Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Hoje é Dia de São João Bosco



  Em 1831, no dia 16 de agosto, na cidade de Becchi, nascia o menino João Melchior Bosco, o querido santo mestre e pai da juventude, Dom Bosco. Nasceu do segundo casamento de Francesco Bosco, tendo por mãe Margherita Occhiena. A família era ainda composta pelo irmão do primeiro casamento do pai, Antônio, e seu irmão mais velho, José. Ficou órfão de pai quando tinha apenas dois anos de idade.

  Diante da difícil situação econômica porque passava o norte da Itália, a sua infância foi marcada pela pobreza da família. Desde pequeno sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo de crescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.

  Começou a estudar por volta dos nove anos, aos dezesseis anos passa a frequentar a escola de Castelnuovo D′Asti e aos vinte ingressa no Seminário de Chieri,para manter seus estudos prestou toda a espécie de serviços, foi costureiro, sapateiro, ferreiro, carpinteiro e, ainda nos tempos livres, estudava música.Dizia: "Quando crescer quero ser sacerdote para tomar conta dos meninos. Os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles". Foi ordenado sacerdote em 5 de Junho de 1841, pelo bispo Luigi Fransoni. Após a ordenação, transfere-se para Turim.

  No contexto da revolução industrial na Itália, havia um grande contingente de jovens sem família nas grandes cidades. Desde 1809, em Milão, a igreja católica mantinha um tipo de obra assistencial para jovens denominada oratório, que se ocupava de lazer, educação e catequese. O primeiro oratório de Turim foi fundado em 1841, pelo padre Giovanni Cochi. Influenciado por essas iniciativas, Bosco funda em 8 de Dezembro de 1841 um oratório em Turim, quando atende e ensina o jovem Bartolomeo Garelli na sacristia da Igreja de São Francisco de Assis. Em 8 de Dezembro de 1844, esse oratório passa a denominar-se oratório de São Francisco de Sales e em 1846 passou a ter sua sede numa propriedade de Francisco Pinardi, no bairro turinense de Valdocco.

  Dom Bosco morreu em Turim na madrugada do dia 31 Janeiro 1888 e foi beatificado em 2 de Junho de 1929 e declarado santo por Pio XI em 1 de Abril de 1934, domingo de Páscoa. A seguir, muitos outros vieram a semear nos seus sulcos sementes de vida: Domingos Sávio, Dom Rua, Dom Rinaldi... Também outras obras foram fundadas na Itália e no exterior com o envio de missionários.

O SONHO DE DOM BOSCO

  A fundação de Brasília se liga a um misterioso sonho de Dom Bosco. Era o dia 30 de agosto de 1883. Dom Bosco, vê em sonho, aproximar-se um jovem muito amável e de beleza sobre-humana, dizendo-se seu amigo e dos Salesianos e que vinha em nome de Deus para dar-lhe um pouco de trabalho: começaram fazendo uma grande viagem pela América Latina.
  Partem de trem de Cartagena na Venezuela. Atravessam regiões de densas matas e caudalosos rios, onde encontraram pessoas de estatura gigantesca. Pergunta Dom Bosco ao jovem onde estavam e ele responde: “Note bem, observe! Viajaremos ao longo da cordilheira da América do Sul”. Enquanto examinavam o mapa, a máquina apitou e o trem pôs-se em movimento. Atravessaram montanhas, bosques e planícies. Enxergavam nas vísceras das montanhas e no subsolo da terra. Tinham debaixo dos olhos as riquezas incomparáveis daqueles países, riquezas que um dia viriam a ser descobertas.
  Viam numerosos filões de metais preciosos, minas inexauríveis de carvão, depósitos de petróleo extremamente abundantes. Exatamente entre os paralelos de 15° e 20° havia uma enseada bastante extensa que partia do ponto onde se formava um grande lago. Ouviu-se então uma voz: “Quando se escavarem essas minas escondidas em meio a esses montes aparecerá aqui a terra prometida que jorra leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”. A viagem prosseguiu até o sul da Patagônia e houve o regresso até o ponto de partida na Venezuela.

Fonte: Santuário Dom Bosco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.