O tempo do Advento abre para
a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade.
Embora o mistério da encarnação tenha sua expressão celebrativa maior nas
festas do Natal e da Epifania, é todo o ciclo do natal (que vai do 1º domingo
do advento até a Festa do Batismo do Senhor) que celebra a vinda do Salvador. O
advento é um tempo de preparação para as festas epifânicas, tem como tarefa
preparar-nos para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós. Sendo assim, a
manifestação do Senhor tem dois aspectos:
*A sua manifestação em nossa
carne ao nascer, que constitui sua primeira vinda;
*A sua manifestação em glória
e majestade no final dos tempos, que constitui sua segunda vinda.
O tempo do
advento terá por conseguinte esta dupla estrutura: será advento escatológico e
advento natalício. O primeiro compreende o tempo que vai do primeiro domingo do
advento ao dia 16 de dezembro inclusive; o segundo constitui-se pela semana de
17 a 24 de dezembro que propõem a preparação mais imediata para a festa do
natal. Não é um tempo de penitência, mas de alegre e gozosa espera.
O advento possui
um rico e original conteúdo teológico:
a) Recorda a dimensão
histórica da salvação – Deus se deixa encontrar como salvador da história. A
história é o lugar da atuação do plano salvífico de Deus.
b) Evidencia a dimensão
escatológica do mistério cristão – é uma visão escatológica dinâmica, que vê a
história como lugar do agir das promessas de Deus e direcionada para o
cumprimento do dia do Senhor.
c) Essencial conotação
missionária – Tempo de anúncio do Reino. A Igreja, sacramento universal
de salvação (LG 28) vive para o mundo. João Batista e Maria nos dão este
exemplo.
d) Deus se revela como o
Deus da libertação, que aterra os vales, aplaina as montanhas, faz florescer o
deserto, traz a paz, faz o surdo ouvir, o cego enxergar, cura os aleijados...
Nada é impossível para Deus. É o Deus protetor dos pobres e oprimidos. (Cristo,
festa da Igreja, p. 186-189). Vinda do Salvador - vem para levar a criação e a
história à plenitude (Deus tudo em todos).
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