Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 24 de agosto de 2013

Parabéns aos catequistas!


  Neste final de semana celebraremos dentro do “Mês vocacional”, o chamado dos leigos ao trabalho na Igreja. De maneira particular faremos memória da vocação do “catequista”. Homens e mulheres que receberam o belíssimo ministério de iniciar na fé as crianças, os jovens, e também os adultos. Este ofício é um dos mais antigos na Igreja. Mesmo quando uma paróquia não chegou ainda a formalizar em sua comunidade os diversos ministérios leigos, a catequese sempre se faz presente; é a base de todas as outras pastorais. Todos nós passamos pela catequese!

  Podemos dizer que é na catequese que se concretiza, de maneira especial, a assistência do Espírito Santo à Igreja, conforme a promessa feita por Cristo. Por este serviço prestado à fé, Nosso Senhor é conhecido, amado e seguido pelos novos batizados. Dada a importância da catequese na ação de transmitir a fé, assunto que tanto preocupa hoje a Igreja, vale a pena que todos na Igreja reflitam sobre o importante papel do catequista. Não apenas o padre na paróquia deve lembrar disso, mas todos os fiéis. Investir na catequese é investir no futuro da Igreja e no fortalecimento de cristãos coerentes e bem preparados para agir no mundo como “sal da terra” e “luz do mundo”.

  Neste sentido, a Paróquia de São Pedro sente a alegria de ter tão bons catequistas, de ter homens e, sobretudo, mulheres, cheias de Deus e do amor pela Igreja de Jesus; desde a catequese infantil, até a catequese de adultos, passando pela catequese de Primeira Eucaristia e da Crisma, nossos irmãos se esforçam para fazer o melhor por seus discípulos e isso é uma conquista. No entanto, há muito por fazer, há grandes coisas que desejamos fazer. Por isso precisamos de mais catequistas, homens e mulheres cheios do Espírito Santo que coloquem suas vidas à disposição de falar do Reino de Cristo.

  Lemos nos Atos dos Apóstolos, que os primeiros cristãos eram “assíduos à doutrina dos Apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações” (cf. At 2, 42). A primeira dessas dimensões tem uma evidente relação com a catequese: a unidade de doutrina. Os Apóstolos eram os catequistas das primeiras comunidades e apresentavam aos seus “catequizandos” o que haviam recebido do próprio Cristo; não davam o que pensavam, mas o que Jesus lhes ensinou. Assim, a doutrina que o catequista apresenta nunca será sua, mas a mesma da Igreja.


  Rezemos por todos os catequistas, rezemos por sua perseverança! E agradeçamos a eles por suas vidas, por seus sacrifícios e por sua doação. Possa nosso Mestre Jesus Cristo os conduzir e a Mãe do céu os coroar de graças importantes às suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.