Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Estamos vivendo o "Ano Mariano"


  Estamos vivendo desde o dia 12 de Outubro o “Ano Mariano” que se vai completar em 11 de outubro de 2017. Será uma ocasião para relembrar os 300 anos do encontro da imagem da Imaculada Conceição nas águas do Rio Paraíba do Sul que, piedosamente, começou a ser chamada de “Nossa Senhora Aparecida”. Na história da Igreja vamos relembrar também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora na cidade de Fátima, em Portugal. Esses dois eventos que realçam a figura de Maria nos darão uma ótima oportunidade para que neste Ano Mariano possamos cultuar a Virgem Santíssima e trazer ao coração a sua mensagem de amor, de serviço, de disponibilidade para acolher a Palavra do Senhor.

  Ao nos aproximar de mais uma Festa mariana, a de Santa Maria, Mãe de Deus, nossos olhos e nosso coração são voltados para aquela que se fez serva e sacrário de Deus; serva porque colocou sua vida à disposição dos planos do Senhor e sacrário porque recebeu em seu seio o Santo dos santos. Talvez possamos usar alguma jaculatória (pequena oração) que nos ajude a lembrar-nos da Mãe de Deus sempre ou intensificarmos a nossa oração do Terço e da Ladainha ou outro modo de piedade. Mas devemos aproveitar este ano gracioso para pedir que todas as famílias do mundo estejam sempre bem abrigadas pelas mãos de Maria.

  Ao mesmo tempo que elevamos ao Céu estas orações, incluamos também todas as pessoas que andam abatidas, sofredoras e distantes das práticas da Igreja. Estamos vivendo um momento difícil na religião, onde muitos buscam uma prática “light”, sem fundamentos doutrinais, sem adesão à uma comunidade de fé, sem mesmo obediência aos Mandamentos e às normas da Igreja. Outra grande graça que devemos pedir à Virgem Santíssima é a unidade e indissolubilidade do matrimônio e a sua abertura à vida, o direito dos pais a educarem os seus filhos de acordo com a sua fé, de modo que as leis civis não só não dificultem o desenvolvimento harmonioso da família, mas que facilitem o cumprimento dos objetivos que Deus estabeleceu ao criá-la.


  É necessário um esforço decidido na nova evangelização da sociedade, começando por cada lar. Cada família cristã – como Maria e José – pode primeiro acolher Jesus, ouvi-Lo, falar com Ele, conservá-Lo, protegê-Lo e crescer com Ele, e assim melhorar o mundo. É preciso cultivar na própria casa as virtudes que a liturgia nos recorda numa das leituras da festa da Sagrada Família: como escolhidos de Deus, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, bondade, humildade, mansidão, paciência. Que a Santa Mãe de Deus no ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.