Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 17 de outubro de 2015

Perspectivas Vocacionais a partir do contexto eclesial atual


  Desde agosto deste ano estou no ofício de Presidente do Regional de Presbíteros do Leste 1, que engloba o Estado do Rio de Janeiro. Nesta serviço, sou convidado a ajudar na consolidação da fraternidade sacerdotal em nosso Estado, assim como, junto de outros coordenadores diocesanos, promover espaços de reflexão sobre a vida sacerdotal e momentos de formação e de lazer para os padres. Um trabalho bem amplo e exigente e que precisa de oração, disponibilidade e a ajuda de outros sacerdotes que compõem uma equipe comigo. Por causa deste encargo, estive presente na Reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC), na cidade de Fortaleza, de 13 a 16 de outubro, representando este nosso regional. Estiveram presentes todos os padres representantes dos outros 17 regionais da CNBB (CNP), consagrados (CRB), formadores de seminários (OSIB), Institutos Seculares, diáconos representantes dos regionais (CND) e Pastoral Vocacional e Serviço de Animação Vocacional. Além de todos esses, cinco bispos nos acompanharam.

  O tema do encontro foi “Perspectivas Vocacionais a partir do contexto eclesial atual”, tendo como assessor o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Leomar Brustolin. Estando à frente dos trabalhos o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, que preside a Comissão, refletimos e debatemos sobre as urgências vocacionais neste momento na Igreja do Brasil. Dom Leomar nos introduziu no tema falando de vários desafios que temos à frente para falar aos novos vocacionados e nos convidou a “parar o ‘curso’ que temos tido e fazer um verdadeiro ‘percurso’”. Para o bispo, devemos ouvir mais e dialogar mais com as novas culturas e tecnologias para poder falar melhor responder às inquietações dos jovens de hoje. As mudanças nos últimos tempos foram drásticas, trazendo uma transformação cultural imensa e abrindo caminho para novas antropologias.


  Com um horário bem apertado, celebrávamos a Santa Missa sempre às 7h, logo depois vindo um café e imediatamente o início dos trabalhos. Uma parada para o almoço e retorno aos trabalhos. Oração, jantar e mais trabalhos e reuniões. Assim seguiram nossos dias: trabalho e oração, mas também muito exercício da fraternidade e o grande benefício de conhecer novas pessoas e vários consagrados a Deus e suas experiências mais diversas. Espero que as informações e formações que tive junto de meus colegas sirvam para muitos, tanto em minha paróquia quanto à Igreja Particular de Niterói e para os queridos presbíteros do Leste 1. A próxima reunião do CMOVC será em outubro de 2016, na cidade de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.