles se calarem, as pedras gritarão”. Devemos louvar o Senhor, exaltá-lo com nossa vida, proclamá-lo dia a dia, testemunhá-lo sempre. Não podemos nos envergonhar de nossa fé, não podemos deixar de tomar parte na verdade de Cristo.

  Jesus entra na cidade não em uma bela e altiva montaria, mas num pobre jumento, um animalzinho popular. Como que para dizer: venho como Rei servidor, venho de maneira simples para os simples, venho humilde para os de coração humilde.

  Hoje, ao entrar na Jerusalém histórica, simbolicamente o Senhor também deseja entrar no coração de cada um de nós. Que abramos as “portas para o Rei entrar!” (Sl 23), que esta Semana Maior, a Semana Santa, seja para nós fonte de bênção e graça. Que gritemos “hosanas” ao Rei e Senhor, ao amado Jesus que passa na nossa vida. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.