Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 23 de março de 2013

O que é Missa vespertina?



  Vespertino ou vespertina vêm da palavra “véspera”, que pode significar três coisas muito diferentes: a) ou o período de tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia, isto é, aquele em que o planeta Vênus (outrora considerado uma estrela a que se chamava “Vésper”), se avista à tarde, após o pôr do Sol; b) ou o dia imediatamente anterior a outro dia determinado (quinta-feira é a véspera de sexta-feira); c) ou o tempo ou época anterior a um acontecimento (nas vésperas do Concílio Vaticano II). 

  O primeiro significado (período de tempo correspondente ao cair da tarde de cada dia) está presente na celebração designada por “Missa vespertina da Ceia do Senhor”, a qual corresponde à última Ceia de Jesus, celebrada ao cair da tarde de determinado dia [Ao cair da tarde, Jesus sentou-se à mesa com os Doze (Mt 28, 20)]. Trata-se, como facilmente se percebe, de uma designação que é única, pois o acontecimento para o qual ela remete também foi único: a última Ceia.

  O segundo significado (dia imediatamente anterior a outro dia determinado, e, por extensão, tarde do dia imediatamente anterior a outro dia determinado) corresponde ao que dizem, a certo momento, as Normas gerais do ano litúrgico: “A celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente” (n. 3). Como começa? Com a Missa vespertina, que é a Missa celebrada com os textos próprios da Missa do domingo seguinte ou da Solenidade do dia seguinte. Nisto se distingue a “Missa vespertina” da “Missa da vigília”, a qual tem sempre textos próprios, diferentes dos da Missa do dia seguinte.

  Missa vespertina era aquela que se celebra à hora de vésperas, independentemente da celebração ser na tarde do dia “próprio” ou na tarde do dia precedente. Efetivamente as Normas Gerias do Missal Romano afirmam: “A celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente...”. Só a celebração desses dias, com exclusão de todos os outros. É essa a razão pela qual só os domingos e as solenidades têm I Vésperas. 

  Na prática, toda a Missa celebrada a partir das 12h do Sábado ou na Véspera de uma Solenidade que não caia no Domingo, já pode ser considerada a missa preceitual, como se fosse a Missa do Dia. No entanto, deve-se ter bastante ponderação na prática de ir à Missa da véspera e não do dia. Que esta razão seja por autêntica necessidade e não por comodismos ou lazer, a fim de se "ver logo livre da Missa" para se "aproveitar o Domingo" de folga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.