Testemunhar e anunciar a mensagem cristã, conformando-se com Jesus Cristo. Proclamar a misericórdia de Deus e suas maravilhas a todos os homens.

Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Segunda-feira Santa


  Originalmente a “Segunda-feira Santa” ou “Grande e Sagrada Segunda-feira”  veio muito tempo depois do chamado “Tríduo Pascal”. Era um dia comum até que foi acoplado à grande Semana de comemoração dos últimos passos de Jesus. É a segunda-feira que precede a comemoração da morte e ressurreição de Jesus. É o segundo dia da Semana Santa no cristianismo ocidental, depois do “Domingo de Ramos e da Paixão”, celebrado ontem, e o terceiro no cristianismo oriental, depois do “Sábado de Lázaro” e do “Domingo de Ramos”.

  Os evangelhos contam alguns dos eventos que tradicionalmente se acredita terem ocorrido na segunda-feira antes da morte de Jesus. Um dos mais famosos e conhecidos deles é Jesus amaldiçoando a figueira (Mateus 21, 18-22 e Marcos 11, 20-26), Jesus limpando o Templo dos vendilhões e diversas outras parábolas. Também a unção de Betânia ganha relevo, onde Jesus anuncia a sua sepultura.


  Durante estes dias que antecedem o Santo Tríduo Pascal, a Igreja celebra com atenção profunda o mistério da Paixão do Senhor. Podemos afirmar que nestes dias somos chamados a "repousar na Paixão de Cristo". A Igreja contempla o Servo sofredor, aparecendo como figuras eloquentes, Maria que perfuma o Corpo do Senhor, Pedro que promete dar a vida por Cristo e Judas que começa seus contatos com os mestres do sinédrio para entregar a Jesus. Hoje somos convidados a meditar sobre os passos do Senhor que avança para o gólgota. Também hoje, à noite, faremos memória das Santas Chagas de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode deixar seu comentário ou sua pergunta. O respeito e a reverência serão sempre bem vindas.