Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

O que é rezar? Grandes santos nos respondem


  Da oração, cada um pode ter e dar a sua definição, de acordo com a própria experiência. Apresentamos aqui algumas definições de alguns autores significativos da história da espiritualidade cristã [1]. Sempre manifestaram uma tendência a destacar ou o elemento intelectual ou o elemento afetivo, na relação entre Deus e o Homem. Logicamente a pessoa é uma só, e relaciona-se com Deus inteiramente. Portanto, o mais sensato não é separar ou afrentar mas unir e conjugar. A última definição corresponde a Santa Teresa do Menino Jesus. É a citação que aparece no início do capítulo IV do Catecismo da Igreja Católica, dedicado precisamente ao tema da oração:

“A oração é uma conversação com Deus” (Clemente de Alexandria, +215); é a primeira definição filosófica da oração;

“A oração é uma conversação (homilia) com Deus” (São Gregório de Nissa, 335-398, citando Clemente de Alexandria);

“A oração é um diálogo (dialexis) com Deus” (São João Crisóstoma, 344/47-407);

“A oração é uma conversação do intelecto com Deus” (Evágrio Pôntico, 356-400); mais adiante dirá: “A oração é elevação do intelecto a Deus”. Evágrio tem elementos de capital importância na reflexão e na prática da oração. O objeto da oração é o próprio Deus e não um interesse pessoal: “Reza para que não se cumpra a tua vontade; mas sobretudo para dizer a Deus: «que se cumpra a tua vontade em mim»”.

“A oração é a conversão da mente a Deus, com um amor piedoso e humilde” (Santo Agostinho- 354-430)

“A oração é a petição a Deus de coisas convenientes», «é a elevação da mente para Deus» (São João Damasceno; 748/752); cf. CIC 2559;

Depois de falar das diferentes formas de oração, João Cassiano (360-435) afirma que há um estádio superior donda a oração “está informada só pela contemplação de Deus e pela força do amor que o Espírito permite…. de conversar muito familiarmente com Deus, como um Pai próximo com um sentimento de piedade filial”;

“A Oração é o afeto do Homem que adere a Deus, uma espécie de conversação piedosa e familiar, uma paragem da mente iluminada para gozar de Deus” (Guilherme de Saint-Thierry);

“A oração é a conversão a Deus, através de um sentimento humilde e piedoso, fundamentado na fé, na esperança e na caridade” (Hugo de São Vítor, finais do séc.XI-1141);

“A oração é a elevação da mente para Deus, a fim de O louvar e pedir-lhe coisas convenientes à eterna salvação” (São Tomás de Aquino, 1225-1274);

“A oração é o piedoso afeto da mente dirigido a Deus” (São Boaventura, 1217-1274);

“A Oração é a elevação do coração a Deus, mediante o qual nos abeiramos dEle e nos tornamos numa coisa só” (Luís de Granada, 1504-1588);

“A Oração mental não é outra coisa, a meu ver, senão tratar de amizade, estamos muitas vezes a sós, com Aquele que sabemos que nos ama” (Santa Teresa de Jesus, 1518-1582);

Alimento celestial - Quem reza alimenta-se de Deus: da sua Palavra, que encontramos na Bíblia; da sua vontade (Cf Jo 4, 24), do seu próprio Corpo (Cf Jo 6, 58).

Fogo ardente - A oração não é só luz que ilumina poderosamente, mas também energia que queima e incendeia. Recordemos a expressão dos discípulos de Emaús: "Não ardia cá dentro o nosso coração quando Ele nos explicava as escrituras?". O mesmo se passa com Moisés e com os profetas (ler 23, 29: 20,9).

Dom de Deus - Podemos dizer orações, mas orar como convém é dom de Deus. "Como convém", "no Espírito do Senhor", isto é, uma oração que lhe agrade, que sintonize com a sua vontade, que seja trato de amizade (Cf Rom 8,76-2. Assim, mais que orarmos nós, podemos dizer que "somos orados"; é o próprio Deus que ora em nós; o Espírito grita em nós com gemidos inefáveis.





[1] ÁNGEL BRIÑAS, Orar en el momento atual (=Emaús 100), Centre de Pastoral Litúrgica, Barcelona, 2012, 114-116.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.