Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Iniciamos o Tempo Comum


  O Ano litúrgico é uma grande riqueza da Igreja e para os cristãos. Vivemos não apenas o dia como "um dia", mas como "uma dádiva". A Palavra de Deus ilumina cada passo que damos diariamente. O próprio Senhor nos acompanha, nos inspira e nos sustenta. Pelo Ano litúrgico, desfilam diante de nós todos os mistérios de nossa fé. Ao celebrar cada liturgia, somos introduzidos no culto trinitário, onde Cristo é o grande Mediador.

  Hoje iniciamos a primeira parte do "Tempo Comum". Com sabemos, este tempo possui 34 Domingos, inclusa a Solenidade de Cristo Rei do Universo, que a completa (substitui o 34° Domingo). É um período grande, também chamado "tempus per annum", isto é, tempo pelo ano. Nele, Deus se mostra de maneira sempre tangível. As curas, os sermões, os milagres, os ensinamentos de Jesus são postos à nossa meditação. É "Comum" não porque seja sem importância, mas porque apresenta a vida de Cristo de maneira ordinária, cotidiana. É um tempo saboroso, que deve ser vivido de maneira intensa e com bastante atenção. Hoje em dia é fácil se acostumar com tudo, inclusive com o sagrado. Não deixemos esta tentação nos fazer cair!

  A primeira parte do Tempo Comum inicia-se imediatamente após a Festa do Batismo do Senhor, que toma o lugar do "1° Domingo do Tempo Comum". Este período vai daqui até à Quarta-feira de Cinzas, exclusive. Nesta primeira parte, somos convidados à escuta da Palavra e à meditação do anúncio do Reino de Deus. A segunda parte desse Tempo vai desde o Domingo de Pentecostes (exclusive) até à Solenidade de Cristo Rei (inclusive). Neste último e maior período, somos chamados à vivência e ao testemunho da Palavra de Salvação.

  O centro do Tempo Comum é todo e qualquer Domingo, Páscoa semanal, momento de encontro com o Ressuscitado e de fazer a experiência da comunhão eclesial. O Domingo, "dia do Senhor", é o dia especial dos homens estarem com seu Amado, agradecerem, louvarem a Ele e escutá-Lo com atenção e amor. A missa semanal é importante para a espiritualidade, mas nunca substituirá o Santo Domingo. Este dia, separado por Deus, é para nós dia de louvor a Deus, descanso dos trabalhos e convivência familiar. O Domingo do católico não pode ser diferente disso!

  A cor própria deste tempo é o verde que representa a esperança e o viver. Esperança de que Deus nos acompanha, a cada dia, com sua graça - o que chamamos de "Providência Divina". E o viver, isto é, não apenas "passar" os dias, mas ter consciência de toda escolha que fazemos no decorrer da existência.

  Desejo a todos os nossos leitores uma ótima participação no Tempo Comum! Que este tempo de graça e salvação seja para todos consolo, alegria e força!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.