O tempo do Advento abre para
a Igreja a grande celebração da manifestação do Salvador em nossa humanidade.
Embora o mistério da encarnação tenha sua expressão celebrativa maior nas
festas do natal e da epifania, é todo o ciclo do natal (que vai do 1º domingo
do advento até a festa do batismo do Senhor) que celebra a vinda do Salvador. O
advento é um tempo de preparação para as festas epifânicas, tem como tarefa
preparar-nos para receber o Senhor que vem e se manifesta a nós. Sendo assim, a
manifestação do Senhor tem dois aspectos:
A
sua manifestação em nossa carne ao nascer, que constitui sua primeira vinda;
A
sua manifestação em glória e majestade no final dos tempos, que constitui sua
segunda vinda.
O tempo do advento terá por
conseguinte esta dupla estrutura: será advento escatológico e advento
natalício. O primeiro compreende o tempo que vai do primeiro domingo do advento
ao dia 16 de dezembro inclusive; o segundo constitui-se pela semana de 17 a 24
de dezembro que propõem a preparação mais imediata para a festa do natal. Não é
um tempo de penitência, mas de alegre e gozosa espera.
O advento possui um rico e
original conteúdo teológico:
a). Recorda a dimensão
histórica da salvação – Deus se deixa encontrar como salvador da história. A
história é o lugar da atuação do plano salvífico de Deus.
b).Evidencia a dimensão
escatológica do mistério cristão – é uma visão escatológica dinâmica, que vê a
história como lugar do agir das promessas de Deus e direcionada para o
cumprimento do dia do Senhor.
c). Essencial conotação
missionária – Tempo de anúncio do Reino. A Igreja, sacramento universal
de salvação (LG 28) vive para o mundo. João Batista e Maria nos dão este
exemplo.
d). Deus se revela como o
Deus da libertação, que aterra os vales, aplaina as montanhas, faz florescer o
deserto, traz a paz, faz o surdo ouvir, o cego enxergar, cura os aleijados...
Nada é impossível para Deus. É o Deus protetor dos pobres e oprimidos. (Cristo,
festa da Igreja, p. 186-189). Vinda do Salvador - vem para levar a criação e a
história à plenitude (Deus tudo em todos).
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