Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Hoje é Dia de Santa Escolástica


  Santa Escolástica, segundo remota tradição, era irmã gêmea do grande São Bento, pai do monaquismo do ocidente. Nasceu numa região do centro da Itália, na cidade de Núrsia, por volta de 480. Desde cedo se mostrava piedosa e cheia de fervor pelas coisas de Deus e muito reverente aos mistérios divinos.

  Gêmea de São Bento, tornou-se também gêmea de busca de santidade e missão, já que ambos deram testemunho de santos fundadores. A vida totalmente consagrada a Deus de Escolástica começou até antes do irmão; porém, foi aprofundada quando seguiu o irmão até que ele se instalou em Montecassino. Desta forma, Escolástica, fundadora das irmãs beneditinas, sempre esteve ligada a Bento. Enquanto o irmão vivia a buscar seu caminho de santidade, Escolástica ainda em casa, vivia uma vida já “religiosa”.

  Depois de se estabelecerem em mosteiros, relata-nos o Papa São Gregório Magno, que Escolástica e Bento embora morassem pertinho, apenas se encontravam para diálogos santos uma vez ao ano, no meio do caminho. Daí que, no encontro que seria o último, Santa Escolástica pediu ao irmão que desta vez ficasse um pouco mais, a fim de se enriquecerem em conversas santas até ao amanhecer. Mas foi repreendida pelo irmão, pois seria causa de transgressão da Regra.

  Diante da resposta negativa do irmão e com o coração pulsando de amor fraterno, Santa Escolástica entrelaçou as mãos, abaixou a cabeça e rapidamente conversou com Deus, em oração profunda. De repente, levantou-se uma tamanha tempestade que São Bento ficou impedido de sair com seus irmãos de volta ao mosteiro, sendo obrigado a ficar.


  Vendo o irmão zangado, Santa Escolástica esclareceu: "Pedi-te a ti e tu não me ouviste; pedi ao Senhor e ele me ouviu. Vai-te embora, se puderes, volta para o teu mosteiro". São Gregório faz menção dizendo que “mais pode aquela que mais amou”. Depois daquela providencial partilha de graça e oração, São Bento regressou ao mosteiro e passados três dias percebeu numa visão a morte de sua irmã que o antecedeu 40 dias no céu. Sua alma se erguia às alturas em forma de pomba branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.