Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Estudo sobre a discrição (Parte 4)



2.2.: A doutrina

  Para entender a discretio na Santa Regra, devemos primeiramente nos voltar para a figura de seu doutrinador (São Bento) e logo após apresentar sua doutrina a partir de seu tutor (o abade).

  Em sua juventude, São Bento fora eremita em Subiaco e, certamente, sofrera as dificuldades próprias deste estado de vida, acentuadas ainda mais por sua tenra idade. Também deveria conhecer os rigores da ascese oriental, imitada no Ocidente pelas Comunidades de monges de então. Após sua jornada como eremita, inicia a vida cenobítica não sem sofrimentos e desafios. É neste contexto que o Santo Patriarca vai tomar a discrição como fio condutor de sua vida espiritual e da condução de seus monges, tornando sua Regra uma “sábia lei da proporção e da medida” (Dom tomaz Graf OSB).

  Na obra “San Benito, su vida y su Regla”, encontramos importante chave de leitura para entendermos a discrição em São Bento, inserindo tal virtude no “espírito romano”, do qual o Santo Patriarca estava imbuído. Segundo os autores, “o espírito romano” possuía três características que marcaram, definitivamente, a personalidades moral de São Bento: a autoridade, a ordem e a discrição.


·       Autoridade: A vida no mosteiro e seu desenvolvimento se dão mais pela autoridade do abade que propriamente a interferência da comunidade de monges. Não há lugar para uma “democracia”; será sempre São Bento quem decidirá, disporá as coisas, apresentará as satisfações, etc. : “Portanto, em sua doutrina deve sempre o abade observar aquela fórmula do Apóstolo: ‘Repreende, exorta, admoesta’”(RB 2,23); “Portanto, tudo deve ser feito com a vontade do abade”(RB 49,10);

·       Ordem: O temperamento de São Bento se assemelha ao de um líder, de um chefe romano. Quer tudo bem organizado e que tudo se cumpra com perfeição, “para que em todas as coisas Deus seja glorificado” (RB 57,9): “E se, tendo deliberado consigo mesmo, prometer guardar todas as coisas e observar tudo quanto lhe foi ordenado, seja então recebido na comunidade (...)” (RB 58,14);

·       Discrição: Este dote do temperamento romano passará a ser a marca da virtude sobrenatural de São Bento. “Misericórdia e justiça, força e doçura, natureza e graça, lei e privilégio, caridade e disciplina, tudo na Regra fala em perfeito equilíbrio; a severidade do Mestre e a bondade de pai brilham ao mesmo tempo (...)” (cf. San Benito, su vida y su Regla); “(...) faça então o abade como sábio médico: se aplicou as fomentações, os ungüentos das exortações, os medicamentos das divinas Escrituras e enfim a cauterização da excomunhão e das pancadas de vara e vir que nada obtém com sua indústria, aplique então o que é maior: a sua oração e a de todos os irmãos por ele (...)” (RB 28,2-4).

  Tais características do “espírito romano” já estariam em embrião no jovem Bento que, após sua passagem por Roma, amadurecera sua personalidade e abraçaria sua vocação.

  Afora elucubrações, importa a nós saber que a doutrina da discretio foi sendo tecida na personalidade de São Bento graças aos seus estudos e meditações (AT, NT, Santos Padres Católicos, Colações, Instituições, Regra de São Basílio, etc ; cf RB 73,3-5) e à sua experiência cenobítica. Ambos, os estudos e a experiência cenobítica, darão origem ao patrimônio espiritual e legislativo de São Bento do qual estabelecerá como guardião autêntico o abade. “A discrição fará que o abade disponha todas as coisas, tanto espirituais como temporais de tal modo, que os monges fortes desejem mais e os débeis não se desencorajem: ‘non refugiant’” (La Regla de San Benito).

  Em toda a Regra, o abade é chamado a “interpretá-la praticamente, adaptando-a às circunstâncias e aos temperamentos” (San Benito, su vida e su Regla). Daí ser a discrição a grande virtude a ser alcançada por todo abade, fazendo-o determinar o melhor possível; apresentar os melhores meios para adquirir um fim; aplicar a lei com eqüidade e, sobretudo, buscar o bem estar dos fracos, dos pusilânimes, dos idosos, dos jovens...

  A discrição tem diante de si a realidade. Por isso, tanto aos monges bons, virtuosos, obedientes, pacientes, piedosos como aos monges frívolos, soberbos, insolentes, indisciplinados, preguiçosos o abade deve atender. Como “pius pater”, ele deve ter um tino: “(...) é o tino maravilhoso que se deve ter para distinguir, primeiramente, as capacidades e as indigências de cada alma, o seu forte e o seu fraco, os seus recursos e as sua lacunas, o que ela dá e o que ela poderia dar; tino para distinguir, depois, os meios a empregar a fim de retirar dessa alma todo o proveito possível para Deus, para ela mesma e para os irmãos” (Dom Germain Morin OSB). Depreende-se disto, que a virtude da discrição também estará ligada à sensibilidade do abade que se ocupará de cada pormenor, junto dos irmãos.

2 comentários:

  1. A minha pergunta é sobre Eusébio de Cesareia e Santo agostinho. Eusébio, em seu livro história eclesiástica, afirma que o Verbo de Deus apareceu a Abraão quando sentado no carvalho de mambré Gn 18, 1-25, ou seja o próprio Jesus na forma humana. Já Santo Agostinho, em seu livro cidade de deus II capítulo XXIX, afirma que Abraão,sobre o carvalho de mambré, viu anjos sem dúvida refutando o pensamento de alguns que nessa aparição afirmam ser o próprio cristo.
    A pergunta que faço: Hoje, com o verbo revelado, podemos sustentar que os anjos, onde Abrão chama de meu senhor, também está, ocultamente, se manifestando o Cristo de Deus, pois Ele é consubstancial ao Pai ? E porque Agostinho afirma que são puramente anjos e não também o Verbo de Deus, claro ainda não manifesto?

    ResponderExcluir
  2. Em Mateus 21. 12 Jesus expulsa os vendilhões do templo.
    Pergunto: a virtude da descrição, em justa causa, pode nos levar a atos públicos em defesa da fé ou esses atos públicos somente devem ser feitos dentro de assembléias cristãs ? Me refiro a atos que a vistas de outrem pareçam grosseiros, exemplo Mateus 21. 12

    ResponderExcluir

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.