Anjos
Maus:
Os anjos foram criados
perfeitos e sem pecado, e como o homem dotado de livre escolha. Sob a direção
de Satanás, muitos pecaram e foram lançados fora do céu
(2 Pd 2,4). O pecado, no
qual eles e seu chefe caíram foi o orgulho. Alguns tem pensado que a ocasião de
rebelião dos anjos foi a revelação da futura encarnação do Filho de Deus e a
obrigação deles o adorarem.
Segundo a Bíblia, os anjos
maus passam o tempo no inferno (2 Pd 2,4) e no mundo, especialmente nos ares
que nos rodeiam. (Jo 12,31; 14,30; 2 Co 4,4; Ap 12,4,7-9). Enganando os homens
por meio do pecado, exercem grande poder sobre eles (2 Co 4,3,4; Ef 2,2;
6,11,12. Segundo a Tradição seu número é menor: a terça parte dos anjos.
Os
anjos não são contemplados no plano da redenção
(1 Pe 1,12), mas o inferno
foi preparado como eterno castigo dos anjos maus (Mt 25,41). Os anjos maus são
empregados na execução dos propósitos de Satanás, que são opostos aos
propósitos de Deus, e estão envolvidos nos obstáculos e danos contra a vida
espiritual e o bem estar do povo de Deus. No fim dos tempos, o poder deles será
destruído.
A
queda dos anjos:
O
fato da sua queda
O Diabo somente existe
porque Deus o criou e permite que ele continue existindo. Os seres diabólicos
são seres criados bons e que usaram mal a sua liberdade, “rejeitaram radical e
irrevogavelmente a Deus e o seu Reino” (CIC 392); Então, quando a fé e a
teologia cristãs falam sobre o Diabo e seus anjos não é para amedrontar ou
fazer especulações fantasiosas mas, ao contrário, para desmascarar o medo e a
importância que o mal possa dar ao mal (Jo12,31).
A
época de sua queda:
Nas Escrituras não há
referência de quando ocorreu a queda dos anjos, mas deixa claro que se deu
antes da queda do homem, já que Satanás entrou no jardim na forma de serpente e
induziu Eva a pecar (Gn 3).
O
resultado de sua queda:
1.Todos eles perderam a sua santidade original
e se tornaram corruptos em natureza e conduta
(Mt 10,1; Ef 6,11-12; Ap
12,9);
2. Alguns deles foram lançados no inferno e
estão “acorrentados” até o dia do julgamento (2 Pe 2,4);
3. Alguns deles permanecem em liberdade e
trabalham em definida oposição à obra dos anjos bons, dos santos e de Deus (Ap
12,7-9; Dn 10,12,13,20,21).
A
hierarquia dos demônios:
Bíblia
e Tradição
Nem a Bíblia, nem a Tradição descrevem a
hierarquia dos demônios. Essa questão parece ser parte do mistério que rodeia a
origem do mal. Porém, as Escrituras dão claro testemunho da sua existência real
e de sua posição (Mt 12,26-28). No
século XIX, Jacques Auguste de Plancy escreveu seu “Dicionário Infernal”, obra
de ocultismo em que apresenta de A a Z, os nomes dos diversos demônios e suas
funções.
Segundo a Tradição e o
trabalho dos exorcistas, os demônios, além de terem na origem sua hierarquia e
ordem, também se dividem segundo sua força de persuasão e segundo seu pecado. Também,
segundo Santo Tomás de Aquino – baseando-se na Bíblia, existem os demônios
loqui (que falam) e os mudos.
Os
nomes do Mal:
Pela Bíblia e pela tradição cristã, dispomos de alguns nomes de Satanás e seu séquito:
Satã ou Satanás: O mais poderoso, inteligente, o primeiro a se opor a Deus; a raiz da palavra significa “adversário”, “opositor”
Diabo: “Aquele que divide”. É como no NT chama a Satã;
Belzebu: “Senhor das moscas. Sinônimo de Diabo (2Rs 1,2);
Lilit: Demônio em forma de mulher (Is 34,14);
Asmodeu: Demônio da ira (Tb);
Sátiro: Demônio em forma de bode (Lv 17,7;Br 4,5);
Demônio: Do grego “daimon” – qualquer espírito malígno;
Belial: Da raíz hebraica “baal” – “falso senhor” (2Cor 6,15);
Apolion/Abadon: demônio destruidor (Ap 9,11);
Lúcifer: “Portador da luz”/”Estrela da manhã”. Outro nome de Satanás ou o segundo demônio mais importante na hierarquia.
