Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Matriz de São Pedro será um dos locais de peregrinação no Jubileu da Misericórdia


  No próximo dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, a Igreja inicia o Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, com a intenção de “fixar o olhar na misericórdia, para nos tornarmos nós mesmos sinal eficaz do agir do Pai”, que deverá estender-se até o dia 20 de novembro, de 2016, quando da Solenidade de Cristo Rei do Universo. Na Bula de Proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco propõe às Dioceses, varias iniciativas para se realizar durante o Jubileu para levar os fiéis a experimentar a Divina Misericórdia e, por sua vez, tornarem-se “misericordiosos como o Pai”.

  Entre elas, a abertura da Porta Santa nas Catedrais e outras Igrejas de significado especial nas Dioceses, a peregrinação aos locais onde se podem obter as indulgências, maior assiduidade à celebração do sacramento da Penitência, a Celebração das “24 horas do Senhor” nas sextas e nos sábados anteriores ao 4º Domingo da Quaresma, a realização das Santas Missões Populares, o incentivo às obras de misericórdia espirituais e corporais. Será um ano de renovado ardor para os fiéis, onde se pretende, sobretudo, tornar à Casa de Deus, ao Coração Divino de Jesus, abandonando os pecados e sentido a misericórdia do Senhor que é de sempre e pra sempre.

  Na reunião do clero do Vicariato Lagos, ocorrida no último dia 27 de outubro, em Araruama, foi apresentada aos sacerdotes a indicação da Paróquia de São Pedro para ser sede das atividades do Jubileu na região. Com a aprovação de todos, com alegria acolhi esta maravilhosa notícia de que a nossa Matriz de São Pedro será um dos locais de peregrinação neste Jubileu, possibilitando o maior numero de fiéis lucrarem as indulgências do Ano Santo. Em cada Vicariato foi constituída uma igreja sede, tendo a Catedral de São João Batista como o coração, Igreja Mãe da Arquidiocese. Depois da Abertura da Porta Santa ou Porta da Misericórdia da Catedral, em 19 de dezembro, todas as demais Igrejas escolhidas procederão às atividades do Jubileu. Tendo colhido do clero várias sugestões, tanto a nível diocesano quanto paroquial, toda a Arquidiocese estará envolvida na Celebração deste ano de graça.  Após esta data, e a partir de uma Celebração Solene em nossa Matriz, esta tradicional Igreja da Cidade de São Pedro da Aldeia, tornar-se-á local de peregrinação para todos os nossos fiéis; donde, se deseja que se expanda sempre mais a devoção o amor de Deus e seus benefícios.


  Aproveito a oportunidade para agradecer ao nosso Arcebispo Dom José Francisco e aos sacerdotes do Vicariato Lagos na indicação de nossa Igreja para ser indulgenciada. É uma dádiva tão bela e tão intensa que não temos muitas palavras para transpor o que nossos corações sentem. No mesmo dia, à noite, pude emocionado dar esta prestigiosa notícia aos fiéis, que prorromperam em palmas e alegria. Será um ano de intenso trabalho apostólico e de ações para acolher e manifestar a misericórdia. Contarei com a ajuda direta do Pe. Ricardo White e dos Frades Leonardo e Luís Fernando, mas também com todos os zelosos padres de nosso Vicariato. Neste clima de alegria e fé, às vésperas do início do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, quero dizer-lhes da minha felicidade, como pastor, de estar vivendo este tempo oportuno da Bondade de Deus e de seu Amor para com a nossa Paróquia. Conto com a colaboração de todos os paroquianos e amigos de nossa Igreja para acolhermos da melhor forma possível a todos os peregrinos que nos visitarem e rezarmos por eles e com eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.