Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como nasceu o carnaval? Como o cristão o vive?


  É carnaval. É tempo de muita folia, desfiles, blocos, baterias. Por todo o Brasil parece só haver festa. O carnaval é uma das maiores expressões populares do mundo; se por um lado traz alegria e congraçamento, pode, infelizmente, ser motivo de brigas, falta de sobriedade e de pudor e de muita profanação do sagrado. Não vamos ser “xiitas” nem hipócritas e dizer que a alegria carnavalesca pura não é boa ou bela de se ver ou participar. O que devemos ter cuidado é de nunca dissociar o nosso ser cristão do nosso ser social. Noutras palavras: ser de Deus em qualquer lugar e não aproveitar o momento de folia e de maior alegria para embarcar numa furada, obscurecendo a imagem de Deus em nós.

  De fato, de todo, o carnaval não é ruim, nem nasceu ruim. Quem vai “brincar o carnaval” e aproveitar os dias de folga e de liberdade, deve sempre lembrar da  alegria autêntica cristã, aquela que parte do interior do homem e não buscar fora elementos para se ter alegria em demasia como álcool sem medida, sexo fora da moral ou qualquer coisa que fira a si, ao outro ou a Deus; o cristão deve lembrar sempre do seu testemunho que não pode ser abandonado nem escondido debaixo de uma fantasia... Você que vai dançar e cantar, não importa onde, deve fazê-lo sempre como um bom cristão e não como um pagão. O convite de Jesus de ser luz é para todo lugar e na companhia de qualquer um. Portanto: roupas indecentes, músicas com palavras chulas e duplo sentido, bebedeiras, uso de entorpecentes, sexo livre e gestos de luxúria, bagunças e quebra-quebra não combinam com o católico.

  O carnaval marca o calendário religioso. Ele nasceu no período pré-cristão, como uma festa popular de alegria pela semeadura que poderia ser feita, após longo e rigoroso inverno. Para saudar o fim do inverno e o despontar da primavera, os povos dançavam, cantavam, comiam, bebiam, e se alegravam; era um sobressalto de vida em meio às dificuldades de um inverno que muitas vezes trazia fome e morte. Era uma celebração da vida e à vida – dom precioso dado por Deus. No entanto, não durou muito para que esta festa fosse desvirtuada. Infelizmente, o homem tendente ao pecado muitas vezes não entende que pode se divertir sem ferir sua dignidade e acaba se jogando no chão e comendo com os porcos...

  Na Europa, como festa profana, o carnaval tomou ares de “festa de liberdade de expressão”, onde se poderia ser o que quisesse, subvertendo os papeis, debochando da realidade e de pessoas e dando vazão a todos os instintos, principalmente os sexuais. Máscaras, fantasias, tudo tomou nesta época um sentido ruim: o de se esconder para fazer o que quiser, sem retaliações. Quando o cristianismo cresceu e se fortaleceu, a religião “adotou” o carnaval e tentou lhe dar um sentido mais moral. A festa continuou, mas ela seria um pré evento da grande festa da Páscoa do Senhor. Entremeada entre o carnaval e a maior Festa cristã, a Páscoa, haveria um tempo de recolhimento da alegria e das forças, para se exultar de novo depois; este tempo é a Quaresma.


  Em 1091 a Igreja fixou o início da Quaresma e, consequentemente, também o tempo do carnaval. O carnaval seria no fim de semana que antecede a Quaresma, até a terça-feira, chamada de “terça-feira gorda”, que seria o último dia para se banquetear, antes de se entrar na abstinência quaresmal. Inclusive, a origem da palavra “carnaval” seria cristã e ligada à abstinência de carne: da expressão latina “carne vale!” (adeus, carne!). Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciaria a Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.