Pela Bíblia e pela tradição cristã, dispomos de alguns nomes de Satanás e seu séquito:
Satã ou Satanás: O mais poderoso, inteligente, o primeiro a se opor a Deus; a raiz da palavra significa “adversário”, “opositor”
Diabo: “Aquele que divide”. É como no NT chama a Satã;
Belzebu: “Senhor das moscas. Sinônimo de Diabo (2Rs 1,2);
Lilit: Demônio em forma de mulher (Is 34,14);
Asmodeu: Demônio da ira (Tb);
Sátiro: Demônio em forma de bode (Lv 17,7;Br 4,5);
Demônio: Do grego “daimon” – qualquer espírito malígno;
Belial: Da raíz hebraica “baal” – “falso senhor” (2Cor 6,15);
Apolion/Abadon: demônio destruidor (Ap 9,11);
Lúcifer: “Portador da luz”/”Estrela da manhã”. Outro nome de Satanás ou o segundo demônio mais importante na hierarquia.
Segundo o Pe. Fortea, num
exorcismo um demônio teria revelado os 5 demônios mais poderosos do inferno.
Eis a ordem: Satã, Lúcifer, Belzebu, Belial
e Meridiano. É correta esta hierarquia? Só Deus sabe; o que sabemos, pela
Bíblia, é que possuem nomes.
A
ação dos demônios:
a)
A tentação, que se faz à maneira de sugestão, que
desperta normalmente uma inclinação para o mal. Mas só há pecado quando a
pessoa consente na tentação. Pode ser por insinuação (sugerindo) ou por
persuasão (enganando o intelecto e alimentando fantasias e lembranças de
imagens);
Nem todas as tentações vem
do Demônio; mundo e carne também são causadoras;
A falta de prudência, o erro
tácito e a falta de oração são geralmente o que expõe a fragilidade humana;
Há necessidade de
vigilância, de oração, de penitência, de escuta da Palavra de Deus e da
confissão permanente;
Deus não permite que sejamos
tentados acima de nossas forças (1Cor 10,13).
b)
infestação, ação diabólica apenas exterior, que pode ser “local” ou
“pessoal”; se local, ataques a animais, plantas e coisas inanimadas; se
pessoal, ataques às pessoas, causando alucinações, medos, cheiros ruins, visões
(vultos), estados histéricos, etc.
As infestações não são
frequentes e não podem ser confundidas com doenças comuns;
Segundo Mons. Balducci, as
vítimas mais frequentes da infestação dos demônios são: os santos, os
exorcistas e os maleficiados. Os santos, porque suas vidas incomodam; os exorcistas
porque os combatem e os maleficiados, porque Deus permite para seu castigo,
para a provação ou para manifestar o seu poder divino.
c)
a obsessão é ação diabólica apenas exterior, na qual a
vítima é atormentada mental e fisicamente, sem que perca o domínio sobre os
atos do seu corpo: um tipo de doença, de dor, de mal-estar, que não apresenta
causa natural. Pensamentos obsessivos, prostração, desespero, fobia, depressão;
As obsessões são anomalias mais sérias e,
portanto, devem ser imediatamente apreciadas por médicos e, depois de sérias
comprovações, de um sacerdote idônio;
Segundo exorcistas e
demonólogos, é já um primeiro grau de possessão e, se provada, deve ser
contida, antes que avance para uma possessão;
Os exorcismos menores podem
ser feitos pelo próprio atormentado ou por qualquer outra pessoa.
d)
a possessão, na qual o demônio se serve do corpo da
pessoa, como esta mesma o faria: move-o, fala, atua, sem que o possesso consiga
resistir a isso, embora sua alma permaneça inatingida. Convém ressaltar que não
há nenhuma declaração solene da Igreja sobre temas como a possessão e a
obsessão.
A possessão não é comum e
ninguém deve ficar alarmado com isso; Ninguém pode dar um diagnóstico de
“possessão”, a não ser os especialistas que serão chamados a estudar o caso; a
Igreja até hoje não legitimou a tantas possessões;
Os maiores casos de
possessão, segundo o Pe. Gabriele Amorth, vem do Brasil e de países africanos,
resultantes da macumba.
Sinto-me com vontande de rezar
ResponderExcluirmais, e somente contemplar a
face do Senhor, Jesus Cristo!!!
Que São Bento, interceda por
nós, e nos livre de todos
esses anjos maus.