Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Começamos a Semana Santa



  Com a Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, iniciamos a “Semana Santa”, durante a qual a Igreja celebra os santos Mistérios de nossa Redenção. É ela a preparação última para a Ressurreição de Nosso Divino Salvador. Correspondendo à sua alta significação, esta Semana distingue-se por emocionantes cerimônias e atos litúrgicos. Cada dia é privilegiado e nenhuma outra celebração ou memória pode tomar seu lugar ou ser celebrada com maior brilho. As orações, os cânticos, as leituras nos Ofícios e nas Santas Missas e as próprias Celebrações do Santo Sacrifício são para nós um bálsamo.

  No Domingo de Ramos, comemoramos a solene entrada de Jesus em Jerusalém e sua aclamação como Rei, mas também fizemos memória de sua Paixão, de sua entrega pelos homens.

  Na Segunda e Terça-feira Santas, recordamos a perseguição, as acusações e o conluio para matar Jesus Cristo. Nosso Senhor percebe que seu fim já está próximo e começa a se preparar para ele.

  Na Quarta-feira Santa o grande Sinédrio resolve condenar a Jesus à morte e Judas vende, por isso, seu Mestre por trinta moedas de prata. Esse foi o custo da traição e da maldade.

  Na Quinta-feira Santa assistiremos à Última Ceia, ao Lava pés e à Instituição da Eucaristia e do Ministério sacerdotal. Acompanharemos Jesus em oração em sua subida para o Horto das Oliveiras. Neste dia será sua prisão e a fuga dos discípulos.

  Na Sexta-feira Santa será o dia da condenação do Salvador, de sua Crucificação e Morte na cruz. O Senhor é entregue aos malfeitores. Sua vida será dada, por amor, até mesmo pelos que o abandonaram no momento derradeiro.

  No Sábado Santo contemplamos o descanso do Senhor, sua sepultura. Neste dia Ele resgata os Justos do Antigo Testamento que esperavam pelo Messias no Limbo. Dia de silêncio, de espera em Deus. Ao raiar o dia, dia da Ressurreição.

  No Domingo da Páscoa comemoramos a vitória de Cristo sobre a morte, sobre o pecado, sobre o mal. “Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!” Cristo está vivo e está no meio de nós! Aleluia!

  Como vemos, a Igreja se aprofunda, mais e mais, nos insondáveis Mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. E tudo isso de maneira catequética e simbólica: os sinos se calam, os altares são despojados, as imagens cobertas, mas depois as flores retornam, sinos e cânticos expressam alegria e altares são ornados belamente. Todos os ritos da Semana Santa são importantes e tocantes ao coração.

  Cuidemos que esta semana seja para nós verdadeiramente santa, esforçando-nos por uma vida mais perfeita para que possamos participar dos frutos da Redenção. Evitemos distrações, pecados, trabalhos não necessários e participemos, cheios de fé, destes eventos da Semana máxima para os católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.