Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Paróquia de São Pedro dá início às Missões


  Começa o mês de outubro. E começa com a comemoração de Santa Teresinha do Menino Jesus, a Padroeira das missões, lado de São Francisco Xavier, apóstolo do Oriente. Sabemos que o mandato para missão é cada vez mais imperioso, principalmente nestes dias em que avança um verdadeiro neo-paganismo. Cristo nos chama para isso e multidões esperam uma resposta dos cristãos.Hoje começam em nossa Paróquia as Santas Missões Populares. Será um tempo de graça para os missionários e para os visitados. É minha preocupação como pai e pastor desta Comunidade, que respondamos aos apelos que o Espírito tem dado a nós para alargar nossa pastoral e abandonar aquele modelo de mera “conservação” para um momento de “ação contínua”. É a partir do convite de Jesus e, hoje, do Papa Francisco, que entendemos a Missão Paroquial como uma necessidade.

  “O estado permanente de missão supõe que a comunidade cristã tenha consciência de que ela é ‘por sua natureza missionária’ (AG, n.2) e precisa ser constantemente missionada, isto é, precisa renovar-se sempre diante dos novos desafios que enfrenta no confronto com o mundo e na relação entre seus membros. Para ser missionária, a paróquia precisa ir ao encontro das pessoas.” (Doc 100, nº189). Nesse sentido, a Missão Paroquial será um tempo especial para todos nós. Ela quer ser um serviço à Igreja, quer ser um sopro novo nos que já trabalham na pastoral e, sobretudo, quer ser um momento único de preparação para o início do Jubileu da Misericórdia, quando o Papa nos pede que apresentemos o Rosto misericordioso de Deus a todos.

  No dia 29 de setembro, terça passada, tivemos a grata surpresa de encontrarmos cerca de 250 pessoas para a preparação imediata da Missão. Foi uma linda resposta de nossa Comunidade ao nosso apelo e a demonstração do interesse em ser missionário e levar a Boa Nova de Jesus a muitos. O Papa Francisco nos fez um alerta sobre o perigo da rotina em nossos tra­balhos, quando nos disse: “a pastoral em chave missionária exige o abandono deste cômodo critério pastoral: ‘fez-se sempre assim’. Convido todos a serem ousados e criativos nesta tarefa de repensar os objetivos, as estruturas, o estilo e os métodos evangelizadores.” (EG 33). Assim, penso que nossa Missão Paroquial trará grandes benefícios fazendo-nos uma verdadeira “Igreja em saída”.


  Hoje, na Capela de Santa Teresinha, estaremos juntos rezando por estas missões e pelo êxito delas. Que Deus abençoe todos os missionários e lhes dê a perseverança, o amor e a vontade de servir e amar sempre. Que possamos chegar a muitos lares e levar conforto e esperança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.