Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Sou chamado por Deus?



Diante da possibilidade da vocação sacerdotal ou religiosa, alguns jovens me procuram com duas expressões na boca: “Não é mais fácil e comum casar?” “Sou muito pecador, já fiz muita coisa errada, não dou para isso!” Dois grandes erros que gostaria de dissipar.

O matrimônio é uma vocação muito bonita, mas é vocação e, como tal, também tem suas exigências, seus deveres e suas glórias; não é “mais fácil”, é apenas mais comum acontecer. Porém, o que é comum acontecer não significa dizer que é pra todos...

Para ser seu discípulo ou discípula o Senhor chama a homens e mulheres. Estes, nunca deixarão de ser pessoas falíveis, poderão deixar sim, de cometerem falhas. Eis aqui a confusão na cabeça de muitos jovens: “para ser padre ou freira não posso ser assim”. Você não pode se culpar pelo que é nem pelo que faz; tem, antes de tudo, que lutar por não ser ou não fazer. Seremos sempre pecadores, mas devemos evitar sempre o pecado. Para dizer “sim” à vocação sacerdotal ou religiosa não precisa ser “santo”, mas precisa, como em toda vocação, querer e procurar a santidade!

Jovem, o Senhor te chama para experimentar algo diferente, algo novo, inusitado, não importa a tua história nem o teu momento. Quer se aventurar?

Um comentário:

  1. Pe. Helcimar,texto maravilhoso!
    É interessante saber o que pensam muitos de nossos jovens.
    Como o sr sabiamente concluiu, “o matrimônio não é mais fácil,é mais comum de acontecer”. E nem sempre o que é mais comum se torna mais fácil.
    Este ano,com a graça de Deus,farei 25 anos de matrimônio. Lembro-me do pe. me fazendo uma pequena pergunta,mas que soa em minha alma até hj: ”Simone,vc está se casando para ser feliz ou para fazer o Ilson feliz? ” Quem não se casa para ser feliz? Quem não pensa em felicidade plena no matrimônio? Pois é, eu tb pensava assim...mas felizmente, e lógico,sabiamente, o padre não esperou minha resposta e disse: “ Se vc quer se casar para ser feliz,minha filha, pode ir embora agora! Mas se quer se casar para fazer o Ilson feliz,pode ficar. Confesso que fiquei APAVORADA! E fez a ele( Ilson) a mesma pergunta. Como ele não correu ,eu tb fiquei. Rsrs
    Isso é só para mostrar que se enganam os que pensam ser o matrimônio o mais fácil. Conviver a dois é muito difícil...por isso o matrimônio é vocação! Você deixa de ser EU para ser NÓS ( Uma só carne!). E o Nóóóós aumenta, assim que chegam os filhos.
    No matrimônio tb pecamos muitas vezes,mesmo pensando acertar.Mas como disse o pe ,devemos sempre evitar. Tb erramos e caímos,porém estamos sempre em busca da santidade.
    Amado jovem,se o Senhor te chama não tenha medo! Ele não chama um santo,Ele quer te fazer um santo! Só depende de você.
    Conte com minhas orações.
    Louvado seja Deus pela tua vocação!

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.