Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Liturgia das Horas: o que é, quem reza e como se faz



  Uma de nossas assíduas leitoras, Andressa Moraes, nos perguntou sobre a Liturgia das Horas. Eis a resposta. Espero que outros tenham suas dúvidas respondidas quanto ao tema.

Fundamento e celebração da Liturgia das Horas

  A Liturgia das Horas é um compêndio de salmos e leituras bíblicas, leituras patrísticas e eclesiásticas e demais orações que tem como principal objetivo a santificação das horas dos fiéis. Entendemos por “fiéis”, todos os membros da Igreja, clérigos e leigos. É uma ação litúrgica e, como tal, não é uma ação privada, mas pertence a toda Igreja que segue a ordem de seu Fundador de “orar sem cessar”.

  O caráter eclesial da celebração é claro: pode-se e deve-se rezar individualmente – como santificação pessoal e intercessão pela Igreja, mas se apresenta mais ainda com seu valor comunitário – como oração do povo a Deus; quando realizada, com a presença do próprio Bispo ou do padre, rodeado dos outros ministros e do povo, manifesta-se claramente a Igreja de Cristo, una, santa, católica e apostólica (IGLH 20 e 21).

  Os leigos, onde quer que se encontrem reunidos, seja qual for o motivo das reuniões – oração, apostolado, missão ou outro motivo qualquer – são igualmente convidados a orar com a Igreja, celebrando alguma parte da Liturgia das Horas, no templo ou fora dele. A própria família, santuário doméstico da Igreja, pode e deve fazer uso deste grande bem e tesouro eclesial. (IGLH 27).

  É salutar, é bom, é agradável a Deus que, mesmo sozinho, o fiel leigo ou clérigo possa elevar-se a Deus através da Oração das Horas. Não há “contra indicação”!  Qualquer pessoa pode rezá-la e em qualquer idade. Colocar o pensamento em Deus nas várias horas do dia é colocar o coração e a alma nas mãos do Senhor em todo o tempo e lugar. Prontidão para Deus: eis o que a Liturgia das Horas nos propõe!

  A Liturgia das Horas é composta por sete momentos de oração. A saber: Ofício das Leituras, Laudes, Oração das Nove, Oração das Doze, Oração das Quinze, Vésperas e Completas. Aos clérigos e a outros obrigados pelo Direito ou pelo seu ofício a rezarem a Liturgia, como diremos depois, cada qual possui uma determinação. Para os padres, por exemplo, devem rezar o Ofício, as Laudes, uma das Horas menores, as Vésperas e as Completas. Aos leigos que desejarem rezar a Liturgia das Horas, fica à escolha de quais farão, sendo que as principais são Laudes e Vésperas.


Obrigação da Liturgia das Horas

  Os Bispos, os presbíteros, os diáconos e todos os outros consagrados que receberam da Igreja o mandato de celebrar a Liturgia das Horas, estão obrigados a celebrar diariamente o ciclo completo destas mesmas Horas, guardando, quanto possível, a sua correspondência com a respectiva hora do dia.

  Primeiramente, darão a devida importância àquelas Horas que constituem, por assim dizer, o fulcro desta Liturgia, isto é, Laudes e Vésperas. Estas Horas procurem não as omitir, a não ser por motivo grave. Deverão também rezar o Ofício das Leituras, que é por excelência uma celebração litúrgica da palavra de Deus. Para melhor santificarem o dia, também estarão disponíveis a rezar a Hora Média, bem como à noite, as Completas, com as quais terminam o “Opus Dei” e se encomendam ao Senhor antes de recolher ao leito (IGLH 29).

  Nas catedrais onde há o Cabido, os cônegos recitarão no coro da Igreja algumas partes da Liturgia das Horas, segundo as orientações da diocese. O Cabido deve se dedicar para que, ao menos nas grandes Solenidades da Páscoa e do Natal, possam rezar com os diocesanos as horas canônicas principais; para isso, faça-se uma escala entre os cônegos a fim de manterem o serviço do coro, ainda que tenham outras atividades paroquiais (IGLH 31).

  Os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedade de Vida Apostólica também estão obrigadas à Liturgia das Horas, e cada um dos seus respectivos membros; farão a Liturgia em comunidade e, não podendo fazê-lo em comum por alguma razão grave, celebrarão as Horas em particular. Já as comunidades religiosas obrigadas ao coro (monásticas), essas celebrarão diariamente o ciclo integral das Horas. Fora do coro, os membros destas comunidades recitarão as Horas em conformidade com o seu direito particular, salvo sempre o prescrito para os que receberam as Ordens sacras (IGLH 31).

  Em nossa Paróquia, na Semana Santa do ano passado, fizemos algumas experiências boas rezando a Laudes e Vésperas antes das Missas. Depois tentamos iniciar o costume de rezar as Vésperas na Igreja todas as terças, quintas e sextas. Infelizmente não conseguimos a perseverança dos leigos. Permanecemos rezando às quintas, dentro da Adoração ao Santíssimo Sacramento; iniciamos a Adoração às 17h. Estão todos convidados a participar conosco! Em nosso blog, na coluna lateral, você encontra um link para a Liturgia das Horas, reze sempre que puder também aí na sua casa e no seu trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.