Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 10 de agosto de 2013

Agosto: mês das vocações


  Todos os anos, no mês de agosto, rezamos de maneira particular pelas vocações. É claro que a oração e o trabalho vocacional devem acontecer durante todo o ano, mas no mês de agosto colocamos ênfase na importância das vocações e na reflexão acerca delas. Muito se fala hoje em dia sobre a “crise das vocações”, sobretudo as sacerdotais e religiosas, mas enquanto Deus quiser chamar e, de fato Ele continua chamando, e houver um coração que escute e se incline à voz do Senhor, haverá vocações. Deus assim o quer, o mundo precisa delas mais do que nunca.

  A vocação é a história do convite de Deus ao homem e da resposta deste Àquele que o chama a um amor maior. Mas também a vocação é a história de duas respostas: a resposta de um Deus providente a uma comunidade que reza e a resposta pessoal do vocacionado que escuta a voz de Deus a convocá-lo à uma vida particular. Não há vocação se apenas Deus chama; ela se completa na resposta amorosa e disponível de todo homem. Por isso, devemos sempre rezar pelas vocações e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para cumprir o mandato de Jesus: “Pedi ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe” (Mt 9,38).

  Existem muitos jovens que até pensam na vocação, mas tem medo de não serem felizes neste caminho e acabam por optar por aquilo que acreditam ser mais fácil. Realizar a vocação nunca é fácil. Seja no casamento ou no sacerdócio, seja na vida missionária, seja na vida contemplativa, sempre haverá obstáculos a serem superados e a natureza humana a ser burilada. Mesmo depois de estarmos na caminhada do Senhor, as coisas não serão fáceis. Incompreensões, perseguições, tentações, cansaços, qualquer coisa que pode acometer a qualquer pessoa, também tocará aquele que respondeu o chamado de Deus. A vocação não nos blinda, não nos afasta dos problemas, não nos torna insensíveis, mas nos diz que devemos seguir com alegria o caminho de Jesus, servindo e amando o quanto podemos.

  Durante este mês podemos destacar vários santos ligados à vocação: São João Maria Vianney, o Santo Cura d’Ars, patrono dos padres, (4), São Domingos, inspirador dos pregadores da Palavra de Deus (08), São Lourenço, padroeiro dos diáconos (10), Santa Clara, exemplo para as religiosas (11), Santo Ezequiel Moreno, modelo dos confessores (19), Santa Mônica, exemplo de mãe e esposa (dia 27) e Santo Agostinho, inspirador dos vocacionados e modelo dos bispos (28).

  O mês vocacional é um “mês temático”, não propriamente “litúrgico”. Convencionou-se a rezar pelas vocações da seguinte maneira: 

* No primeiro domingo reza-se por todos os padres; a motivação é a memória de São João Maria Vianney, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos e, desde o Ano Sacerdotal convocado pelo Papa Bento XVI, também padroeiro de todos os padres.

* No segundo domingo celebramos o dia dos pais no calendário civil, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. Inicia-se neste Domingo a “Semana Nacional da Família”.

* No terceiro domingo lembramos de rezar pela vocação à vida consagrada, feminina e masculina; motivados pela Solenidade da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus para uma entrega total.


* No quarto domingo trazemos presente todos os ministérios leigos, a vocação de todos os batizados, o serviço que os fiéis leigos desempenham nas comunidades paroquiais. Em especial, rezamos por todos os catequistas, aqueles que ensinam os caminhos de Jesus através da doutrina e da espiritualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.