2.
A discrição na Regra de São Bento
2.1.: O texto
Ainda que a palavra discretio só apareça três vezes na Regra (RB 64,18; 64,19 e 70,6),
toda ela está imbuída de seu sentido e compreensão. Vejamos alguns exemplos:
· Cap 2,24: “(...) temperando as ocasiões umas com as
outras, os carinhos com os rigores, mostre a severidade de um Mestre e o pio
afeto de um pai, (...)”;
· Cap 18,22: “Advertimos de modo especial que, se
porventura essa distribuição dos salmos não agradar a alguém, que ordene como
achar melhor”;
· Cap 24,1: “A medida tanto da excomunhão como da
disciplina, deve regular-se segundo a espécie da falta (...)”;
· Cap 30,1: “Cada idade e cada inteligência deve ser
tratada segundo medidas próprias”;
· Cap 34,1-4: “Como está escrito, repartia-se para cada
um conforme lhe era necessário. Não dizemos, com isso, que deva haver acepção
de pessoas, o que não aconteça, mas sim consideração pelas fraquezas, de forma
que quem precisar de menos dê graças a Deus e não se entristeça por isso; quem
precisar de mais, humilhe-se em sua fraqueza e não se orgulhe por causa da
misericórdia que obteve”;
· Cap 40,1: “Cada um recebe de Deus um dom particular,
este de um modo, aquele de outro”;
· Cap 48,9: “Tudo, porém, se faça comedidamente por
causa dos fracos”;
· Cap 53,20: “(...) se precisarem auxiliares, sejam-lhes
concedidos; por outro lado, quando estão livres, obedeçam ao que lhes for
ordenado”;
· Cap 55,1-2: “Sejam dadas vestes aos irmãos de acordo
com as condições e temperatura dos lugares em que habitam, porque, nas regiões
frias, tem-se necessidade de mais, e nas quentes, de menos”;
Poderíamos multiplicar os exemplos, mas para
não nos tornarmos exaustivos, achamos bastar os apresentados. Há, porém, um
ápice da doutrina da discretio na
Santa Regra, o capítulo 64, sobre a ordenação do abade: “Seja prudente e
refletido nas suas ordens, e quer seja de Deus, quer do século o trabalho que
ordenar, faça-o com discernimento e equilíbrio, lembrando-se da discrição do
santo Jacó, quando diz: ‘Se fizer meus rebanhos trabalhar andando demais,
morrerão todos num só dia’. Assumindo esse e outros testemunhos da discrição,
mãe das virtudes, equilibre tudo de tal modo, que haja o que os fortes desejam
e que os fracos não fujam” (RB 64,17-19). Esta preocupação de São Bento pelos
fracos já vem atestada desde o início da Regra (cf. Prol. 46 e 48) e parece
mesmo ditá-la e caracterizá-la. Falaremos disso mais adiante.
O texto da Regra por mais que proponha uma
disciplina e se configure como “lei” para os mosteiros, não cai no rigorismo,
mas também nem por isso pode ser considerado laxo. A preocupação de São Bento
era tornar o monaquismo acessível a muitos, tirando a dura impressão que se
tinha da ascese, pela influência dos monges orientais. Exemplo disto são as
suas prescrições sobre o jejum e a penitência, quase idênticos às dadas pela
Igreja naquele tempo. Diante de tal discrição e largueza de São Bento, talvez
muitos Padres do deserto se escandalizassem, pois ao invés de ordenar algo
difícil ou rigoroso, coloca no centro da questão da ascese a humildade e a
obediência.
Em cada página da Santa Regra aparece a
discrição como coisa fundamental e fruto da própria experiência de São Bento,
pois é patente ver que o texto foi compilado aos poucos, com retoques e
acréscimos. Sem dúvida alguma, a discrição foi uma virtude constantemente
aprofundada pelo santo em suas experiências cenobíticas, quer em Vicovaro quer
em Montecassino.
Finalmente, é importante ressaltar que a
discrição dá ao texto da Regra uma autenticidade incomum. Comenta Dom Tomaz
Graf OSB: “Quando se compara essa Regra com as daquele tempo, sente-se a
caridade prudente e o equilíbrio de São Bento, que considera o essencial da
ascese, a saber: a perfeição da caridade”. De fato, São Bento reconhece os
limites de seu tempo e a fraqueza de seus monges e sua sabedoria está em
adaptar-se às circunstâncias de seu tempo; numa palavra: guiar-se pela
discrição.
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