Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Papa abençoa a cordeiros pela Festa de Santa Inês



  Como é tradição no dia da memória litúrgica de Santa Inês, Bento XVI abençoou hoje dois cordeiros cuja lã servirá para confeccionar os pálios que o Papa entregará aos novos arcebispos metropolitanos no dia 29 de junho.

  “O pálio é uma insígnia litúrgica de honra e de jurisdição que o Papa e os arcebispos metropolitanos usam em suas igrejas e províncias”, explica um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. Ele é composto por uma faixa de lã branca sobre a qual se destacam seis cruzes de seda preta e, nos arcebispos metropolitanos, mostra a comunhão com o Sucessor de Pedro e a solicitude que devem ter como pastores que carregam a ovelha.

  Os dois cordeiros são criados pelas religiosas de São Lourenço em Panisperna, de Roma, e apresentados ao Papa pelos Cônegos Regulares de Latrão, que atendem espiritualmente a Basílica de Santa Inês. Antigamente, o Ocidente, o pálio era o nome de um ornamento próprio do Sumo Pontífice desde o século V. Passou a ser de uso ordinário para os arcebispos a partir do século IX.

  O emblema de Santa Inês é um cordeiro, pela similaridade do seu nome (Agnes, em latim) com a palavra cordeiro (agnus, em latim). Depois, os cordeiros foram levados à Basílica de Santa Inês, na Via Nomentana de Roma, onde a santa está enterrada, para serem criados pelos trapistas da Abadia das Três Fontes.

  Os pálios serão confeccionados posteriormente pelas religiosas beneditinas de Santa Cecília, com a lã recém-tosquiada. Depois, os pálios serão colocados sobre o túmulo de São Pedro, na Basílica Vaticana, e, na Missa da festa de São Pedro e São Paulo (29 de junho), serão abençoados e entregues solenemente pelo Papa aos arcebispos nomeados durante o ano.

Fonte: Zenit

Um comentário:

  1. Que lindo esse simbolismo dos cordeiros! Desconhecia completamente tal cerimônia. Me toca muito tantos cuidados, detalhes tão delicados e quantas pessoas envolvidas... Quanto ainda tenho que aprender sobre nossa Igreja!!

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.