Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Advento: tempo de esperança e alegria


  Estamos ainda no Advento, tempo de preparação para a vinda do Senhor na Liturgia. Advento é uma palavra latina que significa “chegada”, “vinda”. Durante as quatro semanas deste breve Tempo litúrgico nos preparamos para o Natal de Jesus através, sobretudo, das vozes sempre atuais dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias, em especial, Isaías. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus anunciando a proximidade do Reino de Deus. E, por fim, a voz de Maria.

  O Advento é tempo de esperança de que o Senhor virá para salvar seu povo e tempo de alegria, pois Ele “renova todas as coisas”. Este é um momento forte para toda a Igreja para pensar em seu presente e no modo como recebe a visita de Jesus todos os dias. Afinal, Natal é reconhecer Jesus no meio de nós, apesar da palha e da fragilidade.

  O Advento recorda também o Deus da revelação, Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos. O caráter missionário do Advento se manifesta na Igreja pelo anúncio do Reino e a sua acolhida pelo coração do homem até a manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Batista e Maria são exemplos concretos da missionariedade de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor quer levando o Cristo ao irmão para o santificar. Não se pode esquecer que toda a humanidade e a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação cada vez mais visível do Reino de Deus.


  E como pensar o Advento sem Maria? Impossível! Com ela somos convidados a aprender a preparar o nosso coração para acolher Jesus, que transforma a pequena história da vida de cada um de nós em história de salvação. Maria Santíssima é o melhor modelo de vivência deste tempo do Advento porque aprende-se a fazer um tempo de escuta, de disponibilidade, de conversão e de oração. É nossa Mãe, está sempre atenta às nossas súplicas e a ela recorremos confiantes em todas as dificuldades, a ela neste Advento, elevemos nossos corações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.