Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Hoje é Dia de Santo Afonso Maria de Ligório


  Santo Afonso nasceu perto de Nápoles em 27 de setembro de 1696. Sendo ainda criança foi visitado por São Francisco Jerônimo que o abençoou e predisse para ele grandes bênçãos e sabedoria. Aos 16 anos, caso excepcional obtém o grau de doutor em ambos os direitos, civil e canônico, com notas destacáveis em todos seus estudos.

  Para conservar a pureza de sua alma escolheu um diretor espiritual, visitava frequentemente Jesus Sacramentado, rezava com grande devoção à Virgem e fugia de todos os que tivessem más conversações.

  Seu pai, que desejava fazer dele um brilhante político, mandou-o estudar vários idiomas modernos, aprender música, artes e detalhes da vida cavalheiresca. Como advogado, o santo obtinha importantes triunfos; entretanto, não o deixava satisfeito diante do grande perigo que existe no mundo de ofender a Deus.

  Por revelação divina, Santo Afonso abandona tudo e decide converter-se em apóstolo incansável do Senhor Jesus. A tarefa não foi fácil; teve que enfrentar, com grande luta espiritual, seu pai e família, seus amigos e mesmo assim, aos 30 anos de idade consegue ser ordenado sacerdote, e depois disso se dedicou a trabalhar com as pessoas dos bairros mais pobres de Nápoles e de outras cidades, a quem ensinava o catecismo.

  Em 9 de novembro de 1752 fundou, junto com outros sacerdotes, a Congregação do Santíssimo Redentor (ou Padres Redentoristas), e seguindo o exemplo de Jesus se dedicaram a percorrer cidades, povos e campos pregando o evangelho. Por 30 anos, com sua equipe de missionários, o santo percorreu campos, povos, cidades, províncias, permanecendo em cada lugar 10 ou 15 dias pregando, para que não ficasse nenhum grupo sem ser instruído e atendido espiritualmente.

  Santo Afonso foi um escritor muito prolífico; ao morrer deixou 111 livros e opúsculos impressos e 2 mil manuscritos. Durante sua vida viu 402 edições de suas obras. Em 1762 o Papa o nomeou bispo de Santa Águeda. Santo Afonso, que não desejava assumir o cargo, aceitou com humildade e obediência, permanecendo à frente da diocese por 13 anos onde pregou o Evangelho, formou grupos de missionários e deu catequeses aos mais pequenos e necessitados.


  Seus últimos anos foram cheios de sofrimentos e doenças dolorosas; o santo suportou pacientemente todos estes males, rezando sempre pela conversão dos pecadores e por sua própria santidade. Santo Afonso morre em 1 de agosto de 1787, à idade de 90 anos. O Papa Gregório XVI o declara Santo em 1839. O Papa Pio IX o declara Doutor da Igreja em 1875.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.