Vespertino ou vespertina vêm
da palavra “véspera”, que pode significar três coisas muito diferentes: a) ou o
período de tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia, isto é, aquele em
que o planeta Vênus (outrora considerado uma estrela a que se chamava “Vésper”),
se avista à tarde, após o pôr do Sol; b) ou o dia imediatamente anterior a
outro dia determinado (quinta-feira é a véspera de sexta-feira); c) ou o tempo
ou época anterior a um acontecimento (nas vésperas do Concílio Vaticano II).
O primeiro significado (período de
tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia) está presente na celebração
designada por “Missa vespertina da Ceia do Senhor”, a qual corresponde à última
Ceia de Jesus, celebrada ao cair da tarde de determinado dia [Ao cair da tarde,
Jesus sentou-se à mesa com os Doze (Mt 28, 20)]. Trata-se, como facilmente
se percebe, de uma designação que é única, pois o acontecimento para o qual ela
remete também foi único: a última Ceia.
O segundo significado (dia
imediatamente anterior a outro dia determinado, e, por extensão, tarde do dia
imediatamente anterior a outro dia determinado) corresponde ao que dizem, a
certo momento, as Normas gerais do ano litúrgico: “A celebração do domingo
e das solenidades começa na tarde do dia precedente” (n. 3). Como começa?
Com a Missa vespertina, que é a Missa celebrada com os textos próprios da Missa
do domingo seguinte ou da Solenidade do dia seguinte. Nisto se distingue a
“Missa vespertina” da “Missa da vigília”, a qual tem sempre textos próprios, diferentes
dos da Missa do dia seguinte.
Missa vespertina era aquela que se
celebra à hora de vésperas, independentemente da celebração ser na tarde do dia
“próprio” ou na tarde do dia precedente. Efetivamente as Normas Gerias do
Missal Romano afirmam: “A celebração do domingo e das solenidades começa
na tarde do dia precedente...”. Só a celebração desses dias, com exclusão de
todos os outros. É essa a razão pela qual só os domingos e as solenidades têm I
Vésperas.
Na prática, toda a Missa celebrada a
partir das 12h do Sábado ou na Véspera de uma Solenidade que não caia no
Domingo, já pode ser considerada a missa preceitual, como se fosse a Missa do
Dia. No entanto, deve-se ter bastante ponderação na prática de ir à Missa da véspera e não do dia. Que esta razão seja por autêntica necessidade e não por comodismos ou lazer, a fim de se "ver logo livre da Missa" para se "aproveitar o Domingo" de folga...
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