Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Hoje é a Missa do Crisma. O que é?



  A cada ano na Quinta-feira Santa ou, por motivos pastorais, noutro dia, o bispo diocesano se reúne com todos os seus presbíteros para uma Missa muito importante chamada “Missa do Crisma”. Nela, o ordinário local e os padres renovam suas promessas sacerdotais e os óleos usados na pastoral da Igreja são abençoados. Na Arquidiocese de Niterói, desde Dom Alano, esta missa acontece hoje, Terça-feira Santa, no Ginásio Salesianos – Niterói. Quais são os mistérios que celebramos nesta Missa tão importante? Vejamos.

  A instituição da Eucaristia como rito memorial da nova aliança é certamente o aspecto mais evidente da celebração atual, que, aliás, justifica a sua solenidade como uma evocação “histórica” do acontecimento realizado na última ceia. Nesta missa manifesta-se o mistério do sacerdócio de Cristo, participado pelos ministros constituídos em cada Igreja local, que renovam hoje seu compromisso ao serviço do povo de Deus.

  O bispo, cercado pelos outros sacerdotes, abençoa os óleos, que serão usados nos diversos sacramentos: o crisma (óleo misturado com perfumes), para significar o dom do Espírito no batismo, na crisma, na ordem; o óleo para os catecúmenos que servirá para ungir os novos membros da família de Deus em nossa arquidiocese e o óleo para os enfermos, sinal da força que liberta do mal, sustenta na provação da doença e nos encoraja e  fortalece na caminhada rumo ao céu.

  O óleo do Crisma, de modo particular, é preparado e consagrado pelo Bispo, que o utilizará nas ordenações episcopais e presbiterais, na consagração das Igrejas e altares, no ritual do Batismo e Crisma e recebe um bálsamo perfumado. Por esta especificidade do óleo do Crisma, esta Missa recebe dele o nome: Missa “do” Crisma e não “da” Crisma, que seria o Sacramento. Também serão abençoados, o óleo do Batismo, e o óleo dos enfermos que restaura em nós a esperança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.