O Advento significa a
presença iniciada do próprio Deus. Por isso, recorda-nos duas coisas: primeiro,
que a presença de Deus no mundo já começou, e que Ele já está presente de uma
maneira oculta; em segundo lugar, que essa presença de Deus acaba de começar,
ainda não é total, mas está em processo de crescimento e maturação.
A sua presença já começou, e somos nós, os
seus fiéis, que, por sua vontade, devemos torná-lo presente no mundo. É por
meio da nossa fé, esperança e amor que Ele quer fazer brilhar a luz de forma
contínua na noite do mundo. Assim, as luzes que acendermos nas noites escuras
do inverno serão ao mesmo tempo consolo e advertência: certeza consoladora de
que "a luz do mundo" já se acendeu na noite escura de Belém e
transformou a noite do pecado humano na noite santa do perdão divino; e, por
outro lado, a consciência de que essa luz só pode - e só quer - continuar a
brilhar se for sustentada por aqueles que, por serem cristãos, continuam
através dos tempos a obra de Cristo.
A luz de Cristo quer iluminar a noite do
mundo através da luz que somos nós; a sua presença já iniciada deve continuar a
crescer por nosso intermédio. Quando, na Noite Santa, ressoar uma e outra vez o
hino Hodie Christus natus est, devemos lembrar-nos de que o começo
que se deu em Belém há-de ser em nós um começo permanente, que aquela noite
santa volta a ser um "hoje" cada vez que um homem permite que a luz
do bem faça desaparecer nele as trevas do egoísmo [...]. O Menino-Deus nasce
onde se atua por inspiração do amor do Senhor, onde se faz algo mais do que
trocar presentes.
Advento significa
presença de Deus já começada, mas também apenas começada. Isto implica que o
cristão não olha somente para o que já foi e já passou, mas também para o que
está por vir. No meio de todas as desgraças do mundo, tem a certeza de que a
semente da luz continua a crescer oculta, até que um dia o bem triunfará
definitivamente e tudo lhe estará submetido: no dia em que Cristo voltar. O
cristão sabe que a presença de Deus, que acaba de começar, um dia será presença
total. E essa certeza torna-o livre, presta-lhe um apoio definitivo.
Fonte: Cardeal Joseph
Ratzinger em ‘Licht, das uns leuchtet.Besinnungen zu Advent und
Weihnachten‘, 5a- ed., Herder, Friburgo, 1978.
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