Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sábado, 3 de outubro de 2015

Hoje é Dia do Trânsito de São Francisco

  

  Celebramos hoje a festa franciscana do "Trânsito de São Francisco", isto é, o dia de sua morte, do seu passamento destas coisas para as coisas do Pai. A transitoriedade da vida faz parte da existência. Os santos mais ainda nos falaram dela e nos preparavam para tal momento. A Irmã morte veio levar Francisco, mas nos deixou um grande modelo de vida, de entrega ao Evangelho e de amor a todas as criaturas.

  Ao cair da tarde de 3 de outubro de 1226, já muito doente, São Francisco teve uma terrível febre; suas forças reduziram-se como uma chamazinha que se esvai e não volta ao pavio... Exausto de tantos dias sem comer e dormir direito, Francisco pediu que o tirassem do leito e quis ser colocado sobre a terra; pediu, ainda, que cantassem. E ele também cantou, com os seus, o salmo 141, que fala do desejo de ir para Deus: “Em voz alta ao Senhor eu imploro, em voz alta suplico ao Senhor! Eu derramo na sua presença o lamento da minha aflição, diante dele coloco minha dor! Quando em mim desfalece a minh’alma, conheceis, ó Senhor, meus caminhos! Na estrada por onde eu andava contra mim ocultaram ciladas. Se me volto à direita e procuro, não encontro quem cuide de mim e nem tenho aonde fugir; não importa a ninguém a minha vida! A vós grito, Senhor, a vós clamo e vos digo: ‘Sois vós meu abrigo, minha herança na terra dos vivos’, Escutai meu clamor, minha prece, porque fui por demais humilhado!”


  Quando, levados pela melodia, os frades começaram a cantar: “Arrancai-me, Senhor, da prisão, e em louvor bendirei vosso nome! Muitos justos virão rodear-me pelo bem que fizestes por mim”. Naquele momento, como um passarinho, Francisco havia deixado seu corpo sobre a terra. O Canto enfraqueceu e se apagou na boca dos frades, que recitaram o Glória ao Pai, como conclusão do salmo entre lágrimas e emocionados. Fez-se silêncio na cabana. Parecia que a natureza ao redor tivesse emudecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.