Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Qual a hora de desmontar a árvore de Natal?


  A árvore de Natal junto do presépio é um dos grandes símbolos do Natal. Ela representa a árvore da vida com seus frutos e também o tronco de Jessé que floriu e deu seu maior e mais precioso fruto: Jesus Cristo. Apesar de ser tão difundida e conhecida, poucos sabem da origem da árvore de Natal.

  Foi São Bonifácio, que nasceu na Inglaterra, mas que evangelizou os germanos (alemães) quem inventou a tradição da árvore de Natal. Por volta do ano 722, ao evangelizar os druidas que seguiam a religião céltica, o santo derrubou um grande carvalho dedicado ao deus Thor. Ao cair a árvore, tudo destruiu, menos um pinheiro. Como estava no advento, São Bonifácio disse: "Chamaremos esta árvore de árvore do Menino Jesus".


  O costume de plantar pinheiros e enfeitá-los para celebrar o Natal estendeu-se por toda a Alemanha e depois por todo o mundo. Tanto a árvore quanto os enfeites de Natal são arrumados no Primeiro Domingo do Advento ou já na sua véspera e só são desmontados na Solenidade da Epifania do Senhor ou dia 6 de Janeiro, Dia de Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.