Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A preparação para o Casamento


  A preparação para o sacramento do Matrimônio e a vida familiar é um processo abrangente de educação permanente para o amor. Deve levar em conta a preparação remota (família, escola, catequese de Primeira Comunhão Eucarística e de Crisma, grupos de adolescentes e jovens); próxima (preparo específico que pode coincidir com o período de noivado: encontro de preparação para a vida matrimonial, encontro de noivos, curso de paternidade e maternidade responsável) e imediata (através de um diálogo do padre ou diácono com o casal, visando a sua preparação espiritual para receber o sacramento do Matrimônio e a conveniência da Confissão).

  Os encontros de preparação para a vida matrimonial, em nome de uma visível unidade pastoral, levem em conta os conteúdos e a metodologia propostos pelas Orientações para Agentes de Encontro de Noivos da Arquidiocese de Niterói, Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar e as normas paroquiais. Haja equipes de agentes devidamente preparados para acompanhar os casais nos primeiros anos de vida matrimonial, que os motivem a aproximar ou manter o vínculo com a comunidade eclesial, colaborando com as pastorais ou grupos existentes na paróquia.

  Os noivos devem perceber que não estão em busca de uma mera bênção nem de um mero consórcio civil, mas que receberão um sacramento da parte de Deus e da Igreja. Como em todo sacramento, os noivos devem estar em estado de graça para receber o matrimônio. Infelizmente, a preparação que muitos noivos fazem é meramente social contratando bufês, salões, flores, música e preocupando-se com vestidos e daminhas. A preparação espiritual muitas vezes é sequer cogitada, sendo que é a mais importante.

  O pároco, vigário paroquial ou diácono tenham, obrigatoriamente, uma conversa com cada um dos nubentes separadamente, para comprovar se estão livres de qualquer impedimento ou proibição canônica (CNBB – legislação complementar ao CDC, Cân. 1067). Percebendo-se algum dado importante nessa entrevista pessoal, faça-se o respectivo registro no Processo Matrimonial. E dependendo do que for atestado talvez o casamento tenha que ser adiado ou mesmo, excepcionalmente, cancelado. Por isso a primeira coisa que os noivos devem fazer é procurar a secretaria paroquial para ver os documentos e essa entrevista. Não se deve marcar nada, nem apresentar convites de casamento sem que haja o “Nada consta” da Igreja. Muitas dores de cabeça e sofrimento dos noivos e da Igreja teriam sido evitadas se o caminho fosse esse.


  Os casais que vivem “juntos”, ligados ou não pelo vínculo civil, uma vez dispostos ao casamento religioso, participem também de encontros próprios que os preparem para a santificação de sua missão. Quando um dos nubentes pertencer a outro credo e queira espontaneamente professar a fé da Igreja Católica, seja devidamente preparado. Motivem-se os nubentes, durante os encontros, a receber o sacramento da Confissão em preparação aos sacramentos da Eucaristia e do Matrimônio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.